quarta-feira, 23 de maio de 2012

APEGO À NEGATIVIDADE













O indivíduo que quer ter uma resposta para o problema do mal , tal como ele se apresenta hoje em dia, precisa , acima de tudo , de autoconhecimento ; quer dizer , do conhecimento mais absoluto  possível da sua própria totalidade. Ele deve conhecer profundamente quanto bem ele pode fazer e que crimes é capaz , e deve ficar alerta para não considerar uma coisa como real e a outra como  ilusão. Ambas são elementos dentro da sua natureza e ambas devem vir à luz nele , caso queira – como deveria – viver sem se enganar ou se iludir.

Não há dúvida de que essa idéia de mentalidade sadia é inadequada como doutrina filosófica , porque os fatos maléficos que ela categoricamente se recusa a explicar são uma porção genuína da realidade ; e eles podem ser , no fim das contas , a melhor chave para a compreensão do significado da vida e ,  possivelmente ,  os únicos que podem abrir os nossos olhos para os níveis mais profundos da verdade.

Este artigo  concentra-se mais de perto no nosso mal ou ignorância enquanto fonte de toda a nossa infelicidade.

Não é fácil encarar o nosso próprio mal. Fazê-lo requer grande coragem e também grande compaixão em relação a nós mesmos. Você pode ser tentado , em  algum ponto no decorrer deste artigo , a abandonar a sua leitura e não voltar mais a ele.

Existe , também , um estado no qual você pode viver sem confusões dolorosas e torturantes , no qual você pode atuar num nível de flexibilidade interior , de contentamento e segurança ; no qual você é capaz de sentimentos profundos e de enorme prazer ; no qual você tem a capacidade de encarar a vida como ela é , sem medo , e portanto é capaz de descobrir que a vida , mesmo com os seus problemas , é um desafio prazeroso.

Muitos caminhos espirituais ensinam que a maneira de lidar com as grandes e pequenas negatividades que todos nós temos é elevar-se acima delas ,  transcendê-las. Segundo essa idéia , parece que , se voltarmos sempre a nossa atenção para o verdadeiro , para o bom , para o belo ,o eu inferior vai se desfazer. Este artigo afirma que o método de “elevação” não funciona ; que ele representa um desejo ineficaz e uma negação , e conduz a repressão e a uma subseqüente ação negativa não reconhecida. O artigo ensina que o eu inferior deve ser transformado e não transcendido.

Existe uma “corrente de negação” inconsciente que sabota os nossos desejos conscientes ; descreve os desequilíbrios entre o ego e o Eu Superior e o modo como eles precisam ser corrigidos ; mostra como a postura de se entorpecer em relação à dor é uma das principais causas da negatividade pessoal ; e como o fato de termos aprendido a ligar o princípio de prazer a ocorrências negativas perpetua o eu inferior.


COMO DESCOBRIR O “NÃO” INCONSCIENTE

O Universo , até um certo grau de desenvolvimento ou consciência , consiste em duas correntes fundamentais: uma corrente afirmativa e uma de negação. A corrente afirmativa inclui toda a energia construtiva ,  porque concorda com a visão verdadeira , que não pode senão gerar amor e unidade. A da negação é destrutiva , porque se desvia inadvertidamente da verdade , causando assim ódio e desunião. Essa explicação geral aplica-se tanto à sua vida diária individual quanto a grandes conceitos da História da Criação. É fácil e absolutamente possível detectar as correntes afirmativas e de negação dentro de você mesmo , em sua vida diária , caso aprenda a entender e a interpretar a linguagem do seu inconsciente pessoal. É necessária uma certa técnica para fazê-lo , a mesma requerida para aprender qualquer outra linguagem.

A corrente afirmativa é com freqüência a mais notável das duas , porque é majoritariamente consciente. Sempre que você se vê perturbado por causa de uma insatisfação persistente , você pode estar certo de que ambas as correntes devem estar atuando fortemente , pondo assim os freios em ação. Conscientemente , a corrente afirmativa é mais forte e bloqueia a corrente de negação inconsciente. Quanto mais esta última é esmagada com a idéia errada de que isso a elimina ,  mais ela é forçada para o subterrâneo , onde continua a atuar. E quanto mais isso acontece , mais urgente e frenética se torna a corrente afirmativa. Essas correntes empurram a personalidade em duas direções diferentes , criando tensão e pressão cada vez mais fortes. A maneira de eliminar esse curto-circuito é descobrir a corrente de negação e compreender as suas premissas e assim gradualmente abandonar a crença na necessidade de sua existência.

Nessas áreas da sua vida , onde as coisas seguem com facilidade , nas quais você parece ter sorte , onde na maior parte do tempo você está satisfeito e sem crises problemáticas e confusas , você pode ter a certeza de que existe muito pouca corrente de negação e de que a corrente de afirmação predomina sem uma subcorrente contraditória oculta. Em outras palavras , corrente afirmativa não é apenas a atitude superficial , mas é também a atitude de todo o seu ser , indiviso e de acordo com a realidade. Você não está dividido em motivação e desejo.


MUDANÇA ATRAVÉS DA DETECÇÃO DA CORRENTE DE NEGAÇÃO

Mas nessas áreas em que você é repetidamente “azarado” , a corrente de negação está certamente em ação , de uma forma ou de outra. Naturalmente que as razões podem variar de um indivíduo para outro , mas as causas subjacentes têm que ser claramente definidas para que sejam desativadas. A maioria de vocês já começou já começou a detectá-las , pelo menos em parte.

Qualquer meta que você não consiga atingir é prova de que uma corrente de negação não detectada está atuando. Não é suficiente ter conseguido a compreensão das suas imagens e concepções errôneas , nem de como por que elas vieram a existir nas circunstâncias particulares da sua infância. Por mais importante que seja esse trabalho , ele é apenas um passo. A única maneira de produzir mudança é através da identificação da maneira como a corrente de negação contínua a funcionar , impedindo mesmo a mudança tão ardentemente buscada pela corrente afirmativa.

Presumamos que você deseje uma certa realização na sua vida , da qual você tem sentido falta até agora. Você pode ter percebido um forte desejo por essa realização e descobriu certas concepções errôneas , falsas culpas e atitudes destrutivas que impedem essa satisfação. Você pode até ter descoberto um medo da realização em si e , consequentemente , uma sutil atitude de rejeição em relação a ela. O medo pode estar baseado numa premissa inteiramente ilusória sendo , portanto , desnecessário. Ele pode dever-se ao desejo infantil de não querer pagar o preço exigido por essa realização. Pode ser um sentimento de não merecer essa felicidade , ou várias outras razões , ou uma combinação de todas elas. Quaisquer que elas sejam , você descobriu em essência o que se encontra no seu caminho.

Você pode experimentar essa descoberta como um núcleo instantâneo , por assim dizer , como um pacote de perturbação. Mas, embora raramente , ocorre que esse pacote continua a enviar à superfície as suas expressões apesar de ter sido detectado. E é essa a parte importante do trabalho , sem a qual a verdadeira libertação não pode ser alcançada.

Em vista de tudo isso , é preciso renovar os seus esforços na detecção diária do funcionamento da corrente de negação. Suas manifestações podem ser muitos sutis , difusas e quase que esquivas demais para que sejam percebidas. Mas se você se dispuser a fazê-lo , o que antes era tão nebuloso a ponto de ser quase impossível de formular , tornar-se-á óbvio , destacando-se num claro contorno. Você vai descobrir como você recua levemente diante do pensamento da sua realização sempre que ela se aproxima da realidade. Você pode perceber um vago sentimento de desconforto familiar que costuma pôr de lado , quando pensa sobre esse objetivo. Será um sentimento de medo ou falsa culpa , de que você não merece ? O que quer que seja , tente tomar essas impressões vagas , nebulosas , e questioná-las à luz da consciência. Examine a fantasia distante quando , aparentemente , apenas a corrente afirmativa está a ação. Você quer o impossível nessa fantasia , no sentido de que não leva em consideração as imperfeições humanas de todos os envolvidos ? Ou pode ser que você sinta sutilmente que a vida deveria provê-lo com a realização ideal sem necessidade de mudança , de ajuste e renúncia da sua parte ? Essa atitude predominante pode ser extremamente sutil e exigir todo o seu discernimento para descobri-la. Quando isso acontecer ,você terá achado uma razão para a existência da corrente de negação.

Quando se der conta da corrente de negação constantemente atuante , mesmo antes de compreender totalmente a sua presença , você encontrará alívio para a desesperança e a saída estará à vista. Você vai entender por que sua vida não mudou apesar de muitos reconhecimentos de imagens e lições da infância. Você localizará agora os sentimentos destrutivos a serviço da corrente de negação : medo , culpa , raiva , frustração , hostilidade , etc. Esses sentimentos continuam a arder , encobertos , mas eles podem ser camuflados habilidosamente , explicados e afastados por provocações aparentemente reais e projetados sobre os outros de forma “bem-sucedida”.Descobrir todos esses mecanismos é aprender a linguagem do inconsciente.

Vamos agora ser mais específicos sobre a detecção de uma de negação. Você pode ter a certeza de que ela existe se a frustração continua presente na sua vida , apesar da descoberta de imagens relevantes.

Você também pode estar certo da sua existência se está desesperado na sua corrente afirmativa; se você teme que a realização nunca chegue ; se crê que a sua vida é sombria sem ela. Depois de ter determinado dessa forma a existência da corrente de negação , agora é uma questão de experimentá-la  - não apenas uma vez , mas sempre que ela estiver em ação.

Para ficar mais agudamente consciente de sua existência , a prática da revisão diária , como vocês aprenderam , é imensamente útil e tem que ser aplicada nessa direção. A observação e o questionamento das suas reações emocionais têm de estender-se em amplitude e profundidade no caminho , em lugar de diminuir. Caso você progrida na direção certa , você agora observará mais , e não menos – ao contrário da idéia equivocada de que haverá menos para ver por causa do seu avanço. O escrutínio cuidadoso é um pré-requisito prioritário.

Para observar  produtivamente o que o inconsciente expressa , é importante separar a parte saudável que existe em você daquela que não é sadia , que está confusa , comprometida. Essa observação desapegada de algo obscuro e estranho é o procedimento com maior poder de cura de libertação. Quando a sua corrente afirmativa observa a corrente de negação sem auto-acusações frenéticas , torna-se possível traduzir a última em linguagem humana concisa. A formulação concisa de sentimentos vagos é de valor inestimável.


OBSERVE OS PENSAMENTOS SEMICONSCIENTES

Você está erroneamente convencido de que conhecer o que ocorre no seu inconsciente significa simplesmente encontrar elementos até então desconhecidos. Você não tem que esperar por algo distante e completamente oculto. Primeiro observe aquelas camadas que são facilmente acessíveis quando a sua atenção é focalizada sobre elas. Esses são os pensamentos semiconscientes , as atitudes e expressões vagas e difusas que são quase uma segunda natureza e portanto são quase desconsideradas porque se tornaram uma parte de você. Mas nenhum dos sentimentos , reações e conceitos semiconscientes são claramente formulados em pensamentos concisos. Se observar essas reações semiconscientes em áreas problemáticas da sua vida , você entenderá tudo o que precisa sobre si mesmo. Essa é uma parte vital do aprendizado da linguagem do seu inconsciente.

O material semiconsciente inclui as reações emocionais , bem como a sua via de fantasia. A comparação dessas duas com freqüência demonstra as suas discrepâncias e contradições , assim como as suas expectativas imaturas.

Quanto mais claramente você percebe a maneira como se afasta ou se retira da própria realização pela qual anseia – vendo tal fato em ação repetidas vezes - , mais você se aproxima da eliminação da corrente de negação. Você a enfraquece somente pelo fato de a colocar sob observação.

É essencial que você preste mais atenção à corrente de negação na sua forma exata. Um certo tipo de meditação pode ajudar. Fique muito quieto e relaxado e comece por observar o processo do seu pensamento , e mesmo a sua incapacidade inicial para fazê-lo. Isso com o tempo conduz à habilidade de afastar os pensamentos por um curto período e tornar-se absolutamente vazio. No vazio é possível a emergência do material até aqui sufocado e reprimido , caso você expresse esse propósito e o deseje com força suficiente , sem fugir do esforço para atingir seu objetivo. Embora difícil no princípio , esse esforço , após algum tempo , vai estabelecer um canal para uma parte de você com a qual o contato não era possível e , então , torna-se capaz de contatar de contatar os elementos construtivos , profundamente escondidos no seu interior.

Seu inconsciente fala continuamente. Ele fala sem que você o ouça ; portanto , você não se comunica com ele e , assim , perde uma parte muito importante do seu trabalho. Você muitas vezes busca uma compreensão intelectual das concepções errôneas , desconsiderando assim o fluxo constante da corrente de negação e de como ela funciona. Isso deve se tornar uma tarefa para você , com ênfase nas suas auto-observações. Se você devotar um pouco de tempo todos os dias para essa questão importantíssima ,os resultados serão maravilhosos.

1.    Pergunte-se : Qual o meu objetivo agora ? Por que estou insatisfeito ? O que eu gostaria que fosse diferente ?

2.    O quanto eu quero ?

3.    Até que ponto existe algo em mim que não quero , ou que eu temo ; ou ao que , por uma razão ou por outra , digo não ?

4.    Como posso detectar as várias formas e manifestações da corrente de negação na minha vida diária ?

Se você formular essas quatro perguntas e começar a respondê-las verdadeiramente , seu trabalho aqui será o mais dinâmico possível e o seu progresso irá espantá-lo e dar-lhe prazer.



SHAUMBRA e NAMASTÊ !!!

2 comentários:

  1. olá Maori...tenho umas perguntas que andam me incomodando muito ultimamente, e ficaria mto feliz se vc pudesse jogar uma luz...como posso entrar em contato com vc? por email, etc...

    ResponderExcluir