segunda-feira, 9 de abril de 2012

EXPLANAÇÃO SOBRE AS VERDADEIRAS E AS FALSAS NECESSIDADES















Quase todos nós temos uma convicção de que nossos problemas são causados por outras pessoas , pelo fato de não serem suscetíveis às nossas necessidades. Não é isso que acontece , muitas vezes. Muitas aspirações que nutrimos e pelas quais lutamos baseiam-se em necessidades falsas , e por isso provavelmente jamais serão satisfeitas. Como as necessidades falsas substituíram as necessidades verdadeiras não satisfeitas ? Como distinguir as necessidades falsas das verdadeiras e como renunciar às primeiras , e finalmente como reconhecer e satisfazer as verdadeiras necessidades que temos no presente ?
A maioria dos seres humanos ainda não está consciente dos imensos potenciais e forças espirituais que têm. O que queremos dizer com a expressão potenciais e forças espirituais ? Queremos dizer que essas forças transcendem em muito as capacidades humanas consideradas normais no nível de ser em que você se encontra.

PARA DESPERTAR OS POTENCIAIS ESPIRITUAIS LATENTES
Essa forças são inacessíveis ou podem até ser perigosas se o ser humano não está purificado , pelo menos até certo ponto , ou se a consciência ainda está em estado de sonolência , ou que está sempre relacionado com atitudes destrutivas como obstinação , orgulho , medo , ambição , inveja , malícia , maldade , desprezo e egoísmo. Grande parte dos seres humanos pode considerar-se como estando aproximadamente noventa por cento no estado de sono e somente dez por cento atento para o que existe no mundo ao seu redor e no seu interior. O processo de redespertar o eu exige muito esforço , comprometimento , trabalho e também a disponibilidade de sacrificar  padrões destrutivos com suas satisfações dispendiosas e efêmeras. Unicamente isso fará com que a consciência se desenvolva gradativamente , que a percepção se aguce , e que o novo conhecimento interior se torne disponível como manifestação do verdadeiro eu em processo de despertar.
Essa percepção intuitiva crescente , esse conhecimento interior – primeiro com relação ao eu , em seguida com relação ao ser íntimo dos outros , e por fim também com relação à verdade e à criação cósmicas – entende-se para dentro de uma experiência de vida eterna. Não há nenhuma dúvida quanto a isso ! Despertar os potenciais espirituais significa também ter acesso às forças sempre presentes da vida , todas elas existentes em você e ao seu redor. Essas forças podem ser utilizadas para curar , para ajudar e para ampliar a realização e a consciência de si mesmo e dos outros. É desnecessário dizer que se o ego ainda prevalece sobre o verdadeiro eu espiritual , o abuso desses poderes é inevitável. Primeiro o amor precisa ser despertado na alma da pessoa para que os novos poderes possam ser utilizados com segurança. Se o campo de força energético de um ser humano está ligado a baixas freqüências devido ao estado pouco desenvolvido da alma , as freqüências mais elevadas dos poderes espirituais podem destruir a saúde e a vida e criar grandes riscos. Por isso , é fundamental que o desenvolvimento progrida de acordo com um certo ritmo. O modo mais seguro é sempre enfatizar , acima de tudo , a purificação.
Quando a purificação precede o desenvolvimento dos potenciais espirituais e psíquicos , a felicidade aumenta. O destemor aumenta. As soluções para todos os problemas ficam mais acessíveis : elas surgem por si mesmas porque os problemas são encarados e trabalhados. E é neste caso que se torna possível a cura de todos os males da mente , da alma e do corpo.
Mas esse estado utópico não pode ser alcançado se você não lidar com suas necessidades , tanto as verdadeiras e falsas como as conscientes e inconscientes. Quem não trouxer suas experiências emocionais inconscientes à tona carregará todo o material reprimido para a encarnação seguinte. O material depositado procura , para a próxima encarnação , circunstâncias e pessoas que ofereçam a oportunidade de fazer com que esse material adormecido e não-assimilado venha novamente à superfície. Assim , os pais ou um determinado ambiente parecerão ser responsáveis por uma experiência dolorosa da infância. Na verdade , o estado pouco desenvolvido dos pais funciona como um meio para trazer à tona imagens que de outro modo permaneceriam dormentes e inacessíveis à consciência, bloqueando assim a purificação total. Sem dúvida , é possível tratar a experiência dolorosa do jeito de sempre , qual seja , o de evitar e prolongar o ciclo. Mas , para toda entidade chega a hora em que não é mais possível deixar de encarar essa experiência abertamente.
Você pode seguir essa cadeia de acontecimentos mesmo no período de vida atual. Na medida em que não vivenciou plenamente seu passado como criança , você forçosamente atrai experiências semelhantes  mais tarde na vida. Se evitou sua infância e está inconsciente do que verdadeiramente lhe aconteceu , você tende a não reconhecer o que sente e o vivencia agora enquanto repete a experiência. Inversamente , à medida que você se conscientiza de seus sentimentos passados , também se apercebe de como a experiência passada se repete. O estado de embotamento de seus sentimentos passados o entorpece com relação a vivências semelhantes atuais , a menos que e até que você assuma um compromisso autêntico e faça um esforço verdadeiro para despertar-se , por mais doloroso que isso lhe possa parecer inicialmente.

A INSATISFAÇÃO DAS GENUÍNAS NECESSIDADES DA CRIANÇA
Você somente pode estar alerta ao que lhe acontece e ter pleno  conhecimento disso quando as experiências semelhantes do passado são expostas e plenamente trabalhadas. Então , será eliminada não apenas a matéria residual da alma desta vida , mas também o legado de existências anteriores. Quando, no seu caminho , você experimenta mais e mais matéria residual , você descobre que o elemento mais doloroso é a não-satisfação de suas legítimas necessidades como criança. A negação de suas necessidades verdadeiras cria suas necessidades falsas. É da maior importância observar esse fato.
Que são necessidades verdadeiras e que são necessidade falsas? Em primeiro lugar , qualquer coisa que é verdadeira num período da vida da pessoa pode ser totalmente falsa e irreal num período  posterior. O que é uma necessidade real para uma criança não é uma necessidade real para um adulto. Quando uma pessoa em desenvolvimento nega o sofrimento de uma  necessidade verdadeira  não-satisfeita , essa necessidade não desaparece. Pelo contrário , a negação do sofrimento de sua não-satisfação perpetua a necessidade e a projeta para um tempo posterior e em outras pessoas , tornando-se assim uma criança que apenas precisa receber cuidados , carinho , bons sentimentos , atenção e não são preenchidas , a criança sofre. Se esse sofrimento é aceito e elaborado no nível consciente , a pessoa não fica mutilada , como muitos gostariam de acreditar. O que cria um estado de mutilação é a crença de que esse sofrimento somente pode ser eliminado quando a pessoa recebe tudo o que lhe falta , mesmo que seja anos mais tarde. Isto nunca pode acontecer , naturalmente. Pois , mesmo se fosse possível a um adulto encontrar pais substitutos , ideais e perfeitos de acordo com as noções da criança carente , toda essa entrega , proveniente de fora do eu , não poderia proporcionar ao adulto nenhuma realização verdadeira.
A realização tão dolorosamente esperada só pode ser alcançada quando você , como adulto , persiste buscando no seu interior tudo o que ainda procura fora de você mesmo. Isso deve começar pela responsabilidade pessoal. Se fica parado , querendo tornar seus pais e a vida responsáveis , você se priva do centro vital de todo bem que existe no seu íntimo. Somente quando muda de atitude e descobre que seu sofrimento é induzido pela sua postura de agora é que você pode começar a encontrar segurança – a segurança  que você em algum momento procurava no suporte que lhe era dado por outros. A ansiedade desaparecerá na exata medida em que você buscar dentro de você mesmo a causa de seus sofrimento presente. E esse sofrimento é a negação do sofrimento original e dos conseqüentes padrões negativos do sentir e do pensar.
Quando as pessoas começam a assumir a própria responsabilidade verdadeira , gradativamente também deixam de esperar que os bons sentimentos provenham do exterior. Elas passam a ser menos dependentes do fato de serem enaltecidas e armadas porque serão capazes de proporcionar a si mesmas a auto-estima que não conseguiram sentir enquanto permaneciam crianças exigentes e ressentidas. Este é outro passo no sentido de estar centrado no eu verdadeiro. Isto , por sua vez , aumenta a habilidade de ter um fluxo caudaloso de sentimentos bons e ardentes , e fortalece o desejo de compartilhá-los em vez de maldosamente conservá-los para si. A habilidade de sentir o prazer a partir de dentro do corpo e da alma , e de oferecê-lo aos demais , torna-se uma alternativa  efetiva para o insistir avidamente em receber. Todas essas habilidades ampliadas preencherão o vazio criado pela necessidade não-satisfeita da criança.

COMO SUPERAR O SOFRIMENTO DAS NECESSIDADES LEGÍTIMAS NÃO-SATISFEITAS
Quando mais o sofrimento da necessidade legítima não-satisfeita continua não sendo sentido ou sendo vivido apenas pela metade , tanto mais as necessidades falsas tomarão conta da personalidade , a qual então fatalmente fará exigências aos outros. Quando essas exigências não são preenchidas , os ressentimentos – e muitas vezes a malícia com que argumentos são elaborados contra a vida e os outros – aumentam o sentido de privação , de modo que um círculo vicioso contínuo parece envolver a pessoa num estado de desesperança. Não é difícil racionalizar um argumento e montar uma acusação de culpa. Sempre se pode encontrar razões reais , imaginadas , ou exageradas e distorcidas para tirar de si mesmo o peso da responsabilidade. Visto que tudo isso é sutil e oculto , requer-se o peso da responsabilidade. Visto que tudo isso é sutil e oculto , requer-se atenção específica na observação de si mesmo e na honestidade para consigo mesmo para ver esse processo em funcionamento. Somente quando você é capaz de admitir suas exigências irracionais e de ver como quer infligir castigo aos que acusa é que você pode verdadeiramente compreender as ligações que aqui estabelecemos.
Quais são as verdadeiras necessidades de um adulto ? São a auto-expressão , o crescimento , o desenvolvimento , o atingimento do potencial espiritual , e tudo  o que daí decorre. Isto significa prazer , amor , realização , bons relacionamentos , e uma contribuição significativa para o grande plano no qual cada um tem a sua função. Depois de certo desenvolvimento , essa função começa a ser sentida e vivenciada internamente até tornar-se realidade. É uma verdadeira necessidade perceber o desenvolvimento interior ; sua ausência traz infelicidade. Você deve então prosseguir na busca dos obstáculos na sua própria alma e removê-los. De um modo ou de outro , eles sempre estão ligados à perpetuação de necessidades que uma vez eram verdadeiras , mas que agora são falsas.

 A SUPERAÇÃO DA RESISTÊNCIA EM EXPOR NECESSIDADES FALSAS
A perpetuação de necessidades falsas cria um incontável número de condições destrutivas na alma de uma pessoa. Visto que essas necessidades nunca podem ser satisfeitas , a frustração e o vazio contínuos varrem a esperança , turvam a visão e induzem o ressentimento , o ódio , a culpa e muitas vezes o despeito. Uma resistência maldosa e passiva e a autopunição são utilizadas para punir os outros que parecem causar o estado negativo. Quanto piores forem essas características interiores , maior será a culpa e o abandono de si mesmo , o que torna impossível ir à raiz do problema , mudar de direção e centrar-se no fulcro da questão. Tudo isso só pode ser revertido quando a resistência a reconhecer as necessidades falsas é vigorosamente superada.
As necessidades verdadeiras nunca exigem que os outros sejam condescendentes com você e se doem a você. Isso é necessário apenas ao pequeno eu. A verdadeira necessidade de amor , companheirismo e sentido de partilha somente pode começar a ser preenchida quando a alma está pronta para amar e dar , o que nunca se deve confundir entre as duas necessidades neuróticas de ser amado. Mas essa confusão entre as duas necessidades é bem freqüente. Enquanto você acredita que está realmente desejoso de  amar , mas o destino não o favorece e o mantém afastado da pessoa que o ama e a quem pode amar , você ainda está demasiadamente envolvido em tentar satisfazer a necessidade da infância com um pai (mãe) substituto. Quando você estiver realmente pronto a renunciar à situação antiga , a começar a viver no agora , e a olhar para dentro de si mesmo , o amor verdadeiras necessidade de agora será preenchida.
As legítimas necessidades podem ser satisfeitas apenas na medida em que você vivencia seus sentimentos originais e seus sentimentos residuais do passado. Isto significa que você descobre e renuncia às necessidades falsas que derivaram da negação do sofrimento da não-realização original. Permita-se regressar ao estado infantil e deixe que a criança irracional em você se manifeste.
Se der voz a esse lado irracional , você descobrirá que ele invariavelmente diz : “ Preciso ser sempre , amado e aprovado por todos. Quando não o sou , é uma catástrofe.” O eu então passa a acreditar nisso , como  meio de forçar os outros a condescender , e a não-satisfação dessas exigências insaciáveis de gratificação incondicional e total da obstinação e do orgulho parecerão , na verdade , um fato catastrófico da vida. Independentemente do seu grau de maturidade com relação a muitos aspectos de seu ser , procure essas reações ocultas em você sempre que se sentir ansioso e pouco à vontade em seu ambiente.
Somente o fato de  pensar em tudo  isso com clareza fará com que seja impossível você acreditar tanto  na catástrofe. Por isso , é preciso descobrir o conceito , ou antes o equívoco , entranhado na sua forte reação a uma não-realização , a uma mágoa , a uma crítica ou frustração. Será então possível reconhecer a necessidade irreal e a vingança com que ela é perpetuada , buscada e justificada. Necessidades irreais são exigências impostas aos outros. As necessidades irreais nunca podem ser satisfeitas.
Muitas vezes a compreensão errônea dualista de que ou você depende de você mesmo e por isso deve isolar-se , ou de que vive num relacionamento realizador e então é totalmente dependente do outro , o impede até mesmo de querer assumir a própria responsabilidade. Agir desse modo  parece exigir a renúncia a toda esperança de um parceiro amoroso. A verdade está exatamente no extremo oposto. É somente quando você retorna seus sentimentos , quando canaliza os recursos no seu interior e abre os mananciais de seus sentimentos generosos e amorosos que a realização se torna uma realidade iniludível. Contrariamente , na medida em que você se aferra à idéia de que o outro é que deve realizá-lo , e insiste nisso , nessa mesma proporção você ficará solitário e frustrado em suas verdadeiras necessidades agora – perpetuando assim as antigas feridas de sua infância. Sua situação atual pode assim considerada o indicador mais confiável de todos.
Quando a necessidade verdadeira de remover os bloqueios à consciência , à auto-realização e à intimidade com os outros é expressa pelo eu espiritual eliminando as falsas necessidades , uma força maravilhosa é despertada. De todos , este é o objetivo mais importante ; tudo o  mais dele decorre. Esse apelo nunca é respondido com uma pedra. Mesmo que no momento se sinta muito fraco para assumir o compromisso total necessário , você pode pedir ajuda para esse fim. E ele chegará a você.

O SOFRIMENTO ATUAL É CONSEQUÊNCIA DA BUSCA DE FALSAS NECESSIDADES
À medida que você percebe como evitar agora o sofrimento há muito esquecido do passado que ainda está aceso no seu interior , você também descobre como permaneceu preso ao ato de culpar. Independentemente do quanto seus pais tenham falhado –  pois eles próprios são seres humanos falíveis - , eles não  podem ser considerados responsáveis pelo seu sofrimento de agora. E menos ainda o podem outras pessoas que você espera que possam compensar todos os agravos que você suportou. Seu sofrimento atual é resultado dessa distorção de procurar necessidades falsas e de insistir em sua satisfação. De início , esse mecanismo parece ser extremamente sutil , mas depois de ter-se treinado a observá-lo , você verá que ele é perfeitamente óbvio. Enquanto optar por continuar inconsciente , você poderá demonstrar muita habilidade em explicar racionalmente sua situação , mas isso apenas irá torná-lo pior e não melhor. Você pode enganar os outros sobre a legitimidade de seu caso. Pode até mesmo enganar seu eu consciente exterior. Mas não pode jamais enganar seu verdadeiro eu interior , nem na vida. A vida estabelece suas leis e regras abertamente , claramente , imparcialmente. Ela espera até que você descubra a verdade no ponto em que suas necessidades legítimas e não reconhecidas quando criança criaram medo e sofrimento que você não tinha disposição de experimentar plenamente e era incapaz de fazê-lo. Essa taça precisa ser esvaziada. Sua relutância , com efeito , criou falsas necessidades cuja natureza e significado também se tornaram ocultos. Quando tudo isto estiver às claras, você poderá tratar a situação adequadamente.
A busca de necessidades falsas causa sofrimento insuportável.
Esse sofrimento é apertado , travado e amargo , com a conotação adicional de desesperança. Ele é bem diferente do sofrimento causado por uma não-realização verdadeira , por uma mágoa ou por uma privação. No momento  em que essas dificuldades deixam de ser canalizadas para necessidades falsas , o sofrimento pode ser pode ser dissolvido e transformado em sua corrente de energia original , fluida , portadora de vida. O sofrimento tenso é conseqüência da luta contra o que é. O sofrimento suave é conseqüência da aceitação.

O ABANDONO DA EXIGÊNCIA DE SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES IRREAIS
Ao abandonar concretamente uma a uma suas exigências insaciáveis e suas necessidades irreais , você descobrirá que elas são de fato ilusórias. Por exemplo , você começou com base na premissa de que não podia viver sem a aprovação total , sem amor e aceitação incondicional , sem admiração não-crítica , ou o que quer que pudesse ser. À medida que considerar a possibilidade de obter realização , satisfação , prazer e felicidade sem que essas exigências sejam satisfeitas -  uma idéia nova de início - , você ficará surpreso em descobrir que é perfeitamente possível agir assim. Novos caminhos se tornam conhecidos , novas possibilidades que você nem sequer podia imaginar antes , porque estava muito absorto no único modo  que lhe parecia certo.
Sempre que na vida existe uma obstrução , uma não-satisfação , uma barreira intransponível , ocorre a pressão de buscar  uma necessidade irreal. Você deve dar ouvidos à sua própria insistência que diz : “ Deve ser desse modo e não daquele. A vida deve me dar  isto ; preciso tê-lo.” Quando você encontra e expressa essa voz e a reconhece pela falácia que é , algo se soltará instantaneamente. O próprio fato de questionar a validade dessas necessidades irreais , que até agora você havia tornado como irreais ,  irá liberar suas energias criativas. Das profundezas de seu ser mais íntimo , do centro de seu plexo solar , a voz da sabedoria o guiará.
As energias liberadas pela  aplicação do  processo aqui descrito não são apenas energias físicas que proporcionam  bem-estar , fluidez e prazer. Elas liberam a voz  da verdade e da sabedoria que está em seu próprio eu espiritual mais profundo.
Quando  você se aprofundar nos seus sentimentos mais íntimos , não haverá mais perigo de se perder em sofrimentos insuportáveis. Independentemente do grau de dificuldade da sua infância , das experiências negativas que tenha tido e do nível de agressão de seus pais , a verdadeira causa do sofrimento não está nessas coisas. A causa é a sua obstinação e insistência em permanecer agarrado a necessidades que agora são falsas , a exigências que clamam  por condições diferentes , e que a vida agora o compense por tudo e  lhe dê tudo gratuitamente , tornando-o por um simples recebedor , deixando-o fora do magnífico jogo da vida. Você deve começar por você mesmo , em todas as articulações. Se você prosseguir nesse caminho , você será capaz de permitir que os sentimentos positivos se tornem experiências tão profundas e tão verdadeiras quanto os sentimentos negativos e dolorosos.

SHAUMBRA e NAMASTÊ !!!   

2 comentários:

  1. Querido irmão de Luz, como sempre nos presenteando com textos inteligentes, que nos ajuda a ter uma melhor e profunda reflexão,que sejas sempre rodeado de luz e proteção das Hostes Celetes de Mãe Maria e Arcanjo Miguel eternamente JO

    ResponderExcluir
  2. Amado irmão! seus artigos sempre vêm de encontro a muitas indagações. Obrigada por esse imenso amor. Paz profunda!

    ResponderExcluir