domingo, 9 de setembro de 2012

MEDITAÇÃO EM RELAÇÃO A TRÊS VOZES : EGO , EU INFERIOR E EU SUPERIOR

















Nesta meditação , especificamente ligada à autotransformação , envolvemos o ego consciente para facilitar um diálogo entre o eu superior e o eu inferior , com o objetivo último de fazer com que o conteúdo do inconsciente se revele à mente consciente. Fazer isso , anotando o que chega à superfície porque precisa ser identificado e transformado , pode ser uma prática diária de valor inestimável. Com a energia assim adquirida , podemos aprender a arte de criar uma vida positiva.

Há muitas espécies diferentes de meditação. A meditação religiosa consiste em fazer orações já estabelecidas , prescritas. Temos também a meditação em que a ênfase maior é posta no desenvolvimento dos poderes de concentração. Num outro tipo de meditação , contemplamos e refletimos sobre as leis espirituais. Existe ainda a meditação em que tornamos o ego totalmente passivo e privado de vontade para que o divino siga seu próprio fluxo. Essas e outras formas de meditação podem ter maior ou menor valor ,mas a sugestão que damos é que de preferência , utilizem a energia e o tempo disponíveis para observar de frente aquela parte do eu que cerceia a felicidade , a realização e a plenitude. Você jamais poderá criar a plenitude a que aspira realmente , quer este objetivo seja claro ou não , se evitar essa confrontação. Este enfoque inclui a ação de dar expressão ao aspecto recalcitrante do eu egoísta e destrutivo que nega a felicidade , a realização e a beleza. Para compreender bem a dinâmica , o sentido e o processo de meditação e haurir dela o maior benefício possível , você deve ter clareza com relação a certas leis psíquicas. Uma dessas leis diz que uma meditação eficaz de fato deve envolver ativamente três camadas fundamentais da personalidade.

Esses três níveis fundamentais da personalidade podem ser assim denominados :

(1)            o nível do ego consciente , com todo conhecimento e vontade conscientes ;
(2)            o nível infantil egoísta inconsciente ,com toda sua ignorância , destrutividade e arroubos de onipotência ; e
(3)            o eu universal supraconsciente , com sua sabedoria superior , seu poder , seu amor e sua compreensão abrangente dos fatos da vida humana.

Na meditação verdadeira , o ego consciente ativa tanto o eu inconsciente , egoísta e destrutivo quanto o eu universal , superior e supraconsciente. Deve sempre acontecer uma interação constante entre esses três níveis , para o que se exige grande atenção por parte do ego consciente.


O EGO COMO MEDIADOR

O ego consciente deve ter a determinação de permitir que o eu egoísta inconsciente se revele , se desdobre , se manifeste na consciência , se expresse a si mesmo. Isto não é tão fácil nem tão difícil quanto possa parecer. É difícil unicamente devido ao medo de não ser tão perfeito , evoluído , bom , racional e ideal quanto se gostaria de ser e até que se faz de conta de ser , de modo que na superfície da consciência o ego quase se convence que é a auto-imagem idealizada. Essa convicção de superfície é permanentemente contrariada pelo conhecimento inconsciente de que essa imagem é falsa , com a conseqüência de que secretamente a personalidade toda se sente fraudulenta e amedrontada com a exposição. É um sinal significativo de auto-aceitação e de desenvolvimento quando um ser humano permite que a parte egoísta , irracional e francamente destrutiva se manifeste na consciência interior e a identifica em todos os seus detalhes específicos. Isto apenas é suficiente para impedir uma manifestação indireta perigosa da qual a consciência não tem percepção porque não está ligada com ela , parecendo assim que os resultados indesejados provêm de fora.

Assim , o ego consciente deve aprofundar-se e dizer : “O que quer que esteja em mim , o que quer que esteja escondido e que eu deva saber sobre mim , qualquer negatividade e destrutividade que exista deve ser exposta. Quero vê-la , comprometo-me a vê-la , por mais que isso possa ferir minha vaidade. Quero estar consciente  do modo como deliberadamente me recuso a ver a parte de mim a que estou agarrado, o que traz como conseqüência o fato de ater-me demasiadamente aos erros dos outros.” Este é um sentido que se presta para a meditação.

O outro sentido é favorável ao Eu Superior universal , o qual dispõe de poderes que ultrapassam as limitações do eu consciente. Esses poderes superiores também devem ser chamados para ajudar a expor o pequeno eu destrutivo , para que a resistência seja vencida. A vontade do ego sozinho pode ser incapaz de realizar isso , mas o seu ego consciente pode e deve ser dirigido também à consciência universal para que esta o ajude a compreender corretamente as expressões da criança destrutiva , sem exageros , de modo que você não vá do extremo de ignorar essa criança até o extremo de torná-la um monstro.Uma pessoa pode facilmente oscilar de um auto-enaltecimento externo a uma autodepreciação interna , oculta. Quando a criança destrutiva se revela , pode-se chegar à crença de que esse eu destrutivo é a realidade última , deplorável. Precisa-se pedir a orientação constante do eu universal para se ter uma perspectiva completa da revelação da criança egoísta.

Quando a criança começa a expressar-se mais livremente porque o ego o permite e a recebe como um ouvinte aberto , interessado e isento de julgamento , recolha esse material para estudo mais aprofundado. Tudo o que se revela por si mesmo deve ser pesquisado para se chegar às suas origens , resultados e outros desdobramentos. Pergunte a você mesmo que concepções errôneas subjacentes são responsáveis pelo ódio , rancor , malícia ou quaisquer outros sentimentos negativos que chegam à superfície. Quando essas concepções são identificadas , a culpa e o ódio de si mesmo diminuem em termos proporcionais.

Outra pergunta a formular é esta : Quais são as conseqüências que advém do fato de você ceder aos impulsos destrutivos em nome de um prazer momentâneo ? Quando você trabalha questões como essa , os aspectos destrutivos enfraquecem – mais uma vez na proporção da compreensão da causa e do efeito específicos. Sem esta parte do caminho, a tarefa é cumprida apenas pela metade. A meditação deve abarcar o problema todo da negatividade inconsciente , etapa por etapa.

A interação é tríplice. O ego observador deve inicialmente desejar e comprometer-se a alcançar e a expor o lado negativo. Ele deve também pedir a ajuda do eu universal. Quando a criança se revela ,o ego deve novamente pedir a ajuda do eu universal para fortalecer a consciência com vistas num trabalho mais profundo , que é a exploração das concepções errôneas subjacentes e o preço enorme pago por elas. Se você permitir m o eu universal pode ajudar a vencer a tentação de ceder sempre de novo aos impulsos destrutivos. Este fato de ceder não se verifica necessariamente na ação , mas pode manifestar-se em atitudes emocionais.


A ATITUDE MEDITATIVA 

Uma meditação assim exige muito tempo , paciência , perseverança e determinação.Sempre que você se deparar com algum aspecto seu não realizado ,com algum problema ou conflito ,sua atitude não deve ser a de fixar-se pesarosamente nos outros ou nas circunstâncias fora de seu controle ,mas sim a de interiorizar-se e investigar as causas encravadas em seu próprio nível infantil egocêntrico. A meditação é um pré-requisito absoluto aqui : ela significa recolher-se em você mesmo ; calma e serenamente desejando conhecer a verdade dessa circunstância em particular e suas causas. Depois você precisa esperar tranquilamente uma resposta. Nesse estado de espírito , a paz chegará antes até de você compreender plenamente por que abriga uma determinada negatividade. Essa abordagem autêntica à vida lhe dará imediatamente uma medida da paz e do auto-respeito que lhe faltavam quando responsabilizava os outros pelos sofrimentos que padecia.

Se praticar essa meditação ,você descobrirá um lado seu que nunca chegou a conhecer. De fato , você conhecerá dois aspectos : os poderes universais superiores entrarão em contato com você para ajudá-lo a descobrir seu lado mais destrutivo e ignorante ,o qual necessita de percepção , purificação e mudança. Através de sua disposição e aceitar seu eu inferior , o Eu Superior tornar-se-á uma presença mais real em você. De fato , você vai senti-lo cada vez mais como o seu verdadeiro eu.

Muitas pessoas meditam ,mas negligenciam o duplo aspecto do esforço e por isso não realizam a integração. Elas podem realizar alguns poderes universais que entram em ação nos casos em que a personalidade é suficientemente livre , positiva , aberta ,mas as áreas não-livres , negativas e fechadas são negligenciadas. Por si sós , os poderes universais realizados não irão propiciar uma integração com a parte não desenvolvida do eu. O ego consciente deve decidir por essa integração e lutar por ela , pois de outro modo o eu universal não terá condições de chegar às áreas bloqueadas. A integração parcial como o eu universal , por si só ,pode levar a  uma decepção ainda maior se a consciência é enganada pela integração parcial que existe realmente com poderes divinos e tende a ser mais indiferente ainda ao aspecto já desconsiderado. Isso leva a um desenvolvimento desequilibrado.


AS MUDANÇAS EFETUADAS PELA MEDITAÇÃO DO “CAMINHO”

Um fortalecimento expressivo ocorre em todo seu eu quando você passa pelo processo todo. Várias coisas começam a acontecer em sua personalidade. Em primeiro lugar , seu ego-personalidade consciente torna-se mais forte e mais saudável. Mais forte num sentido positivo , solto, com mais determinação ,percepção , direcionalidade significativa e uma grande poder de concentração com atenção focalizada. Em segundo lugar , você cultivará uma auto-aceitação e uma compreensão da realidade muito maiores. A auto-rejeição e a auto-aversão desaparecerão. As exigências igualmente irreais de ser ágüem especial e perfeito também cessarão. O orgulho espiritual e a falsa vaidade , bem como a humilhação de si mesmo e a falsa vergonha também deixarão de existir. Através da firme ativação dos poderes superiores , o eu se sente cada vez menos desamparado , desalentado , perdido , desesperançado e vazio. O sentido todo do universo em todas suas maravilhosas possibilidades revela-se a partir de dentro , à medida que a realidade desse mundo mais amplo lhe mostra o caminho para aceitar e para mudar sua criança interior , destrutiva.

Essa mudança gradual lhe permite aceitar todos seus sentimentos e deixar que o fluxo de energia passe por todo seu ser. Quando você aceita seu lado pequeno , mesquinho e insignificante sem chegar a pensar que ele é a realidade plena e última ,então a beleza , o amor , a sabedoria e o poder infinitos do Eu Superior tornam-se mais reais. O fato de trabalhar com seu eu inferior conduz a um desenvolvimento equilibrado , à integração e a um sentido profundo e tranqüilizador de sua própria realidade. O resultado que se espera é uma afeição realista e bem alicerçada por você mesmo.

Quando vê a verdade em você mesmo esse torna uma segunda natureza querer essa verdade e entregar-se a ela , você detecta um aspecto seu desagradável , aspecto esse que até agora você não queria perceber. Simultaneamente ,você também detecta esse poder imenso , universal , espiritual que está em você e que na verdade é você. Por paradoxal que possa parecer , quanto mais você aceita a pequena criatura mesquinha , a pequena criança ignorante em você sem perder seu sentido de valor próprio , melhor você perceberá a grandiosidade do seu ser mais íntimo , com a condição de que não use suas descobertas a respeito do pequeno eu para entrar em depressão. O eu inferior quer induzir o ego consciente a ficar dentro dos estreitos limites da autoflagelação neurótica , da desesperança e da capitulação mórbida , que sempre encobrem um ódio reprimido. O ego consciente deve frustrar esse estratagema utilizando todo seu conhecimento e seus recursos. Observe esse hábito de autoflagelação , de desesperança e da capitulação em você mesmo e reaja contra – não o reprimindo uma vez mais , mas utilizando tudo o que sabe. Falando a essa sua parte , você pode concentrar nela todo o conhecimento que seu ego consciente possui. Se isso não for suficiente , solicite aos poderes que estão além de sua consciência que venham em seu auxílio.

À medida que for aumentando o seu conhecimento tanto do inferior como do superior do seu íntimo ,você descobrirá a função e as capacidades ,mas também as limitações do ego consciente. No nível consciente , a função do ego é ver a verdade plena tanto domais baixo como do mais elevado em você , desejando, com todas as suas forças , mudar e renunciar à destrutividade. A limitação è que o ego-consciência não pode fazer isso sozinho e deve buscar ajuda e orientação junto ao eu universal , esperando com paciência , sem duvidar , e sem forçar com impaciência. Essa espera precisa de uma atitude aberta com relação ao modo como a ajuda pode manifestar-se. Quanto menos numerosas forem as idéias preconcebidas que alguém possa ter , mais rapidamente a ajuda estará à disposição e será reconhecida. A ajuda da consciência universal pode chegar de uma maneira totalmente diferente daquela que seus conceitos possam pressupor , e isso pode ser um obstáculo. Uma atitude positiva aberta , de espera e de aceitação é também necessária , embora a percepção de sua ausência possa também tornar-se uma percepção construtiva da situação do eu no momento.


A REEDUCAÇÃO DO EU DESTRUTIVO

Discutimos até aqui as duas fases do processo de meditação : primeiro , o reconhecimento do eu egoísta inconsciente e destrutivo , e em seguida a compreensão das concepções errôneas subjacentes , as causas e os efeitos , o sentido e o preço a ser pago pelas atitudes destrutivas atuais. A terceira fase é a reorientação e a reeducação da parte destrutiva do eu. A criança destrutiva já não está totalmente inconsciente agora. Essa criança com suas crenças falsas , com sua resistência obstinada , com seu rancor e raiva impiedosa ,precisa ser reorientada. A reeducação , porém , somente acontecerá se você estiver plenamente consciente de todos os aspectos das crenças e atitudes dessa criança destrutiva. É  por isso que a primeira parte da meditação – a fase de exploração , de revelação – é tão fundamental. Não se precisa dizer que essa primeira fase não é algo que tenha um fim , para então começar a segunda fase e depois a terceira. Não se trata de um processo seqüencial ; as fases se sobrepõem.

O que diremos a seguir deve ser considerado com muito cuidado , pois do contrário as sutilezas envolvidas não serão captadas. A reeducação pode facilmente ser mal entendida e levada a uma supressão ou repressão renovada da parte destrutiva que começa a se desenvolver. Você deve estar bem atento e ter como meta evitar isso , sem , contudo , permitir que a parte destrutiva o absorva. A melhor atitude com relação ao desdobramento da parte destrutiva é a da observação imparcial , do não-julgamento , da aceitação serena. Quanto mais ela se desenvolve , mais você deve lembrar-se deque nem a verdade de sua existência nem suas atitudes que você tem nem são absolutas. Acima de tudo , você dispõe do seu poder inerente de mudar o que quiser. Pode faltar-lhe o incentivo de mudar quando você não está plenamente consciente do dano que sua parte destrutiva causa à sua vida quando ela não é identificada. Por isso , outro aspecto importante dessa fase do trabalho de meditação é observar em profundidade e em extensão as manifestações indiretas. Como o ódio não expresso se manifesta em sua vida ? Talvez ele o faça sentir-se desmerecedor e temeroso ou talvez iniba suas energias. Este é apenas um exemplo ; todas as manifestações indiretas precisam ser estudadas.

É importante que , neste ponto , você se lembre deque onde há vida , há movimento constante , mesmo que esteja momentaneamente paralisado : matéria é substância vital paralisada. Os bloqueios de energia solidificados em seu corpo são substância vital temporariamente enrijecida , imobilizada. Essa substância vital sempre pode retornar seu movimento , mas somente a consciência pode fazer isso , porque a substância da vida é impregnada de consciência e de energia. Não importa se essa energia está momentaneamente bloqueada e solidificada ou se essa consciência está temporariamente obscurecida. Acima de tudo , a meditação significa que a parte de você que já está consciente e em movimento tem realmente a intenção de fazer com que a energia bloqueada e a consciência embaçada novamente se movimentem e se tornem perceptivas. A melhor maneira de fazer isso é deixar que , antes de mais nada , a consciência endurecida e empanada se expresse. Nessa hora você precisa ter uma atitude receptiva , e não reagir como se o que aflora fosse algo devastador e catastrófico. A atitude de pânico com relação à própria criança destrutiva em desenvolvimento causa mais dano do que a criança destrutiva em si. Você deve aprender a ouvi-la , a compreendê-la , a calmamente receber suas expressões sem odiar a você mesmo e sem repelir a criança. Somente com essa atitude é que você pode compreender as causas da destrutividade subjacente dessa criança. Somente então é que o processo de reeducação pode começar.

A atitude de negação , de pânico , de terror ,de auto-rejeição e de exigência de perfeição que , em geral , você assume , inviabiliza cada parte dessa meditação. Essa atitude não possibilita o desenvolvimento ; ela não permite a pesquisa das causas do que poderia ser desenvolvimento ; e certamente impede a reeducação. É a atitude de aceitação e de compreensão que possibilita que o ego consciente reivindique seu domínio benigno sobre a matéria psíquica violentamente destrutiva e estagnada. Como afirmamos muitas vezes , a bondade , a firmeza e a determinação profunda contra sua própria destrutividade são indispensáveis. Estamos diante de um paradoxo : identificar-se com a destrutividade e , todavia ,não apegar-se a ela. Aceitar que se trata de você mesmo , mas também saber que existe outra parte sua que pode dizer a palavra final , se você assim o decidir. Por isso , você precisa expandir as fronteiras das expressões de seu ego consciente para incluir a possibilidade de dizer a qualquer momento : “Serei mais forte do que minha destrutividade e não me deixarei tolher por ela. Decido que minha vida será a melhor e a mais plena possível , e que posso , e por isso o farei , superar os bloqueios em mim que me fazem querer continuar infeliz. Essa minha determinação atrairá os poderes superiores que me tornarão capaz de vivenciar cada vez mais felicidade porque posso abandonar o prazer duvidoso de ser negativo , que agora identifico plenamente.” Esta é a tarefa do ego consciente. Então , e somente então , ele poderá trazer à cena os poderes de orientação , de sabedoria e de força , e um novo sentimento interior de amor que brota do fato de ser permeado pelo eu universal.

Também a reeducação deve prosseguir através do relacionamento dos três níveis interativos , do mesmo modo que esse relacionamento foi necessário para conscientizar o lado destrutivo e para investigar seu sentido mais profundo. A reeducação depende dos esforços tanto do ego consciente , com suas instruções para a criança egoísta , ignorante e com seu diálogo com ela , como também da intervenção e orientação do eu universal , espiritual. Cada um a seu modo promoverá a maturidade gradual dessa criança. O ego estabelece seu objetivo de mudar a consciência da criança interior negativa desejando essa mudança e entregando-se a ela. Esta é sua tarefa. A realização plena dessa tarefa é possível devido ao influxo espiritual proveniente da personalidade mais profunda que deve ser deliberadamente ativada. Aqui a consciência deve novamente adotar uma dupla abordagem : a primeira é a atividade que estabelece seu desejo de transformar os aspectos autoderrotistas , conduzindo o diálogo e instruindo a criança ignorante , calmamente , mas com firmeza. A segunda é uma espera mais passiva , mais paciente , de uma manifestação final , mas sempre gradual, dos poderes universais. São esses que causam a mudança interior quando os sentimentos conduzem a reações novas e mais elásticas. Assim os bons sentimentos substituirão os que eram negativos ou entorpecidos.

Apressar e pressionar a parte que resiste é tão inútil e ineficaz quanto aceitar sua recusa direta de sair de onde está. Quando e ego consciente não reconhece que há uma parte do eu que efetivamente se recusa a dar os passos necessários na direção da saúde , do desenvolvimento e da vida agradável, um movimento contrário pode ser o de pressão agitada e impaciente. Ambas as situações derivam do ódio a si próprio. Quando você se sente fechado em si mesmo e desesperançado , tome isso como um sinal para pesquisar aquela sua parte que diz , “Não quero mudar ,não quero seu construtivo”. Comece a busca e encontre essa voz. Use mais uma vez o diálogo meditativo para pesquisar e deixar que o pior em que você se expresse.

Vocês podem ver , que expressar a parte negativa , pesquisar seu significado , sua causa e seus efeitos e reeducá-la deve ser um processo em mutação constante , com momentos de alternância e de simultaneidade. Veja como os três níveis de interação se combinam no esforço de purificação e de integração. A meditação funciona aqui como uma articulação constante do que antes estava desarticulado. Trata-se de uma tríplice comunicação e confrontação : do ego para o eu destrutivo e do ego para o eu universal de modo que o eu universal possa afetar tanto o ego como o eu destrutivo. Sua própria sensibilidade crescerá dia após dia para sentir o que exatamente é necessário em qualquer etapa do seu caminho evolutivo.

UMA TÉCNICA PARA COMEÇAR A MEDITAÇÃO

Cada dia traz novas tarefas , tarefas excitantes , maravilhosas. Não devemos nos aproximar delas como se fôssemos nos livrar de uma obrigação , com uma idéia de que só então a vida pode começar. Pelo contrário , o processo de meditação é algo vivido. Você pode iniciar cada meditação perguntando-se ; “ O que sinto realmente neste momento com relação a essa ou àquela questão ? Em que aspecto estou insatisfeito ? O que é que , talvez , estou observando superficialmente ? “ Em seguida , você pode pedir ao Espírito universal em você que o ajude a encontrar respostas pertinentes. Espere com confiança os desdobramentos possíveis. É só com o desenvolvimento de alguma parte sua que você pode ter o encontro direto , a comunicação , ou o diálogo com ela , fazer-lhe mais perguntas e também instruí-la. Com paciência e determinação ,você pode remodelar a parte distorcida ,mas somente depois que ela se expressa plenamente. Você pode dar nova forma à energia psíquica estagnada , reorientá-la , através de sua disposição de ser totalmente honesto , plenamente construtivo , amoroso e aberto. Se você se achar indisponível com relação a esse aspecto ,encare-o ,estude-o e reeduque-o.

Este é o único modo significativo pelo qual a meditação pode movimentar sua vida para a solução de problemas , para o desenvolvimento e a realização e para o desvelamento do seu melhor potencial. Se você fizer isso , chegará o tempo em que a vida confiante não mais parecerá uma teoria vaga e distante que você não pode inserir na sua prática pessoal. Em vez disso , sua confiança na vida , bem como o amor a você mesmo no sentido mais saudável , irá preenchê-lo cada vez mais , com base em considerações realistas e não em veleidades.


RECONCILIAÇÃO DOS PARADOXOS DA SUA VIDA

À medida que sua consciência se expande , os paradoxos e oposições que constantemente o desorientam serão reconciliados. Examinemos inicialmente o paradoxo do desejo. Tanto a presença como a ausência do desejo são atitudes espirituais importantes. Somente à mente dualista , dividida , é que estas parecem atitudes opostas , levando à confusão sobre o que é certo e sobre o que é errado.

Os seres humanos desejam. Somente o desejo pode conduzir você ao quarto aspecto da meditação. O quarto aspecto é a expansão de seus conceitos conscientes para criar uma substância de vida nova e melhor , e daí a expansão da vida. Se você não deseja um estado de ser mais aperfeiçoado e uma realização mais plena , você não terá material para criar e modelar a substância da vida. A visualização de um estado mais pleno pressupõe o desejo. Esses conceitos devem ser nutridos pelo ego consciente , e a Consciência universal deve intervir para ajudar a criar um estado de maior expansão.

Se considerar o desejo e a ausência dele como mutuamente excludentes ,você não poderá apreender ou sentir a atitude apropriada. O desejo deve existir para que se possa acreditar em novas possibilidades e para evoluir a estados superiores de plenitude e de auto-expressão. Mas um desejo tenso , premente e contraído forma um bloqueio. Um desejo desses implica afirmações do tipo :”Não acredito que o objeto de meu desejo possa se concretizar”, e que é, talvez ,o resultado de um conceito subjacente do tipo “De fato , não quero isso”, devido a alguma concepção errônea , a um medo infundado ou a uma falta de disposição para pagar o preço. Essa negação subjacente cria um desejo muito tenso. Portanto , deve existir uma espécie de falta de desejo que poderia ser expressa pela afirmação ;”Sei que posso ter tal e tal coisa , e tê-la-ei , mesmo que não se realize neste momento , sob essa ou aquela forma específica. Confio no universo e em minha própria boa vontade capaz de esperar; e me fortalecerei ao longo do caminho para enfrentar adequadamente a frustração temporária desse desejo.”

Quais são os denominadores comuns do desejo saudável e da falta de desejo saudável que fazem da meditação e de toda a expressão de vida algo real e belo ? Primeiro , verificamos uma ausência de medo e uma presença de confiança. Se você teme a frustração e a não-realização , bem como suas conseqüências , a tensão do movimento de sua alma impedirá a realização que você deseja, Você chegará até a renunciar a todo desejo. Então a falta de desejo demasiadamente tenso. Em última análise , esse desejo tenso deriva do medo provocado pela crença infantil de que você será aniquilado se não conseguir o que deseja. Assim , você não acredita na sua habilidade de lidar com a falta de realização , fato que o torna desmedidamente temeroso dela.

Assim ,o círculo vicioso continua. O medo induz a uma limitação que se transforma numa negação de desejo. Essas atitudes sutis e obscuras precisam ser exploradas em sua meditação para que você possa chegar ao quarto estágio da meditação significativa. Nesse estágio , você expressa seu desejo com confiança em sua habilidade de lidar tanto com a não-realização como com a realização e , portanto , com um universo benigno ,capaz de conceder-lhe aquilo a que você aspira. Os obstáculos ao longo do caminho podem ser superados quando você sabe que o estágio supremo de felicidade será seu de qualquer modo. Então o desejo e a ausência de desejo não serão paradoxos irreconciliáveis , mas atitudes complementares.

De modo semelhante ,parece paradoxal postular que tanto o envolvimento como o desapego devem existir numa psique saudável. Novamente , há uma abordagem dupla à compreensão dessa contradição aparente. Se o desprendimento é indiferença porque você tem medo de ser envolvido , de arriscar o sofrimento e de amar , então esse desprendimento é uma distorção da atitude verdadeira. Se o envolvimento é meramente a expressão de uma vontade supertensa gerada por sua insistência infantil em ter imediatamente o que quer ,então a versão de envolvimento produtivo e saudável está invertido.

Escolheremos um terceiro exemplo de opostos aparentes que , quando não distorcidos , constituem um todo abrangente. Tomemos as atitudes interiores de atividade e passividade. No nível dualista , essas duas atitudes parecem ser mutuamente excludentes. Como você pode ser ativo e passivo ao mesmo tempo de modo harmonioso ? A interação interior correta inclui ambos esses movimentos interiores. Por exemplo, a meditação ,como a explicamos aqui , deve incluir ambos. Você é ativo quando explora seus níveis interiores de consciência ; você é ativo quando se compromete e se empenha em reconhecer e superar a resistência ; você é ativo quando se questiona com mais profundidade para deixar que se expresse o lado destrutivo que não admitia anteriormente ; você é ativo quando tem um diálogo com os aspectos infantis e ignorantes de você mesmo e os reeduca ; você é ativo quando usa seu ego-consciência para atrair a ajuda da consciência espiritual ; você é ativo quando cria um novo conceito de experiência de vida , em oposição a um conceito velho e restritivo. Quando o ego estabelece a ligação com os outros dois “universos” , você é que ativo. Mas você deve também aprender a esperar passivamente pelo desenvolvimento e expressão desses dois outros níveis. Então a fusão correta de atividade e passividade prepondera na psique. Então a fusão correta de atividade e passividade prepondera na psique. Os poderes universais não podem realizar-se num ser humano a menos que ambos os movimentos , o ativo e o passivo , estejam presentes.

Aí estão conceitos muito importantes que precisam ser aplicados e observados no seu interior. Descubra onde estão distorcidos e onde estão operando adequadamente. Quando a interação tríplice dentro de você acontece , existe sempre uma fusão harmoniosa entre desejo e ausência de desejo ; entre envolvimento e desprendimento , entre atividade e passividade. Quando esse equilíbrio se torna um estado estável, a criança destrutiva se desenvolve. Ela não morre nem é aniquilada. Ela não é exorcizada. Seus poderes enrijecidos se transformam em energia de vida , que vocês , sentirão realmente como uma força viva ,nova. Essa criança não deve ser trucidada. Deve ser instruída para que a solução chegue até ela , liberando-a e levando-a ao desenvolvimento. Se trabalhar com esse intuito , você se aproximará mais e mais da unificação entre o nível do ego e o eu universal.



Amor, Luz , Paz , Gratidão e Namastê !
Love, Light, Peace, Gratitude and Namaste!
Amour, de Lumière, la Paix, Gratitude et Namaste!
Amor, Luz, Paz, Gratitud y Namaste!
الحب، والضوء، والسلام، والامتنان وناماستي!
愛、光、平和、感謝と​​ナマステ!
Amore, Luce, Pace, Gratitudine e Namaste!
Liebe, Licht, Frieden, Dankbarkeit und Namaste!
Любовь, свет, мир, благодарность и Namaste!
Upendo, Mwanga, Amani, Shukurani na Namaste!

LOVE AND LIGHT TO ALL !

2 comentários:

  1. Grata aos meus queridos irmãos andromedanos, por mais esta ferramenta util, que certamente nos será de grande ajuda para o nosso auto crescimento e vibração cada vez mais na luz Maior de nosso Pai/Mae Criador, quanto mais nos limparmos iremos transformar este belo planeta em mais luz, sejam todos abençoados e protegidos no amor do Arcanjo Miguel, Mãe Maria, etc....JO

    ResponderExcluir
  2. Grata por mais essa porção de aprendizado!
    Paz Amor e Luz para nós!
    Namaste!

    Eliana

    ResponderExcluir