segunda-feira, 9 de julho de 2012

A LIGAÇÃO DA FORÇA VITAL ÀS SITUAÇÕES NEGATIVAS













Porque a destrutividade , a doença , a guerra e a crueldade continuam a existir ?

Dizemos muitas vezes que as concepções equivocadas – conclusões erradas , inconscientes , sobre a vida – geram discórdia , e isto é perfeitamente verdadeiro. Mas existe um elemento adicional , sem o qual nenhuma concepção equivocada pode ter força. Ei-lo: a negatividade bruta , como na atitude abertamente destrutiva , tem muito menos efeito do que a destrutividade associada e combinada ao princípio vital positivo. É isto o que torna as manifestações no plano terreno particularmente graves ou duras. Em outras palavras , quando a energia vital positiva se mistura ao negativismo ou à atitude destrutiva , essa combinação cria o mal. A verdadeira destrutividade ,portanto, não se origina  apenas da deturpação da verdade e sim da deturpação permeada pelo princípio vital universal e pelo seu poder construtivo. Se o princípio vital construtivo também não estivesse envolvido , o mal , ou a destrutividade , seriam de muita curta duração.

A força vital dinâmica é particularmente acessível à consciência humana no relacionamento de amor entre os sexos. Quando a luta ou o anseio por essa experiência está associado a uma condição negativa , a conseqüência é a dificuldade e a frustração. Olhem para si mesmos do seguinte ponto de vista : todos vocês sofreram na infância determinadas mágoas e desgostos. Alguns podem ter começado a perceber , ainda que superficialmente , que no momento em que vocês se sentem feridos ocorre um processo específico. O princípio erótico ,ou princípio do prazer ,é colocado a serviço da mágoa , do sofrimento , da dor. Todas as emoções decorrentes dessa mágoa original, de acordo com o caráter e o temperamento , também se combinam com o princípio do prazer. Esta ligação cria todas as dificuldades pessoais , todas as circunstâncias indesejadas.


A COMBINAÇÃO DE CRUELDADE E PRAZER

As muitas almas que habitam a terra , somadas , criam a discórdia geral da humanidade. Quando vocês percebem , depois de terem se conscientizado desse processo , quantas pessoas são capazes de sentir prazer em fantasias de crueldade , entenderão que aqui está o verdadeiro cerne da guerra – da própria crueldade. Mas não se sintam culpados. Ao contrário , procurem sentir-se iluminados e livres para deixar que os processos anteriores se transformem , agora que vocês sabem que criaram este estado. A crueldade sem o princípio do prazer nunca poderia ter força real. A falta da consciência da combinação de crueldade e prazer de forma alguma diminui seu efeito sobre o clima geral da emanação da humanidade.

Se vocês já sentiram o que é ser cruel , que o ato de crueldade tenha sido real ou fruto da imaginação ,o princípio do prazer está vinculado a ela e funciona , até certo ponto , em conjunto com ela. Muitas vezes , a culpa e a vergonha são tão fortes , que se nega toda a vida da fantasia , mas , às vezes , é um processo inconsciente. Essa percepção precisa ser estabelecida e entendida de um ponto de vista global , pois , se for corretamente entendida , tanto a culpa como a vergonha serão eliminadas. À proporção que aumenta a compreensão ,o princípio do prazer começa gradualmente a reagir a eventos positivos.

A combinação entre o princípio do prazer e a crueldade podem operar ativa ou passivamente. Portanto, sente-se prazer ao ser cruel ou ao sofrer crueldade – ou ambos. A associação do princípio do prazer a um estado em que ele funciona mais fortemente em conjunto com a crueldade faz com que o amor seja refreado , contido , e torna impossível a experiência real do amor. O amor só existe como um vago anseio que não pode ser mantido nem levado até o fim. Nessas circunstâncias ,o amor não é a experiência tentadora e agradável que pode ser para outra parte da personalidade. O anseio pelo prazer do amor e a ignorância do fato de que a pessoa rejeita a experiência real porque tem medo da ligação do princípio do prazer com a negatividade cria , muitas vezes , uma profunda sensação de impotência. A sensação de impotência só pode ser compreendida e imediatamente atenuada quando esse fato é entendido num nível profundo.

Nos casos menos flagrantes , quando uma criança não é submetida a muita crueldade inequívoca mas as situações vagas de rejeição e de não-aceitação , o princípio do prazer do desejo inconsciente de aceitação , a corrente de prazer só é ativada com a rejeição. Esse fenômeno tem muitos graus e variações ; por exemplo , a situação em que a criança é parcialmente aceita e parcialmente rejeitada. Nesse caso ,o princípio do prazer se associa a uma ambivalência exatamente semelhante. Isto , por sua vez , gera conflito nos relacionamentos.

O primeiro caso evidente de ligação entre a crueldade e o princípio do prazer ou princípio vital – ambos são a mesma coisa – torna o relacionamento tão perigoso que a saída é , muitas vezes , evitá-lo completamente. Ou a descoberta dessa combinação é tão desconcertante e assustadora que a pessoa se sente incapaz de prosseguir com o relacionamento . Ou ela fica inibida por ter vergonha do desejo de infligir ou de sofrer crueldade , o que pode acabar totalmente com a espontaneidade e provocar a hesitação e o entorpecimento dos sentimentos.

É de suma importância entender esse princípio. Ele se aplica à humanidade como um todo , e também a cada pessoa. De modo geral , esse princípio não foi suficientemente compreendido ,porque a psicologia e a ciência espiritual não se fundiram o bastante. A psicologia tem feito vagas tentativas de entender esse fator , até certo ponto com sucesso , mas sua vasta importância em termos da civilização e seu destino ,ou sua evolução , não foi captada. O mundo , agora , está pronto para entender essa realidade.


A EVOLUÇÃO É CONSEQUÊNCIA DA MUDANÇA INTERIOR

Evolução , significa que cada pessoa , através do processo de auto-exame e de auto-percepção ,muda aos poucos a orientação interior do princípio do prazer. Nas reações espontâneas , cada vez mais pessoas reagirão a fatos , situações e condições positivas.

Todos vocês sabem que a mudança interior não pode ser determinada diretamente pela vontade. A expressão da vontade deve ser feita no trabalho constante em um caminho espiritual como este. Cultivem a vontade e a coragem de olhar o eu para identificar e vencer a resistência ao autoconhecimento. À medida que você usarem a vontade e as faculdades do ego dessa maneira construtiva , a mudança real acontecerá , quase como se nada tivesse a ver com esse esforço , como se fosse um desdobramento independente. É assim que devem acontecer o progresso e o crescimento.

Aos poucos , através do processo de crescimento ,uma pessoa atrás da outra reorienta os movimentos , as forças da alma. A expressão do movimento cósmico dentro da psique , nesse momento , liga-se a condições puramente positivas. Os sentimentos positivos ou agradáveis já não derivam de circunstâncias negativas.

Atualmente , vocês continuam reprimindo e suprimindo a consciência da combinação de sentimentos agradáveis com algo negativo. Em vez de reprimir , de negar , de afastar da vista , é preciso encarar. Entender sem culpa nem vergonha. No decorrer do processo decrescimento ,vocês aprendem que toda imperfeição precisa ser corajosamente aceita e entendida para poder ser mudada.


O “CASAMENTO” ENTRE A CORRENTE DO PRAZER E UMA CONDIÇÃO NEGATIVA

Tentem descobrir o “casamento” interior entre a corrente do prazer e uma condição negativa. Quando identificarem esse casamento entre as forças da alma em condições específicas ,vocês saberão e entenderão perfeitamente determinadas manifestações externas de seus problemas. Será um alívio. Ao ver e formular claramente o casamento das forças positivas e negativas na psique , vocês terão a imagem exata da sua insatisfação. Até que ponto isso se manifesta – talvez apenas na fantasia – e como isso refreia a auto-expressão , a união , a experiência , a realização sem medo em conjunto com um espírito semelhante ? Vocês verão por que se escondem de si mesmos e da vida ; por que se retraem  dos próprios sentimentos ; por que se reprimem e ficam em guarda contra as mais criativas e espontâneas forças de seu íntimo. Vocês verão porque bloqueiam os sentimentos , às vezes com muita dor , e depois tentam racionalizar e inventar explicações.

Por exemplo, vamos supor que uma criança que se sente rejeitada pela mãe , como fica este casamento entre as forças do amor e da crueldade ? Esse casamento explica por que essa pessoa não consegue sentir prazer sem também sentir vingança – algum tipo de desejo sádico em relação à mãe ? Isso talvez só acontece em fantasia , nunca de fato , e então a pessoa normalmente não percebe que o parceiro representa a mãe ? Sim , pode ser exatamente assim. Também pode ser que a pessoa só sinta prazer quando tem também a sensação de ser novamente rejeitada , ou um pouco rejeitada , ou de ter medo de ser rejeitada. É claro que a pessoa a pessoa não sentiu prazer quando foi rejeitada. Mas a criança usa o princípio do prazer para tornar mais tolerável o fato negativo ,o sofrimento. Isso acontece inconscientemente , não intencionalmente , e de forma quase automática. Inadvertidamente ,por assim dizer ,o princípio do prazer se combina com a condição negativa. Os reflexos automáticos são então direcionados para a situação que combina a corrente inerente de prazer com o fato doloroso. A única forma de identificar esse fenômeno no caso de cada um é investigar a vida de fantasia. Então ,poderíamos perguntar : a criança quer reproduzir a rejeição ? A resposta é não conscientemente ,é claro. Ninguém quer realmente ser rejeitado. O problema é que as pessoas conscientemente querem ser aceitas e amadas , mas inconscientemente reagir a uma situação totalmente acolhedora e favorável. Nesses casos , o princípio do prazer já foi desviado para o canal negativo e só pode ser recanalizado por meio da percepção e da compreensão. Faz parte da própria natureza desse conflito o funcionamento do princípio do prazer exatamente de maneira oposta àquela que as pessoas conscientemente desejariam. Não se pode dizer que alguém deseje inconscientemente ser rejeitado ,mas o reflexo já está estabelecido desde a época em que esse modo de funcionamento tornou a vida da criança mais suportável.


É POSSÍVEL JUNTAR FANTASIA E REALIDADE

Num extremo , existem seres humanos incapazes até mesmo de ter algum relacionamento direto com outra pessoa , que vivem apenas em fantasias totalmente associadas a experiências negativas. No outro extremo , estão os que , no processo de amadurecimento , reuniram fantasia e realidade no sentido mais positivo e favorável. A reunião de fantasia e realidade não significa a repressão da vida de fantasia , mas sua verdadeira superação , porque a realidade é mais desejável e mais agradável , como também o são as circunstâncias positivas. Entre os dois extremos ,há muitas gradações. Este é o processo evolutivo.

Nesse sentido , nos gostaríamos de acrescentar mais um ponto. Também é útil , distinguir entre as duas principais reações a esse conflito. Ambas são principalmente inconscientes. A primeira é a negação inflexível , de modo que não existe consciência de qualquer negativismo , mesmo em fantasia. A causa é o medo ,a culpa e a vergonha. A segunda reação se aplica àqueles que estão perfeitamente cientes de suas fantasias ,mas são incapazes de sentir o princípio do prazer de qualquer outra forma , tenham ou não relacionamentos com os outros. Isso acontece quando a sexualidade e o amor são separados , ou Eros e amor , ou Eros e sexualidade. Nesses casos , há certa resistência parcialmente consciente a renunciar à vida de fantasia , por medo de perder ao mesmo tempo o prazer. A pessoa não consegue conceber que o princípio do prazer puro e saudável se manifesta com muito mais beleza e de forma muito mais satisfatória quando o positivo se mistura com o positivo. Ela imagina que isso  seria sombrio e tedioso , porque , com esse conflito , o relacionamento verdadeiro , da vida real , nunca é tão satisfatório quanto a fantasia. Consequentemente , ela supõe que renunciar à fantasia. Consequentemente , ela supõe que renunciar  à fantasia significa renunciar ao prazer e , naturalmente ,ela não quer abrir mão do prazer.


DOIS TIPOS DE CULPA

Outra questão que gostaríamos de abordar diz respeito aos sentimentos de culpa. Como dissemos anteriormente , todo mundo tem culpa. Toda imagem está relacionada com a culpa. É importante entender que há dois tipos de culpa – a culpa injustificada e a culpa justificada. Muitas vezes , inconscientemente , vocês usam uma culpa injustificada e absurda como escudo , atrás do qual escondem a verdadeira culpa. Por quê ? Porque , lá no fundo , sabem que a culpa injustificada é ridícula. É como se quisessem dizer : “ Está vendo ? Eu me declaro culpado, mas não tenho motivo verdadeiro para fazê-lo.” Vocês não conseguem se livrar da noção torturante do que deveria ser efetivamente admitido , encarado e mudado. No entanto, vocês não querem enfrentar a verdade , e , portanto , procuram inconscientemente alguma coisa pela qual não possam ser responsabilizados. Assim ,discutem com a voz interior da culpa absurda , tentando convencê-la de que ela não tem motivo para incomodar. É claro que tudo isso se passa no inconsciente. Ironicamente ,a verdadeira culpa pode ser infinitamente menor que a culpa absurda que vocês usam como muro de proteção.

O que são as culpas absurdas ? São , acima de tudo ,as que vocês sentem por não serem perfeitos. É meritório querer tornar-se perfeito. Nunca é demais recomendar que se deve tentar substituir o ódio , o ressentimento e a agressividade por amor e altruísmo. Mas antes de poder fazê-lo , é preciso admitir e aceitar o estado atual de desenvolvimento – a incapacidade de sentir outra coisa – em vez de querer tornar-se imediatamente mais do que se é no presente. Se vocês se sentirem culpados por ainda serem o que são , estarão se afastando justamente da meta que querem atingir. Queremos enfatizar que culpar-se por não ser perfeito é um sentimento injustificado. Essa culpa injustificada atinge todas as facetas da personalidade humana. Examinem seus sentimentos de culpa desse ponto de vista e identificarão em vocês esse tipo de culpa.


A CULPA PELO IMPULSO SEXUAL É JUSTIFICADA ?

Outra culpa injustificada – alimentada pela opinião geral -  é a reação ao impulso sexual. Cada um de vocês sente culpa a esse respeito , se não exteriormente devido às influências intelectuais , pelo menos ,com certeza ,nas emoções. A culpa pelo impulso sexual é injustificada e absurda. Pode ser verdade que a energia sexual não flui pelos canais certos , porque não se funde com o amor. É precisamente por isso que surge o sentimento de culpa e a maior repressão consciente possível. Portanto ,o impulso sexual não tem possibilidade de amadurecer com o restante da personalidade , integrando-se aos sentimentos de cordialidade , amorosidade ,doação e altruísmo. Dessa forma , ele permanece infantil em seu autocentrismo e egoísmo. 

A falha sexual inconsciente de vocês reside na direção errada e na rejeição no impulso sexual, e não na sua existência. Sua existência não é motivo para se sentir culpado. Vocês agem com base num conceito equivocado quando tentam eliminar aquilo que lhes parece pecaminoso , e depois se sentem culpados porque não conseguem pôr em prática a intenção. O remédio não é eliminar o impulso sexual , mas parar deter medo do amor – renunciar ao medo que é egoísta por natureza. Se vocês se permitirem amar , o impulso  sexual se fundirá com o amor e não haverá mais razão para sentir culpa pela sexualidade. Tentem entender como é confuso o raciocínio inconsciente. Vocês se sentem culpados por uma força originária do Criador ,em vez de se sentirem culpados pelo medo de amar , que nasce do egoísmo e da separação. Procurem combinar o impulso sexual com a única realidade e o único remédio do Universo – o Amor. Só é possível combinar amor e energia sexual desenvolvendo a alma , como no caminho que vocês estão trilhando.


QUE TIPO DE CULPA É JUSTIFICADO ?

O que , por outro lado ,é a culpa justificada? Quando você magoa outra pessoa ,na crença ignorante de que o egoísmo é uma proteção – quando você fere ativa ou passivamente ,por ação ou omissão – a culpa é justificada. Entendam bem a diferença ,entre a culpa pela imperfeição atual e a culpa pela vontade do eu que prejudica os outros. Ser imperfeito não é algo que ,em si , deve originar sentimentos de culpa. Mas a culpa por danos causados aos outros ,por mais involuntários que tenham sido  - por imperfeição , cegueira e ignorância – é culpa justificada , que vocês devem enfrentar sem rodeios e corajosamente. A diferença entre os dois tipos de culpa que descrevemos é imensa, embora delicada e sutil.

Qual deve ser a sua atitude em relação à culpa justificada? O que seria saudável e construtivo ? Seria fácil dizer : “ Não fui capaz de evitar esse comportamento do passado. Eu era ignorante , cego e egoísta. Era covarde demais para ousar amar e esquecer o meu pequeno ego. Admito que feri outras pessoas com essa atitude , e agora estou disposto a saber exatamente como eu as feri. Não faz diferença se eu causei sofrimento por meio de atos , de palavras , de pensamentos ou da reação emocional , pelo que fiz ou deixei de fazer. Quero realmente mudar. Com a ajuda do Criador , vou conseguir. Para isso , preciso identificar claramente a dor direta ou indireta que minha atitude causou aos outros.“ Em seguida , pensem na dor que vocês causaram. Orem por luz para entender. Tenham coragem de arcar com a responsabilidade sem o orgulho dos sentimentos de culpa errados e destrutivos que fazem  exagerar a ”maldade” e levam vocês a se sentirem perdidos a respeito de si mesmos.

As três possíveis reações erradas , ao reconhecer a dor causada aos outros , são : desesperança – sentimentos de culpa destrutivos e negativos , que fazem a pessoa achar que ela é um caso perdido ; autojustificação – colocar a culpa nos outros pelos males reais ou imaginários que”forçaram” vocês a reagir daquela forma ; e negação – e temerosa recusa em considerar a imperfeição que pode não combinar com a auto-imagem. Em diferentes ocasiões ,vocês podem ter qualquer uma dessas reações. Cuidado com todas elas. Encontrem o caminho certo : ponham-se no lugar da pessoa prejudicada , decidam-se a mudar , a renunciar ao medo de amar. Essa atitude é saudável e construtiva. A mágoa sentida ao perceberem a dor infligida involuntariamente – dor não intencional ,pois foi provocada pelas conclusões erradas tiradas da sua própria imagem – é saudável ; ela incentiva a perder o medo e o egoísmo. Ela promove um movimento interior saudável e construtivo. Ela coloca em movimento , dentro da alma, a força vital. Pois ,entre muitas outras coisas , a força vital é verdade e coragem.


Amor, Luz , Paz , Gratidão e Namastê !
Love, Light, Peace, Gratitude and Namaste!
Amour, de Lumière, la Paix, Gratitude et Namaste!
Amor, Luz, Paz, Gratitud y Namaste!
الحب، والضوء، والسلام، والامتنان وناماستي!
愛、光、平和、感謝と​​ナマステ!
Amore, Luce, Pace, Gratitudine e Namaste!
Liebe, Licht, Frieden, Dankbarkeit und Namaste!
Любовь, свет, мир, благодарность и Namaste!
Upendo, Mwanga, Amani, Shukurani na Namaste!

LOVE AND LIGHT TO ALL !

5 comentários:

  1. Saudações irmãos Cósmicos...

    Primeiramente gostaria de agradecer por continuarem com o trabalho do Mojave e gostaria de aproveitar aqui também para perguntar se houve alguma notícia dele ou de seus familiares.

    Sobre o texto não sei se compreendi corretamente como funciona o "Príncípio do Prazer", vou usar um outro exemplo, se uma pessoa tem problemas em casa, e para fugir dessa situação arruma um relacionamento onde o motivo inconsciente é a fuga dessa situação familiar e a busca de proteção e não o amor verdadeiro, está aí então operando o "Princípio do Prazer" ?

    Grande Abraço a todos,

    Luciane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer Luciana

      Não, ainda não temos notícia sobre Maori e sua família. Já passou um mês .Estamos fazendo de tudo para encontrá-lo e esperamos que nosso companheiro retorne o mais breve possível para assumir de novo a administração deste blog.

      O caso analisado tem que ser analisado pessoalmente, pois há sempre muitas variáveis a serem consideradas.

      A priori o "Princípio do Prazer" está sendo aplicado. O problema é analisar a qualidade de sua família e do novo relacionamento. Qual dos dois traz evolução real para vocês ? Se a fuga da família significa que a pessoa está deixando de trabalhar algo mal-resolvido dentro dela é um retrocesso, pois o conteúdo interno não é lapidado ou trabalhado. Se o novo relacionamento traz uma oportunidade nova de evolução é ideal ; assim como existem aqueles novos relacionamentos que retrocedem ou estagnam a evolução. Às vezes não se trata de fuga da negatividade da família nuclear, mas apenas de um novo relacionamento que pode ser uma nova porta evolutiva aberta; assim como nós deixamos nossa família nuclear para vivermos uma nova vida e criar outra família.

      Tem que analisar o caso individualmente.

      Saudações Cósmicas !

      Excluir
    2. Prazer irmãos...

      Compreendi, sempre há muitas variáveis envolvidas a serem analisadas, o difícil às vezes é ter consciência da maioria delas e conseguir juntá-las nesse mosaico. :)

      Ainda quanto ao Princípio do Prazer, está correta a definição de Freud sobre a busca do prazer e fuga da dor ? Pelo que entendi do texto, ela seria ainda um pouco mais abrangente em quais aspectos ?

      Abraço a todos

      Excluir
    3. Prazer Luciana

      Freud foi pioneiro e fundamental nesses estudos, mas não leva em conta as dimensões astrais ou mentais envolvidas no universo psicológico de uma pessoa e analisa apenas fatos que arremetem nomáximo à infância desta vida da pessoa. Carl Jung já inclui ocorrências pré-natais ou que ocorreram no útero da mãe. O ideal seria acessar vidas passadas, porque muitos dos processos mal-resolvidos têm sua origem em vidas pretéritas, onde existem muitos comportamentos atávicos que atraíram aparelhos parasitas e programas mentais colocados por seres regressivos; mecanismos , estes que já estão alojados nos corpos sutis da pessoa há milhares e milhares de anos.

      Saudações Cósmicas !

      Excluir
  2. O que mais me surpreende na humanidade, são os "homens".

    Porque perdem a saúde para juntar dinheiro.
    Depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.

    E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.

    E vivem como se nunca fossem morrer...
    ... E morrem como se nunca tivessem vivido."

    DALAI LAMA

    ResponderExcluir