sábado, 9 de julho de 2011

O PERFIL HUMANO SO SER DO PLANETA TERRA E PONDERAÇÕES SOBRE O CRIADOR E O COSMOS















   
Qual é a razão ou motivo pelo qual tudo existe ? Para que há vida  , afinal ? Será que temos que sofrer , lutar , trabalhar , sobreviver e constituir famílias para depois simplesmente morrer ? Será que a existência se resume a este papel ? Qual é o sentido da vida ? Por acaso temos de aceitar que a resposta a essa pergunta é um mistério divino e , portanto , longe de nossa compreensão ?
ATENÇÃO : O TEXTO ABAIXO É DE AUTORIA DO ESCRITOR CARLOS PAZ WELLS NO LIVRO SEMEADORES DA VIDA. RECEBEMOS ESTE TEXTO DO CANADÁ DE UMA  PESSOA  ANÔNIMA VIA E-MAIL E DESCOBRIMOS POSTERIORMENTE QUE SE TRATA DE  CONTEÚDO DE UM LIVRO.  COMO AS INFORMAÇÕES SÃO MUITO ESCLARECEDORAS , RESOLVEMOS MANTER O TEXTO NESTE BLOG.    

O homem terrestre que desconhece , não somente a sua própria natureza , como também o sentido que deve guiá-lo no caminho da existência. Durante muito tempo , o ser humano perambula pela superfície da Terra procurando sobreviver à inclemência das intempéries e ao assédio de criaturas que são principalmente os seus próprios semelhantes. Ao invés de crescer interiormente e expandir sua incrível capacidade criadora, utiliza equivocadamente seus talentos para dominar , explorar e depredar. Sua ciência está dirigida fundamentalmente à obtenção de poder e não ao aperfeiçoamento e beneficiamento geral das condições de vida. Todos os benefícios derivados da ciência são mercadorias de cuja negociação dependerá de sua continuidade. Dessa forma, a dependência e a submissão a esse poder estarão garantidos , já que não existe outra maneira de sobreviver. Sua memória é curta , pois possui um conhecimento circunscrito ao tempo histórico em que vive e ao espaço em que habita. Passado é algo sem importância que se busca esquecer , desconsiderando que não há presente sem passado. Cultua o egocentrismo, o poder , a inveja , a vaidade , o sectarismo , a discriminação , o orgulho , a prepotência e a soberba. Sua vaidade chega a tanto , que se considera a única criatura viva inteligente no Universo , achando que tudo gira em torno dele e do seu microcosmo e que foi feito à imagem do poder criador. Sua arrogância é tal , que o leva ao ponto de ser capaz de achar que pode bastar-se por si só , para interpretar os conceitos e leis que governam a realidade universal. Os animais , as plantas e o solo existem apenas para serem escravos de sua vontade. Sendo criação única do Universo , conforme acredita e aceita facilmente , tudo lhe é permitido , pois tudo existe para agradá-lo. Basta um ato de arrependimento para que tudo lhes seja perdoado e , como por um ato mágica , a dor , a aflição , a destruição impetrada ao meio-ambiente e aos seus semelhantes desaparece sem deixar vestígios. Durante muito tempo o homem vem depredando e destruindo em nome de diferentes argumentos , afirmando serem justos e corretos. Mas, o que justifica ferir , destruir ou agredir ? Somente o resguardo da vida , do respeito e da tranqüilidade da maioria. E por acaso o homem pensa nos seus ? Ou somente nele mesmo ?
No estágio primitivo todos os animais respeitam um princípio maior que , embora não compreendam , encontra-se embutido na sua natureza. O instinto guia indiferentemente todas as espécies por um caminho coerente de sobrevivência , estimulando-os a agir conforme as necessidades de perpetuação. Enquanto o instinto comanda , nada foge da sua trilha. O meio ambiente participa como colaborador das grandes definições e seu equilíbrio é o fator de apoio às transformações ou mudanças de percurso. Quando o homem ainda era primitivo , respeitava estas leis que o guiavam naturalmente numa direção coerente. Sua relação harmônica com o meio ambiente propiciava o cenário fácil para o sucesso das transformações básicas que remodelariam o curso da sua evolução. Na medida em que se passou a tomar consciência do poder de criar , mudar e transformar as coisas ao seu redor , descobriu que era diferente e superior às demais espécies. Em seguida , veio o exercício prático dessa descoberta , o domínio e o submetimento incondicional dos inferiores. Sobrevivência e morte eram sua realidade única , aquilo que não compreendia era preservado ou destruído conforme suas simpatias ou desejos. Num mundo onde viver consistia em mera sobrevivência , o ser humano passou a perceber de que forma podia se utilizar da força bruta , da violência , da sedução , da inteligência e da esperteza para atingir suas metas , ou para fazer os outros trabalharem por ele e para ele. Engajado num trajeto inercial evolutivo de descoberta da inteligência , ingressou ingenuamente numa armadilha. Embora a satisfação de necessidades seja a motivação natural de qualquer criatura , o homem passou a estruturar e desenvolver novos motivadores , tantos , que hoje acredita que concorrer é a única forma de estímulo para o desenvolvimento, quando na verdade , instituiu e justificou a guerra como forma de subsistência geral . Uma guerra cujas armas e estratégias são inúmeras e cruéis. Desde uma palavra colocada propositalmente no lugar e hora certas , até uma atitude , demonstração ou gesto , servem para afastar e destruir qualquer inimigo , real ou potencial. Porém , num mundo de contínua defesa , as armas se transformaram em utensílios domésticos e , sem perceber , hoje não se distingue mais um ataque de uma defesa e vice-versa.
É uma pena que uma criatura tão complexa e maravilhosa como o homem não consiga enxergar que caiu numa armadilha e , teimosamente , continue correndo em círculos , sem parar para refletir e reorientar seu caminho. Nunca parou para procurar compreender sua verdadeira natureza , a razão de existir e  o papel que estaria a cumprir no palco Universal. O Homem vem se distanciando desta percepção num crescendo a cada dia , sendo a vida transformada em indecifrável mistério para ele. Vocês já imaginaram , em algum momento , qual é o motivo da criatura inteligente existir no Universo ?
A vida é um segredo para quem realmente não percebe as sutis mensagens que somente o fato de existir oferecem. Observa bem. Qual é o sentido da vida ? Para que a vida existe afinal ? De quem ou de que somos obra ? Se partirmos da idéia de que fomos criados por uma entidade ou criatura divina , teríamos de aceitar que a mesma teve uma intenção e executou uma ação motivada por um propósito. Se houve uma intenção , consequentemente houve uma abstração , um raciocínio e um pensamento. Isto se reforça se concordarmos em que, havendo um propósito , houve um planejamento e um projeto com um objetivo bem definido. Se aceitarmos então que esta entidade pensa , raciocina e que , como resultados desses processos mentais , emite comportamentos , estamos aceitando que possui preferências , gostos , interesses , motivações , desejos e objetivos e , portanto , não detém o poder de ser onisciente. Onisciente quer dizer que sabe tudo , incluindo o que é passado , presente e futuro. Se essa entidade precisa de processos mentais para agir , significa que desconhece o vínculo que existe entre as coisas , sua correlação e sua interdependência . Quem pára para pensar , realiza um trabalho de avaliação e ponderação numa relação associativa  de causa e efeito e/ou custo-benefício antes de tomar qualquer medida ou gerar qualquer ação. Se essa entidade criou a vida e o próprio Universo como cenário , é porque teve um objetivo e uma razão bem claras. Mas, se seu poder é tão amplo , por que não aproveitou para engendrar em todas as criaturas uma condição de comportamento ideal , acorde e harmônico com o próprio Universo ?
O fato de que tenhamos sido criados imperfeitos e formando parte de um processo evolutivo obviamente implica que também obedece a um propósito. Seria leviano e simplista afirmar que é porque o Criador nos ofereceu o “livre-arbítrio”. Daria a impressão de que esta entidade nos pusera num laboratório , com a intenção de observar-nos para ver como nos saímos na prova ou no desafio de existir. Ele deveria saber , desde o princípio , qual as opções escolhidas , pois , se criados intencionalmente , tudo faz parte de um plano. Se a criação obedece a um objetivo ou a um propósito definido , de conhecimento do próprio ser criador desde antes de existir , devia , ele mesmo , deter todo o conhecimento relativo a cada elemento ou criatura que participaria da criação. Enfim , mesmo que qualquer criatura opte ou escolha um caminho , já era de conhecimento da entidade criadora , portanto não pode haver livre-arbítrio se cada passo estava pré-estabelecido. Cada movimento corresponderia a um pensamento pré-conhecido e a um ato esperado. Não há qualquer liberdade dessa maneira. Assim , a entidade criadora saberá , ou saberia , qual o resultado de cada opção. O arbítrio fica no teórico , pois se nosso Criador tem o poder de fazer surgir um ser ou um Universo do nada , é impossível aceitar que no seu plano não tenham sido previstas todas as possíveis variáveis e situações a ocorrer , desde o instante zero da criação até o dia final.
Como podemos apreciar , temos em vista duas evidentes alternativas com relação à condição de liberdade : a primeira seria , pois , relativa a aceitar uma entidade como poder criador na qual , embora o livre-arbítrio seja uma condição de escolha das criaturas inteligentes , ele só existe na teoria , já que o responsável pela existência da vida tem de ter o conhecimento passado , presente e futuro de todo o composto universal , sabendo antecipadamente todas as escolhas , certas ou erradas , que serão concretizadas. Porque , a não ser assim , seu poder será limitado , conjuntamente com sua capacidade de agir ou interferir e até de prever a continuidade de sua obra , não poderá ser considerado o poder supremo. Se agir diretamente sobre alguém , isto é , se alguma criatura inteligente se beneficiar de sua ação ou interferência pessoal , terá reconhecido imediatamente que sua obra é incapaz de se valer por seus próprios meios em vista de ter sido criada falha. Se falha , significa que o Criador não teve capacidade de prever as diversas situações e/ou condições às quais sua sobra seria submetida ao longo da sua existência , razão pela qual terá de ser necessária e constantemente auxiliada. Como desdobramento desta afirmação , serás obrigado a aceitar que bem e mal , certo e errado , são conceitos sobre os quais as criaturas não podem ser festejadas nem punidas , pois este poder maior , ou o Criador , como desejes chamá-lo, se não sabia com absoluta antecedência quais seriam as escolhas de sua imperfeita obra , não é a mesma responsável pelos seus erros , já que os mesmos são resultado de um projeto vazio. Se , ao contrário , o poder criador sabe quais serão as respostas , as escolhas da sua obra , também está sendo cúmplice e co-responsável pela ação , certa ou errada , de qualquer criatura , em vista de que foi Ele próprio quem a criou para agir dessa forma , sabendo desde o princípio qual seria o desfecho final da situação.
A segunda alternativa será que aceites a possibilidade de que não somos o resultado da criação de uma entidade pensante e individualizada , mas sim parte ativa e importante da interação de um conjunto de forças , subordinadas a um poder fantástico em desenvolvimento e que , embora sejamos conseqüência ou decorrência de uma fração da atividade deste processo maior , possuímos plena , verdadeira e total liberdade para nos movermos e agirmos neste cenário universal. Noutras palavras , o que poderíamos chamar de Criador , não é uma pessoa ou uma entidade que atua por sua única vontade , mas um poder ou força que está em desenvolvimento e cujo aperfeiçoamento está vinculado ao curso da própria existência do Universo. Sendo assim , comportamentos corretos ou errados são de livre escolha da criatura criada , cuja sanção está subordinada às condições locais e universais. Sob esta ótica, toda criatura ou entidade é livre na sua escolha , pois o poder que chamamos  de Criador não atua após a existência do criado , apenas é responsável pelas leis formativas que geram ou dão início a qualquer vida , isto é , sua natureza o obriga a fazer com que todo e qualquer ser venha a existir equipados com todas as condições ,  habilidades e capacidades para não somente sobreviver , mas principalmente entender e compreender o que representa verdadeiramente a vida , ou seja , venha a evoluir conscientemente. Ele simplesmente dá o impulso, o resto é com cada um.
Pensar na existência de um poder distante e despersonalizado faz com que ser humano se sinta desprotegido e desamparado. O homem construiu deuses cujas formas e comportamentos se ajustavam às carências , frustrações , tristezas , dúvidas e inseguranças que o acuavam. Estes deuses personalizados se transformaram no melhor companheiro e no único amigo pois , segundo o próprio homem , não existe outra criatura no Universo em que se possa verdadeiramente confiar. Nesta terrível solidão interior , onde os semelhantes são violentos predadores à espreita e onde a sobrevivência é um ato que tem que ser justificado para suportar a constante dor diária , somente o amigo divino os conforta. A promessa de uma vida além da vida , de um paraíso , de um sofrimento apenas temporário em troca de uma vida feliz e eterna , de uma razão profunda e especial , soam como argumentação eficiente para garantir cada dia após o outro. A esperança de que alguma coisa mudará para melhor algum dia é o que os move , projetando essa possibilidade a ação de uma interferência divina. Sem esse amigo ou poder espiritual criado , suas vidas cairiam numa solidão amargurada em que viver nem mesmo teria sentido. E é aí que se enganam. Afastados há tanto tempo no caminho sadio de uma evolução coerente , fabricaram ídolos e configuraram mitologias na tentativa de justificar seus atos e sofrimentos , derivados unicamente da busca pela ambição e pelo poder. Construíram conceitos idílicos e ideais , que nem mesmo compreendem , para dispersar a dor e camuflar a frustração. Viver e compreender a vida é um ato de amor , mas vocês confundem o significado profundo que o amor representa enquanto sentimento , o que divide o ser animal do ser racional.   
Neste vasto cenário , onde a pluralidade de vida foge à imaginação mais fértil , observamos que a única forma de vida capaz de experimentar a profundidade e beleza dos sentimentos é a vida inteligente. Uma criatura com poder de criar , construir , amar , odiar , destruir e transformar. Um poder que só se compara com o próprio poder da criação. A criatura inteligente é a única com a condição de quebrar qualquer limitação ou fronteira , seja geográfica ou planetária , espalhando tanto o amor como a dor. Qual seria o objetivo de colocar semelhante perigo no Universo ?
O Criador pode parecer ser frio  , uma força indiferente à vida , que atua à distância sem se importar com os acontecimentos que orbitam nas transformações do Cosmos , mas isso não é verdade. O Criador não é um homem ou criatura , mas a síntese da vida e da razão da vida , englobando a força geradora da transformação e da contínua evolução. É o impulso dinâmico de uma contínua adequação e a energia do progresso constante em busca da perfeição , a fonte das realizações , a inspiração que alimenta a imaginação e que move a criatividade , a liberdade de ser , amar e viver dignamente. É uma força com objetivos claros e definidos que , embora projetados ao propósito de crescer e expandir-se , não decorrem de um pensamento , mas de sua própria natureza. A energia interior que leva os animais à procura de novas pastagens ou mananciais , a voz que move e empurra o homem a percorrer caminhos distantes ou a iniciar empreitadas em busca de melhores condições de vida e de uma correspondente satisfação interior , a emoção de realizar uma conquista , o sentimento de um amor correspondido , a ternura contida num gesto , um ato de misericórdia , a pureza singela de uma carícia e a realização de um ideal , são maneiras de perceber uma pequena fração do Criador agindo e manifestando-se em cada um de nós.
Quando falamos com nosso Eu Superior , quando paramos para sentir e refletir , estamos estruturando um canal de comunicação com esse poder maior. Vocês não sabem do que são capazes , pois ainda não acharam o caminho para identificar essa relação e estabelecer seu lugar no interior do Criador. Este poder ou energia é tão antigo e tão jovem como a própria criação. Quem ou o que seria referencial para compará-lo ? Que relação de tempo poderíamos utilizar para dizer que é antigo ou novo ? Mas, de qualquer maneira , sua existência é clara e sua expansão , um fato.
Enquanto a idéia do Criador no planeta Terra é associado somente ao bem , já que o mal foi personalizado através do demônio – uma forma simples e fácil de driblar esse conflito – esqueceram-se que o mal é obra desse mesmo Criador , em conseqüência , o total responsável pela sua existência. Bem e mal são forças antagônicas necessárias e complementares , ambas fundamentais para concretizar definições e , portanto , obrigatórias para determinar a velocidade das transformações. Assim , o demônio não pode existir enquanto ser individualizado e independente , pois acaba sendo uma extensão do Criador. Se aceitas a tradição religiosa de que Lúcifer se rebelou contra o Criador , terias de aceitar que o poder criador desconhecia as intenções de sua obra , a ponto desta virar-se contra Ele. Neste caso, o Criador não detinha o conhecimento dos passos desse anjo , demonstrando absoluta alienação. Esta absurda ignorância depõe contra a amplitude e abrangência do seu poder e consciência , indicando uma incrível limitação para um Criador que não pode possuir limitações de nenhuma espécie.
O Criador tem de ser obrigatoriamente ambas as facções , porque não pode existir uma consciência ou percepção , principalmente universal , que seja parcial , fracionada ou unilateral. É tolo achar que o bem somente é o bem e o mal somente o mal. Embora a polaridade seja uma condição universal , existe enquanto duas faces de uma realidade. O preto é o oposto do branco , sendo que para obter o branco será necessária a soma de todas as cores , inclusive o preto. O imã possui um lado positivo e outro negativo , mas fazem parte da mesma massa ; assim , tudo tem sua tese e antítese localizadas no mesmo cenário. O mal ou a ignorância existe enquanto básico , primitivo e rudimentar , é a ação e reação simplista , enquanto seu extremo é a complexidade , o bem como conhecimento e perfeição. Ser perfeito não é ser bom ou mal , é uma coexistência harmônica com as leis universais. A vida só progride na percepção clara do conflito gerado pelas diversas alternativas de existência. É impossível conceber e definir a luz sem compreender que existe uma noite , ninguém pode ser bom se nunca superou sua maldade ; ninguém pode evoluir sem haver algo a superar , assim como não pode um poder supremo que não perceba e contenha em si mesmo o bem e o mal , o primitivismo , a degradação , o caos , a realização , a superação , a melhora , a vida e a ordem , pois sem isso , não seria capaz de sequer idealizar a evolução. O Criador é o ponto gerador do processo e de seus acidentes , é gestador , determinante e continuador , é obrigatoriamente a síntese do bem , do mal , do perfeito e do imperfeito , a prova de que tudo evolui , inclusive Ele. Foi d’Ele que o bem e o mal se originaram. Sem o Criador ou sem seu poder gerador , não somente não haveria bem e mal , mas absolutamente nada.
O poder maior existe e vive em e de todas as coisas , vivas e inertes , que ocupam o Universo. A interação destes corpos , suas mudanças e adaptações , os acertos e erros , suas conquistas e fracassos , alimentam esta força contida em cada elemento que participa. Cada corpo é parte deste poder e manifestação concreta de sua existência , assim como cada ato é demonstração clara da sua atividade expansiva e crescente.
Conceber a vida é um ato de consciência que vai além da razão , pois é evidente que acontece e experimentamos de inúmeras maneiras. O Universo existe e , nele ,  mundos , sistemas , galáxias , criaturas e seres que fogem a tua imaginação.
A não-origem do Criador vai além de qualquer explicação, pois mesmo que alguém negue sua existência , existe. Isto é fácil de ser provado. Se aceitas uma origem ao próprio Universo. , toda inteligência precisa reconhecer que no ato da criação foram dadas as bases de todo princípio . As leis da gravidade , da energia , da estrutura da matéria , da vida e da evolução. Existiu e existe um poder ordenador que organizou e dispôs tudo naquele momento. Se não for assim , de onde surgiu a primeira informação que ordenou o DNA ? O poder que comandou a estrutura do primeiro átomo ? A força que deu carga elétrica ao primeiro elétron ?  Uma estrutura pré-organizada fundamentou e segmentou o princípio das coisas ? não como um ato pensado , mas como conseqüência de um processo diferenciado que atua por um impulso pré-estabelecido e automático. O poder existe para agir e mediar as transformações , contendo um montante de surpresas acessíveis à criatura que saber chegar lá. Sua existência não é para ser idolatrada ou adorada , mas para ser um canal pelo qual será pelo qual será descoberto o profundo sentido da vida e a missão conferida à criatura inteligente desde os primórdios da criação. Nossa tecnologia tem nos permitido descobrir que a criação é um ato contínuo. Infinitos Universos existem de maneira superposta e sem interferir mutuamente. Este é somente um deles , que surgiu da destruição de um outro anterior.
O Criador encontra sua forma concreta quando imaginas o Universo visível e invisível. Tudo está em transformação contínua e o estado de equilíbrio estático inexiste. A busca é constante para obter a condição de não permanecer imutável , pois se tudo é a extensão dele , somente poderá desenvolver-se num processo de contínuas alterações até o dia em que venha a atingir um estado de equilíbrio dinâmico organizado , e é bem provável que seja este finalmente seu objetivo maior.
Fecha teus olhos um momento e procura ver o que sentes. Relaxa um pouco e não penses em nada , somente procura sentir. Esse sentimento de angústia e insegurança que resgatas do fundo do teu íntimo revela a busca de um conforto. Toda criatura possui essa necessidade. Porém , nem todos sabem achá-la.
O poder criador vai além do bem do mal , do certo e errado , pois ambos são necessários para gestar um caminho e nortear um rumo. Não há bem ou mal no Universo , pois a moral é algo extremamente relativa. Existem unicamente duas realidades que se comprovam sempre : continuidade e extinção. Nos processos que regem a cadeia evolutiva e a harmonia cósmica , ser bom ou ruim estará subordinado ao fato de encontrar uma pessoa ou uma sociedade em vias de progresso ou a caminho do caos. Não há qualquer criatura que possa ser considerada de índole verdadeiramente má ou ruim , seja em que circunstância for : somente ignorante. É a total ignorância ou a falta de percepção da extensão e gravidade dos seus atos que levam à concretização de fatos prejudiciais e destrutivos. A maldade é uma simples manifestação da mais total e absoluta ignorância , cujo desfecho será a extinção. Por isso , bem e mal não existem , somente a superação garantindo a continuidade , ou a ignorância e o despreparo garantindo o desaparecimento e a extinção. Para vocês , bem e mal precisam estar separados para achar um culpado , um responsável pelos seus próprios deslizes. Consideram-se tão ingênuos que estão a mercê da influência do mal , personalizado numa criatura que vive à espreita. O mal vive tentando-nos , pois não habita em ninguém e as demonstrações de violência são de responsabilidade única de pessoas que são sugestionadas por esse poder maligno.
Essa lamentável alienação fecha ainda mais seus olhos à possibilidade de encontrar o caminho para a superação , já que permanecem dependentes da graça divina para rumar suas vidas , aliviando o peso de eventuais indecisões , certas ou erradas , pois serão atribuídas ao desígnio divino. É fácil encarar um mundo e uma vida que não pertencem a cada indivíduo , já que sendo uma marionete dos desejos das forças divinas , atuam conforme suas demandas. Dessa forma , não deveria haver leis ou normas, pois qualquer ato estará sob comando da divindade , boa ou ruim. Antigamente , na época que chamam de idade média , o pensamento que comandava seus rumos era explicitamente este , já que foram assassinadas milhares de pessoas com este mesmo argumento. Embora estejamos em outros tempos , há pouca diferença de conduta em relação a esses períodos. As roupas mudaram , a tecnologia avançou , o sistema de produção cresceu e a morte física foi substituída pela psicológica ; o medo à vida e ao futuro cresceram. Os fetiches e as superstições permanecem , talvez mais fortes do que nunca.
Para compreender o poder que administra e impulsiona o Universo , devem descaracterizá-lo , pois , de qualquer figura humanizada ou divina. Este poder resume em si mesmo todas as alternativas que orientam o processo evolutivo , desde o nada até a mais complexa forma de vida. Lembra que o animal é meramente instintivo , não havendo certo ou errado nas suas decisões e , assim , responde coerentemente às necessidades do seu desenvolvimento , impulsionado por uma força interior despojada de tendências. Mas o ser humano , a criatura pensante , auto-reflexiva , abandonou o instinto e passou a governar seus pensamentos e ações por mecanismos que não somente deixaram de ouvir a voz do instinto , como também ainda carecem de uma razão. Embora o homem queira ser identificado como um ser racional , permanece longe o momento em que efetivamente o seja. A emoção fala mais alto que a razão e que o próprio instinto , o que representa um delicado problema no momento. Infelizmente , a emoção não é algo positivo , já que não é a mesma coisa que o sentimento. Experimentar um sentimento puro é totalmente diferente de experimentar , simultaneamente , um conjunto de sentimentos em intensidades variáveis e de maneira descontrolada. Isto é a emoção. A partir do momento em que a criatura inteligente evolui , abandona sua condição instintiva para utilizar diversos recursos que permitirão ampliar sua percepção e compreensão das coisas , assim como seu valor e importância. Mas, para que estas escolhas efetivamente correspondam ao esperado pelo curso universal da evolução , a criatura deverá descobrir , gradativamente , a correta utilização destas ferramentas. Condição difícil e complicada , pois é fácil sair do caminho, principalmente porque todos o estão trilhando pela primeira vez. Ser eminentemente emocional é uma condição de máximo perigo , já que não há parâmetros nem referências coerentes com uma realidade corretamente avaliada e o resultado está fadado a ser um fracasso. Mesmo a intuição não escapa à possibilidade de um grave erro , pois normalmente seu campo de ação é tão restrito quando o evento que ocorre está misturado ao campo emocional. O comportamento inteligente e coerente , de uma criatura auto-reflexiva em desenvolvimento , deve ser a combinação equilibrada dos estímulos instintivos e de uma razão organizada , analítica e reflexiva , que pondera ao sentimentos ao avaliá-los com profundidade , dando espaço para experimentá-los ordenadamente. Ser equilibrado e coerente não é sinônimo de ser frio e insensível , ao contrário. Somente se pode experimentar a importância e o valor de um sentimento quando é possível uma condição de total envolvimento com o mesmo , e isto será conseguido quando , determinados a compreender sua natureza , sua força e sua importância , penetremos na percepção integral daquilo que nos envolve. Sentir em profundidade , com pleno conhecimento da extensão e amplitude , é o início de um estado de consciência que diferencia drasticamente a criatura inteligente do animal. O homem vive permanentemente complicando a sua vida e procurando desculpas para sua realidade existencial , ao invés de buscar conhecê-la melhor.
Ser emocional é ser sensível. Esta é a resposta que vive justificando a perpetuação do descontrole e a falta de qualquer ponderação. Somente é possível ter sensibilidade na apreciação ampla de uma identificação profunda , na apreensão abrangente de uma realidade ou situação e sua conseqüente compreensão. Sensibilidade não é simplesmente a capacidade de sentir , uma mera reação a qualquer estímulo dado , interno ou externo. Muito menos uma disposição a ser dominada por impressões ou pela emoção. O homem considera a sensibilidade como uma qualidade que acusa a variações das intensidades do gosto , agrado , afinidade , desgosto , simpatia , antipatia e até amor. Sensibilidade é e tem de ser a valorização , a descoberta e a identificação clara , profunda e objetiva de alguma coisa. Uma criatura sensível é um detector , uma entidade capaz de interpretar as mensagens que flutuam na atmosfera e a realidade de maneira diferenciada. Um ser que decodifica a linguagem dos seres superiores e inferiores , pois possui uma ordem interior e o ferramental necessários para tal fim. Uma criatura emocional não tem ordem interior e , muito menos , conhece o ferramental à sua disposição.
Evoluir é um caminho árduo , lento e complicado , onde armadilhas se escondem a cada virada e onde o inimigo se esconde no interior de cada criatura. Na falta de horizonte , é comum prover-se de paliativos que supram essa falta de visão , erguendo vias alternativas para o dispêndio dos dias de existência. A transição é confusa , assustadora e complicada , tanto que na maioria das situações é melhor preencher constantemente os momentos com atividades para evitar um encontro com seu próprio interior, em vista de uma absoluta carência de repostas. E aqueles que as procuram , quase desesperadamente , para dar um sentido ao seu esforço de sobrevivência , conformam-se com pouco ou com aquilo que proporcione as justificativas suficientes para continuar , até que empobreçam e venham a ser novamente substituídas. Enquanto isso , o homem se ocupa em preencher seus dias com atividades , procurando tomar seu tempo , de tal forma que não consegue ter espaço nem para respirar. Só sabe viver fazendo alguma coisa , pois para ele viver é fazer algo que o mantenha ocupado. Mesmo que o que faça tome somente seu tempo sem que aquilo represente nenhuma transcendência , pois o objetivo podia ter sido o simples e banal entretenimento , fugindo do terrível tédio da rotina ou como escapismo do confrontamento interior. Enquanto identifique a vida unicamente como trabalho , já que é a única condição evidente de continuidade que entende por ser a mais próxima , nunca terá condições de conhecer a vida e muito menos descobrir seu potencial de realização. Para conseguir entender o poder maior da vida , seu objetivo e seus mecanismos , é necessário quebrar as limitações desta transição. Para que um processo evolutivo direcione corretamente as transformações de uma sociedade , é primordial a obtenção de um estado de consciência harmônico , construtivo e amplo. Onde existem regras e leis escritas que submetem pela repressão e pelo medo à punição , não há consciência. Quando o poder maior gerou o Cosmos , não fundamentou por escrito a ordem nem as leis que comandam seu movimento nem as transformações que nele se operam. Elas estão implícitas em cada corpo , em cada fração do todo . Desta forma , as leis que disciplinam , ordenam e administram a vida estão contidas em cada criatura , basta achar o caminho e decifrar sua linguagem.
Não sendo mais animal instintivo e ainda sem ser profundamente racional ou intuitivo , somente uma difusão  , sem profundidade , com um poder autodestrutivo enorme , seria este o perfil do homem terrestre ?
Para poder compreender o Criador e a própria existência , precisamos compreender a natureza , a razão concreta e objetiva da vida. Viver é dar , compartilhar , servir a um propósito , sentir-se partícipe de algo maior , vislumbrar um horizonte e caminhar na sua direção. Viver é desvendar todos os segredos , conquistar todos os desafios do mundo e do Universo. É interrogar teu íntimo até a última dúvida , procurando achar as ferramentas que construirão a sua liberdade. Compreender , é sentir na tua alma , na tua essência , o espaço que esse Todo Cósmico preenche , pois terás descoberto a verdadeira razão pela qual existes e a origem e finalidade de tua identidade cósmica. O início deste entendimento proporcionarte-á descobrir o valor dos sentimentos e o peso da razão. Não existe maior poder na criação que o amor , feito realidade através da verdade , e ela não é mais do que um compromisso puro e total com a vida , já que existe para orientá-la. Integrar-se ao Criador é a vocação da vida inteligente que se cumprirá quando atingido e reconhecido um estado de consciência reflexivo , profundo e livre. O homem procurou trazer seus deuses para perto de si , quando na verdade é o homem que deve ir ao encontro da verdade universal. É mais fácil criar uma situação fictícia , próxima , cômoda , estruturada sob arquétipos manipuláveis e conhecidos , do que ter um enorme trabalho para procurar a que está distante e permanece velada , mesmo que esta seja aquela que procuraram a vida como solução. A capacidade de amar , respeitar , criar , construir e a responsabilidade de viver e sentir coerentemente não se aprende nos livros ou na transmissão cultural. Elas são obtidas através da descoberta e da prática das potencialidades interiores , do diálogo com a vida exterior e interior ,  da transcendência das dificuldades através do entendimento , da descoberta e prática de uma identidade existencial, cósmica e comprometida com a harmonia universal. Este ato puro de consciência somente será obtido quando o homem decidir direcionar sua espiritualidade na trilha da razão e da intuição e firmar um compromisso com a verdade. Aquele compromisso que não tem comprometimento com as carências , frustrações , mágoas , solidão e interesses que continuamente o atraiçoam e o fazem distanciar-se da verdade única e universal. A raça humana nunca poderá superar o momento de sua transição se continuar a buscar soluções para uma problemática existencial , social e cultural , geradas por um estado de consciência alienado e parcial. Pois , infelizmente , estas soluções propostas continuam sendo imaginadas com a mesma mentalidade responsável pelos problemas já existentes. A única alternativa será a transformação de um estado de consciência para um outro mais abrangente e universal.

“CADA UM DEVE PROCURAR EXPANDIR SEU ESTADO DE CONSCIÊNCIA E PERMITIR UMA COMPREENSÃO MAIOR , PROFUNDA , RACIONAL , INTUITIVA E SENSÍVEL DA VIDA EM TODAS AS SUAS MANIFESTAÇÕES. E DE ESTENDER ESTA OPORTUNIDADE ÀQUELES QUE , BUSCAM DESVENDAR OS MISTÉRIOS DE SUA EXISTÊNCIA , OS SEGREDOS DA ESPIRITUALIDADE E OS CAMINHOS DO SER LIVRE”.     

11 comentários:

  1. Querido, nunca serei capaz de lhe agradecer o suficiente. Eu costumava ser (às vezes, ainda sou) muito, mas muito sensível, acredito eu, ainda que tenha consciência, dominada pelo ego. As armadilhas de fato estão aí e é tão difícil nos manter a salvo, não?
    Lhe encontrei meio que por acaso. Após me deparar com um raminho de flores crescido em meio ao asfalto, saí do meu anterior estado de completo ateísmo e crença no caos e de fato, percebi que tudo é muito bem arquitetado para ser aleatório. Desde então, iniciei uma busca frenética pela origem de tudo, por respostas. Seu blog foi uma das primeiras coisas com as quais me deparei e de cara, ele já me fisgou. Mas sou um pouco teimosa, então resolvi, não porque estava insatisfeita, mas porque queria explorar mesmo tudo antes de chegar a um consenso, continuar a minha busca. Li muito, assisti muitos documentários, de todas as crenças, científicos, ateístas, enfim, tudo. E nada, nada me tocou, exceto o seu blog.
    Passei a meditar e estava indo muito bem, até que me deparei com o mundo e fiquei com medo. Trabalhei isso e alcancei um estado muito, muito lindo. Pra você ter uma idéia, eu sofria de ATM - travamento e dores horríveis na mandíbula. Fiz inúmeros tratamentos e NADA funcionou. Desde que passei a meditar, o problema simplesmente desapareceu. Até que resolvi frequentar um centro budista que oferecia um curso de meditação e quando me dei conta, estava adormecida e totalmente castrada. Bem, assim que me dei conta disso, parei de frequentar o lugar. Mas desde então, tento meditar e não consigo. Tento voltar ao meu anterior estado de ascensão, mas tem sido inútil. Estou completamente perdida.
    Mas agradeço MUITO pelo post de hoje, nunca li nada mais esclarecedor a respeito do todo, de nós, da Criação, do Criador, enfim.
    Gostaria de poder conversar mais contigo. Você tem algum contato, e-mail?
    Mais uma vez obrigada por tudo. Ainda que fraca, não desisti do caminho.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    obrigada pela informação. É realmente preocupante o bloqueio de blogs. De toda forma vamos em frente. Já estou alterando o endereço do seu blog. Gosto de vir aqui e ler as postagens. Muito grata.
    Namastê!!

    ResponderExcluir
  3. No ultimo parágrafo "Para poder compreender o Criador e a própria existência , precisamos compreender a natureza , a razão concreta e objetiva da vida.etc..." nos deu um belo resumo e nos respondeu a todas as perguntas que ainda andava mexendo com os nossos miolos, grata por esta postagem meu querido amigo, era isto que estávamos precisando, duma dissertação de um assunto tão complexo e ao mesmo tempo simples, fico feliz por voce ter ultrapassado as imtempéries, por ter cessado o blog Andromedalink, mas gostei mais deste novo nome Andromedalive, quem está te seguindo diariamente, sempre achará voce aonde estiveres, eu já publiquei este novo link para os meus leitores também.... um grande abraço de Luz para voce, e que seja sempre este farol nos iluminando com postagens tão elucidativas....JO

    ResponderExcluir
  4. Olá Chantal Garrett e Um Caminho de Luz, eu agradeço imensamente por vocês estarem aqui. E aviso que se bloquearem também este blog , eu vou criando outros indefinidamente. Eu tenho a chamada teimosia cósmica e já tenho nomes sugestivos para os próximos blogs.


    Felicidades e Namastê para vocês !!!

    ResponderExcluir
  5. Olá JO, agradeço você também por continuar aqui com a gente. Estou muito mais inspirado agora do que nunca e até amparadores de maior nível apareceram. Quanto maior o assédio querendo impedir o meu trabalho, mas amparo recebo...

    SHALOM e NAMASTÊ !!! JO

    ResponderExcluir
  6. Olá MOJAVE!
    Obrigado por esta leitura.
    Abs
    Arcturiano

    ResponderExcluir
  7. Olá Maori,

    Fico grata pela informação!!!
    Tbém fiz backup do meu...
    Colocamos tanto amor em nossos blogs, realmente seria tão ruim se bloquearem... que gente do mal, hem...

    Te Agradeço a boa leita de seu texto...

    abç de luz
    MYS

    ResponderExcluir
  8. Olá MYS , que bom que vc está aqui com a gente.

    É bom fazer backup , porque amiguinhos "sinistros" estão a bloquear blogs e sites. Do meu grupo em que há colegas do mundo todo, bloquearam todos os blogs e sites. Mas todos criamos blogs novos.

    Felicidades e Namastê !!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Maori,

    Fico grata pela informação sobre a alteração do endereço do blog e o modo de nos precavermos disso.
    É óbvio que o seguirei e vou publicar no meu essa alteração.
    Peço-lhe uma observação a imagens fotográficas que captei há algum tempo e que estão no fim da página inicial, clicando em "NÓS SOMOS SERES GALÁCTICOS".
    Até sempre.
    NAMASTÉ.

    Àurea

    ResponderExcluir
  10. Olá, Maori. Este texto foi extraido do livro "Os Semeadores de Vida". Seria interessante citar a fonte ao final.

    Grande abraço.
    André

    ResponderExcluir
  11. Olá André,

    Já citei a Fonte no início deste artigo.
    Recebemos este texto de uma pessoa anônima que solicitou que fose publicado.
    Não sabíamos que era conteúdo de um livro.
    A pessoa que mandou o e-mail devia nos ter informado isto.
    Como o texto é muito esclarecedor, resolvemos deixá-lo aqui...

    FELIZ ANO NOVO ANDRÉ , FAMÍLIA E AMIGOS...

    ResponderExcluir