terça-feira, 23 de agosto de 2011

A VARIÁVEL DO TEMPO E SUA INTER-RELAÇÃO COM A HUMANIDADE










O estudo do tempo é um tema instigante , pois afinal em que ele consiste , na Terra e no domínio espiritual ,  e de que maneira a experiência que temos dele na nossa vida se relaciona com nossa tarefa de transformação ?
Nós , seres humanos , parecemos estar continuamente tentando escapar ao momento presente , precipitando-nos no futuro ou recuando ao passado. Quaisquer sentimentos de impaciência , apatia , ressentimento , hostilidade , tédio e muitas outras emoções negativas podem ser identificadas diretamente no fato de não usarmos o tempo de maneira correta. Em última análise , nosso movimento constante de avançar ou recuar no tempo pode dar-se em função do nosso medo reprimido de qualquer natureza. Quando depararmos com isso em nós mesmos , e usamos com coragem cada momento como uma oportunidade para o exame de nós mesmos e para o nosso desenvolvimento , tornamo-nos mais cheios de vida , mais alegres , aptos a nos harmonizar inteiramente com o presente e a celebrá-lo.
Ao começar esta encarnação , viemos à vida num estado de esquecimento – com todas as lembranças de nosso passado intemporal apagadas. Com freqüência , só num período bem posterior da vida é que alguns de nós começamos a nos lembrar de quem de fato somos e de qual é o nosso verdadeiro objetivo durante nossa estada aqui na Terra. Essa amnésia anterior ao nascimento cumpre um grande objetivo , ao fazer com que aflorem partes de nós mesmos até então não purificadas , a fim de serem transformadas.
Então ,  qual a relação que a humanidade guarda com o tempo ?  O que diremos pode parecer inteiramente não passível de aplicação com respeito à vida de vocês a princípio , em função da natureza do assunto ; contudo , se tiverem a paciência e tentarem seguir o sentido o mais profundo de nossas palavras , em pouco tempo perceberão que elas têm uma aplicação bem prática.
Na Terra , a existência humana é limitada pelo tempo. Este é uma criação mental. Sem ela , o tempo não existe. Na sua dimensão , o tempo , o espaço e o movimento são três elementos separados que fazem parte da realidade. Quando a humanidade chega a um grau mais elevado de consciência e , por causa disso , há uma dimensão expandida , o tempo , o espaço e o movimento começam a se integrar cada vez mais , até que se tornam uma coisa só ; todavia , é um erro acreditar que a dimensão superior seguinte seja a intemporalidade. Existem muitos tempos dilatados , se é que podemos fazer uso desta expressão , nos domínios superiores do ser , muito antes de vocês chegarem ao estado intemporal do ser. Até hoje , foi impossível à humanidade apreender isso com segurança. O melhor que vocês podem fazer é sentir essa verdade de vez em quando.
O tempo é uma modalidade existencial limitadora. Ele é um fragmento , destacado da dimensão mais ampla e livre da experiência. O fragmento limitado , a que se chama tempo , está à disposição dos seres humanos para que eles possam se desenvolver , se satisfazer , viver experiências e alcançar a liberdade e a felicidade até o limite compatível com esta dimensão. No grau em que realizam esse potencial por meio do desenvolvimento interior , a vida de vocês é uma experiência dinâmica e plena na qual a limitação do tempo não se constitui numa dificuldade.
A esta altura , por ter uma relação direta com esse tópico , nós gostaríamos de acrescentar uma vez mais que é possível estar numa senda de autodesenvolvimento e , não obstante , perder muitas oportunidades para se desenvolver. Quantas vezes lhes ocorre pegarem-se a si mesmos num estado de espírito negativo , sem que aprendam a lição profunda que está por trás dele e sem que percebam o significado disso para o seu ser mais íntimo ?  Em vez disso , vocês simplesmente ficam esperando que esse estado de espírito passe por si mesmo. Nesses momentos , vocês não fazem bom uso do tempo , e ele se torna um fardo e uma fonte de conflito. Se vocês usarem cada uma dessas oportunidades de desenvolvimento para ir à raiz do estado de espírito negativo ou da situação difícil , terão a experiência do entendimento e da libertação profunda. Então , a animação e a confiança na vida e em vocês mesmos , as quais vocês agora sentem apenas de vez em quando , se tornarão um estado permanente. Nesse momento , vocês estarão em união com o elemento temporal da sua dimensão , e por isso desenvolver-se organicamente numa dimensão temporal dilatada.
A apatia , a depressão , a impaciência , o nervosismo , a angústia , a tensão , a frustração , o tédio e a hostilidade – todas essas emoções e muitas outras são , em última análise , uma conseqüência do mau uso do tempo. Quando vocês não se esforçam ao máximo para entender a si mesmos e pôr um fim ao conflito e à confusão , não podem evitar as emoções negativas que se desencadeiam quando não se aproveita bem o tempo.
Aos que se libertaram dessas emoções sob o influxo da força e da alegria interior , sentindo que estão em harmonia com a vida , nós lhe dizemos : vocês podem repetir essa experiência sempre que não se esquivarem ao trabalho de mergulhar fundo em vocês mesmos , até descobrirem a origem de todas as emoções negativas. Quando vocês recordam esses momentos de libertação , sabem que eles sempre estiveram ligados a esses esforços da parte de vocês. E àqueles dentre vocês que até agora não passaram por essa experiência , porque talvez apenas tenham começado a trilhar essa senda , nos lhe dizemos : vocês poderão avançar muito , se fizerem o que é preciso.
O conhecimento vago de que o tempo à disposição de vocês é limitado nesta dimensão terrena cria uma tensão particular. Vocês , portanto , se esforçam para se livrar dessa limitação do tempo , precipitando-se como um cão à frente da correia. O tempo os conserva em seu poder , e vocês se sentem prisioneiros de uma parcela da realidade. O inconsciente ainda tem a memória da grande experiência da intemporalidade , e tenta voltar à liberdade sem limites. Isso , porém , só pode acontecer pela aceitação e compreensão plena do fragmento a que vocês chamam de tempo. Então , a transição para a liberdade será um fluxo orgânico com um mínimo de conflito. Ou vocês podem , evidentemente , resistir opondo-se à transição e não usando o tempo de modo como descrevemos e do modo como todos os verdadeiros mentores espirituais relatam. Então , inevitavelmente , os conflitos e as tensões vêm à tona.
Analisemos o conflito particular que os seres humanos têm com relação ao tempo. Cada um de vocês pode descobrir a verdade do que dizemos , contanto que tomem as medidas necessárias no que concerne ao exame de si mesmos. Como indicamos , os seres humanos se esforçam para alcançar uma dimensão mais livre do tempo. Traduzindo isso para a vida prática , tal fato ocorre quando nos esforçamos com vistas ao futuro. Se vocês observarem atentamente desse ângulo , descobrirão que isso é verdadeiro em muitos casos . Vez ou outra , esse fato é óbvio porque os pensamentos de vocês estão na superfície ; outras vezes , essa impressão toma conta de vocês na forma de um estado de espírito vago e geral e , portanto , não reconhecível facilmente.
As pessoas lutam pelo futuro sobretudo por duas razões : por não gostarem do presente e por esperarem algo melhor do futuro ; ou então por terem medo de certo aspecto da vida e por quererem esquecer o passado. As esperanças vagas dessas pessoas com relação ao futuro e o estado de mal-estar e insatisfação do presente são as razões que elas têm para se afastar do presente rumo ao futuro. Assim , evitam viver no agora. Se, contudo , elas quisessem explorar em si mesmas os motivos de sua insatisfação e das dificuldades que as fazem se desviar dessas razões , seriam capazes de viver plenamente no agora , de modo significativo e dinâmico , auferindo todas as muitas alegrias de que se descuidam a cada momento. Se cada segundo fosse vivido ao máximo , essas pessoas já teriam chegado a uma dimensão dilatada do tempo , ao mesmo tempo que ainda continuariam nesta dimensão terrena. A verdade é que só se utilizando plenamente das dimensões em que vocês vivem é que é possível transcendê-la . Usufruir de tudo o que cada momento contém fará com que vocês parem de se desviar do caminho ; em função disso , vocês imediatamente se descobrirão fluindo na que será a próxima dimensão do tempo de vocês.
Como sempre , a percepção é o primeiro passo. Assim , estejam alertas ao impulso interior de se afastar do agora , e descobrirão que vocês se opõem ao agora porque realmente não descobriram nem resolveram os problemas que os fazem precipitar-se no futuro.
A imagem é inteiramente oposta no outro extremo do conflito. Os seres humanos têm medo do futuro enquanto se precipitam para ele , porque o futuro também significa morte e decadência. Enquanto se lançam no futuro , à procura da satisfação , a um só tempo se empenham em deter a onda do tempo , desejando sustar-lhe o movimento , ou até mesmo voltar à juventude. As pessoas querem duas coisas impossíveis : a satisfação do futuro no passado ou , pelo menos , no presente. Esse desejo gera dois movimentos anímicos contrários : um se lançando à frente , o outro para trás. É desnecessário dizer que a alma padece da tensão , um desperdício de energia inútil e destrutivo.
Há algum tempo , analisamos o medo da morte , uma parte integrante do conflito com o tempo. O medo da morte causa um movimento para trás , contrário ao movimento natural do tempo , um fluxo contínuo e harmonioso. Se puderem sentir-lhe o ritmo , estarão em harmonia. Vocês podem fazer isso estando o tempo de maneira significativa , usando  cada momento e cada acontecimento para se desenvolver. Sem se esforçar para fugir do futuro , vocês não terão de ter medo dele. Não precipitar-se para além do presente lhes permitirá fazer um bom uso dele , de modo que não lhes parecerá desejável fugir dele. Isso é ser , mesmo que não constitua ainda o estado superior do ser. É o estado do ser proporcional à dimensão do tempo em que vocês vivem.
Quando se acham nesse estado , vocês seguem o fluxo natural. A onda do tempo os levará natural e tranquilamente à dimensão dilatada seguinte , que vocês tanto temem por não poderem ainda demonstrar-lhe a realidade. A ânsia de penetrar nessa nova dimensão , de um lado , e o medo do desconhecido , por outro , são reações ao que parece incerto a uma parte da sua personalidade. Com essas reações , vocês limitam o movimento natural e criam a tensão , pondo as forças da alma para trabalhar em direções opostas. O resultado disso é a estagnação do desenvolvimento , bem como a falta de experiência plena de cada agora.
Depois que vocês determinam o movimento duplo interior , sutil e distinto , vocês descobrem um valor psicológico na compreensão da natureza das emoções e atitudes responsáveis pelos movimentos anímicos contraditórios.
É interessante fazer uma minuciosa recapitulação do seu dia  que é uma das melhores formas para viver plenamente cada dia e cada hora. Ousamos dizer que todos que trabalham diligentemente nessa senda passaram , pelo menos algumas vezes , pela sensação de paz repleta de  vivacidade , tão dinâmica quanto pacífica , depois de terem reconhecido em toda a sua profundidade um desvio ou uma atitude negativa neles mesmos. Se todos os benefícios presentes no reconhecimento derivaram disso , então essa sensação maravilhosa de vitalidade tem de se manifestar.
Que o próprio reconhecimento possa ser pouco promissor e sem ilusões sobre vocês mesmos , e por vezes até doloroso , não diminuirá a grande experiência desse reconhecimento completo. Pelo contrário , isso pode fornecer a melhor prova da verdade de nossas palavras. Uma vez mais , vocês talvez usem a experiência da paz como padrão de comparação. Sempre que o embate com vocês mesmos , ao fim e ao cabo , não tiver como conseqüência uma experiência edificante , vocês não terão descoberto tudo o que devem descobrir.
Por que é que , depois de um reconhecimento nada promissor ou doloroso – contanto que vocês mergulhem fundo e não parem na metade do caminho – vocês sentem esse estado dinâmico de harmonia e vitalidade ? Só o sentem porque , nesses momentos , vocês compreenderam inteiramente o que lhes foi dado , o fragmento do tempo à disposição de vocês. Quando vocês são apáticos e deprimidos , ou infelizes por qualquer motivo , a coisa está ali , bem diante de vocês ; vocês fazem parte dela , mas são cegos a isso. Não concentram a atenção nela. Tão-somente procuram sair desse agora sem a utilizar. Esse é o movimento para a frente , que também os faz ter medo de se desenvolverem rumo à morte – que é , na verdade , o limiar da vida. Portanto , vocês se retêm enquanto se precipitam para a frente.
O medo da morte existe em muitas formas e modos. Toda a crença  espiritual ou religiosa , quando é imposta de fora e não é vivida interiormente , é tanto uma parte do medo da morte quanto o protesto violento da descrença. Tanto uma coisa como a outra não passam dos lados diferentes da mesma moeda.
A única forma de ter a experiência do fluxo do tempo que não conhece nenhum tipo de interrupção , que os leva a dimensões muito amplas , é utilizar cada momento de vida do modo como vocês o aprendem nessa senda. Então, vocês não precisam mais lidar com os conceitos que adotem ou rejeitem , com que concordem ou de que discordem. Uma experiência interior do tempo só é uma faceta de mais uma matriz do tempo ; trata-se apenas de um fragmento de um todo maior. Isso , em si mesmo , traz o conhecimento de que a morte é apenas uma ilusão. Ela é simplesmente uma manifestação da transição para uma outra dimensão ; contudo , estas palavras só podem ter sentido quando vocês tornam possível a experiência da realidade delas.
Quando a pessoa deixa esta dimensão do tempo , ela entra num outro tempo que envolve a unificação do espaço , tempo e do movimento. Vamos explicar melhor esta afirmação. Na nossa dimensão , tempo e espaço são dois fatores separados. Damos um exemplo prático : vocês se encontram em determinado espaço , requerem tempo para chegar lá. Para transpor a distância , precisam do movimento. Dessa forma , o movimento é a ponte que combina tempo e espaço. Na dimensão seguinte , onde existe um fragmento maior do que vocês podem chamar de tempo – o que ainda está muito longe da intemporalidade – movimento , tempo e espaço são a mesma coisa. Em outras palavras : vocês se encontram num espaço único. Pensam no espaço em que querem estar. O movimento necessário para vencer a distância é o pensamento. Ele apresenta um período de tempo e um movimento menores. O pensamento leva-os a uma outra área do espaço , independentemente da distância , do modo como ela é medida na sua dimensão.
Transpor a distância com o pensamento não é possível com os recursos materiais da Terra. O espírito , a psique , é , evidentemente , capaz de ter essa experiência. De fato , ele passa por isso constantemente , mas o cérebro vigilante raramente tem consciência disso. O corpo físico é incapaz dessa experiência porque foi feito e preparado para a dimensão limitada em que a separação entre o tempo e espaço existe , e a ponte entre essas coisas é o movimento.
Quando os meios materiais e técnicos foram inventados para se deixar essa dimensão , uma vaga idéia desse fator torna-se acessível ao conhecimento do cérebro material ; porém , que essa descoberta seja ou não compreendida em seu sentido mais profundo depende , evidentemente , da pessoa – da capacidade e da boa vontade de compreender. Nós poderíamos acrescentar que o conhecimento técnico que trouxe essa verdade cósmica ao mundo material – a mesma verdade que abordamos aqui de um ângulo diferente – é conseqüência de um cuidado geral e total dessa esfera terrena de apreender a verdade superior. Se , apesar da possibilidade para o crescimento que levou essa verdade superior a ser apreendida , a humanidade ainda não compreende o sentido mais profundo disso , ela fica estagnada. Dá-se exatamente o mesmo processo com a pessoa. Alguém que tenha o potencial de se desenvolver mas não se vale desse potencial será uma alma mais perturbada do que aquela que pode verdadeiramente despender menos esforço na direção do desenvolvimento individual mas que esteja mais próximo do dado potencial. Isso explica por que é impossível julgar e comparar.
As descobertas técnicas são um modo de ajudar a humanidade a conseguir um conhecimento mais amplo das coisas ; todavia , se uma descoberta técnica não levar a uma compreensão mais ampla e profunda , essa descoberta não será apenas inútil ; será também destrutiva. O caráter construtivo e o benefício de cada descoberta depende de a humanidade como um todo entender ou não a lei espiritual e cósmica , num nível mais profundo do que o do seu entendimento antes que essa descoberta seja feita. Se isso acontecer , ajudará a humanidade a criar mais liberdade , a desenvolver-se mais rápido e , portanto , ajudará a criar o espaço exterior e a justiça com menos limitações.
Se a história for observada desse ponto de vista , descobrir-se-á que cada evolução por que a humanidade tem passado na Terra é conseqüência do conhecimento mais amplo usado sem a compreensão apropriada. Os vínculos entre o novo conhecimento em certas eras e as revoluções subseqüentes devidas à ignorância do sentido real do conhecimento poderiam ser estabelecidos se os historiadores , empreendendo esta busca , estivessem eles próprios num processo vital de pleno de desenvolvimento. O conhecimento novo não é necessária e exclusivamente de natureza técnica. Ele pode ser um influxo na arte , na filosofia ou em qualquer domínio da experiência. Os vínculos não são muito visíveis , mas estão lá. Isso poderia ser um estudo interessante para um historiador que tenha bagagem interior para ver aquilo que a princípio parece obscuro , mas que se mostra claramente quando a atenção das pessoas se volta para a direção certa.
Que as palavras acima possam dar-lhes o incentivo para ouvir a voz do fundo de vocês mesmos a fim de que se afastem um pouco de si mesmos. Só logrando mais objetividade é que vocês podem se sentir mais à vontade com vocês mesmos e com a vida neste fragmento do tempo , de maneira a poderem utilizá-lo com coragem , sem se precipitar para o futuro nem se opor a ele. Portanto , vocês estarão em harmonia com o fluxo do tempo. Assim aos poucos , por meio das descobertas sobre os hábitos e emoções mais íntimos e ocultos de vocês , vocês descobrirão fluindo com a onda do tempo , em harmonia com ela , vivendo plenamente o agora.

“CONTEMPLEM PARA COMEÇAR UM NOVO CAMINHO DA VIDA INTERIOR , ENCONTRANDO O SEU VERDADEIRO EU E TAMBÉM SUPEREM OS OBSTÁCULOS QUE OS FAZ TENDER À MANIFESTAÇÃO VISÍVEL , ENQUANTO SE MOSTRAM CEGOS ÀS CAUSAS DELA”.   
“MELHOR ESQUECER O PASSADO. AFINAL , TUDO É TEMPORÁRIO. SE CONFIA NA FONTE CÓSMICA , DEVE SABER QUE O MELHOR MOMENTO PARA NÓS É O HOJE , O AGORA”.
“A VISÃO QUE TEMOS DE NÓS MESMOS ESTÁ MUDANDO. CADA VEZ MAIS PERCEBEMOS QUE PODEMOS REORGANIZAR , REDIMENSIONAR , REDIRECIONAR , TRANSFORMAR , MODIFICAR , ALTERAR NOSSO DESTINO , NOSSA FORMA DE VIVER”. 
“NÃO DEIXE ESCOAR A OPORTUNIDADE DE PERMITIR A MANIFESTAÇÃO DIVINA NAS TAREFAS QUE LHE SÃO OFERECIDAS”.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

OS TRÊS PRINCÍPIOS DO MAL OU DA IGNORÂNCIA














Durante muitos séculos , o poder do mal foi reconhecido totalmente. A humanidade tinha certo sentido do invisível , daquilo a que vocês comumente se referem como o sobrenatural no que tange às forças da luz e  às das trevas , bem como às suas manifestações , efeitos e influência no domínio de vocês , e à sua personificação como entidades espirituais – anjos e demônios.
Sempre se disse que o livre-arbítrio individual determinou de quem seria a influência predominante na vida. Enquanto os seres humanos ainda estavam em sua condição mental e emocional imatura , a vontade deles não era desenvolvida o bastante para fazerem escolhas conscientes , apropriadas e sensatas. A força de seu eu inferior e sua incapacidade e falta de vontade quanto a deparar e , portanto , transcender o eu inferior , por vezes os tornaram vítimas de influências ruins. A falta de conhecimento de si mesmos levou à falta de responsabilidade. Assim , a humanidade se sentiu vítima dos espíritos malignos. O medo deles amiúde levou à submissão a eles – e isso se deu num nível muito consciente e intencional. O culto do demônio ocorreu publicamente. E quando esse não foi o caso , decerto inconscientemente por meio da escolha de influências que correspondiam à intenção do eu inferior.
À proporção que a história tinha continuidade , deu-se uma ruptura com o mundo invisível. Essa ruptura é uma manifestação do mal que explicaremos pormenorizadamente mais adiante. Por ora , nós só gostaríamos de dizer o que antes mencionamos algumas vezes : o mal e sua manifestação devem vir a ser o remédio para sobrepujar o mal – pelo menos , a longo prazo. Portanto , essa ruptura com as realidades sobrenaturais apresentou inevitavelmente muitos efeitos lamentáveis ; mas também criou uma arena em que as pessoas não puderam mais pôr a culpa no diabo pelos delitos delas mesmas. Elas foram obrigadas a olhar para dentro de si mesmas a fim de reparar as conseqüências do mal. Assim , a humanidade teve de passar por um período de isolamento e de separação quanto às realidades invisíveis para se desenvolver com o sentido de responsabilidade ; entretanto, o que foi ridicularizado como superstição foi , na verdade , uma meia-verdade. Com efeito , trata-se de um tipo de superstição a situação em que as forças exteriores são apontadas como responsáveis pelo destino de alguém. O reverso dessa imagem é o fato de que essas forças invisíveis existem e exercem sua influência.
Por outras palavras , estamos às voltas , uma vez mais , com uma dualidade : ou o eu é responsável pelo destino da pessoa , ou os assediadores ou os amparadores é que são responsáveis . A humanidade amadureceu o bastante para ser capaz de unir essa dualidade. Depois de um longo período de concentração no eu à custa de forças invisíveis , é chegado o instante em que vocês podem combinar as duas facetas da realidade e verdadeiramente torná-las a única realidade que é a partir da visão que temos do mundo espiritual.
Embora nós tenhamos discutido a existência dessas forças desde  o início do trabalho com vocês , por um tempo considerável nos concentramos mais no seu próprio ser interior , com suas sutilezas e todos os variados níveis de consciência , e sua ação conjunta em vocês e ao redor de vocês. Por vezes , obviamente voltamos ao poder dessas forças , mas sempre em conjunção com a sua própria determinação. Vocês começaram a entender que , no grau em que o eu inferior é consciente – facultando-lhes com isso optar por não agir sobre ele e orar pedindo ajuda para purificá-lo – nesse grau vocês são invulneráveis ao mal . No grau em que vocês se comprometem com a vontade dos seres superiores e dedicam a vida a seguir os passos deles , nesse grau os espíritos maléficos não podem abordá-los ; mas não basta proclamar essas boas intenções superficialmente no ser de vocês. Essa decisão deve penetrar os níveis mais profundos da sua personalidade se vocês quiserem vir a ser a luz brilhante que rechaça os espíritos das trevas. O processo de purificação dessa senda é um sistema profundamente arraigado que renova de todo a personalidade em todos os níveis.
Vocês são sempre um campo eletromagnético que sempre atrai o que é compatível com certos níveis do ser mais íntimo de vocês. Para lograr essa percepção de modo integral e claro , vocês precisam de mais informações. Por essa razão , no momento deveremos analisar as três princípios específicos do mal , o entendimento que vocês têm desse material se mostrará imensamente útil e esclarecerá mais a visão que vocês têm da vida em geral e da vida de vocês em particular.

A SEPARAÇÃO

O primeiro dos três princípios básicos do mal é o mais óbvio para a humanidade. O mal sempre esteve associado a esse princípio , que visa destruir e causar sofrimento a todo custo. A separação entre o eu que acarreta o sofrimento e a vítima que o padece é tão grande que o elemento causador do sofrimento é iludido quanto a não ser afetado pelos efeitos posteriores de seus atos. Sabe-se que tudo que acerca as forças negativas e destrutivas é caracterizada pela separação – não apenas da Fonte , mas também dos outros e do próprio eu. Esse aspecto de separação existe no caso dos três princípios que examinaremos aqui. A ilusão do mal , no caso desse primeiro princípio , está na negação de que o sofrimento do seu irmão ou de sua irmã é , inevitavelmente , também o seu sofrimento. Em vez de reconhecer esta verdade fundamental , a pessoa cheia de energia do mal , quer essa pessoa esteja na sua forma humana ou como entidade desencarnada , sente estímulo e prazer quando semeia a destruição , o sofrimento e a dor.

O MATERIALISMO

O segundo princípio do mal é o materialismo. Isso não se aplica apenas à esfera terrena , mas também , e não raro , ainda mais a uma variedade de esferas de baixo nível em que entidades vivem de modo totalmente separado , convencidas de que o estado morto da matéria condensada – muito mais condensada do que a sua matéria viva – é a única realidade que existe. Nessas esferas de baixíssimo nível vibratório , o sofrimento não é o mesmo sofrimento que deriva do estado de separação , que por vezes foi descrito pelos visionários na sua esfera terrena. Esse segundo princípio muitas vezes é menos compreendido e sentido.
Daremos um exemplo. Imagine uma vida em que a natureza está completamente ausente. Nada está vivo ; tudo é matéria condensada. Nada tem sabor. Pelas mesmas razões , a natureza interior da entidade é igualmente inacessível. Em toda parte , há apenas inércia , condição mecânica e alienação de tudo o que seja vida pulsante , por dentro ou por fora. Não existem nascimento nem morte ; no entanto , aqui , a existência inalterável não é a vida eterna , que é verdadeiramente celestial. Essa manifestação é a deturpação da realidade. Trata-se da própria desesperança, como se nunca fosse possível uma mudança. A existência é totalmente mecânica. Semelhante tipo desesperançado de sofrimento não é nem mais nem menos desejável do que o sofrimento por meio do ato de infligir diretamente a dor. Trata-se simplesmente de um tipo distinto de sofrimento correspondente a uma origem do mal.
Deveria ser fácil perceber que até bem recentemente na história de vocês a esfera terrena manifestou o  primeiro princípio do mal de uma maneira muito mais forte. Mais ou menos nos últimos cem anos , a influência do segundo princípio ficou mais forte. Com o desaparecimento da superstição , a ligação com os níveis subliminares da realidade também desapareceu. A linha da vida para a realidade pulsante e a revitalização foi interrompida. A conseqüência foi uma realidade alienada em que a humanidade se orgulhava por seu estado avançado – avançado porque a ênfase na matéria resultava verdadeiramente no progresso tecnológico ; mas também “avançado” porque os seres humanos se tornavam a única realidade para si mesmos. Isso teve ramificações positivas e negativas. A manifestação positiva levou as pessoas de volta à atitude de assumir a responsabilidade por si mesmas , e , portanto , levou-as a buscar dentro de si mesmas , num grau cada vez maior , as causas de seu destino. Não é coincidência que a essa altura a psique humana passou a ser matéria de estudo científico , com a psicologia na forma de um instrumento útil nessa empresa. A manifestação negativa foi que se criou uma vida que não é totalmente diferente da primeira esfera do mal que descrevemos.
Esses dois princípios são do conhecimento das pessoas desenvolvidas espiritualmente. Já que todo princípio ou aspecto da realidade espiritual pode se manifestar e frequentemente também se manifesta como entidade , dois tipos diferentes de demônios também foram reconhecidos por alguns visionários. Eles representam e personificam esses dois princípios. Cada qual apresentava seu próprio reino e governava o seu próprio mundo com muitos espíritos de poder inferior que os serviam. A hierarquia reconhecida nas esferas divinas também existe nas esferas “satânicas”.

A CONFUSÃO E A MEIA-VERDADE

O terceiro princípio do mal não é tão conhecido. Embora tenha sido reconhecido apenas de modo vago , talvez como um subproduto do mal , mas dificilmente como um princípio poderoso , ele é tão eficaz quanto os dois outros princípios do mal. A exemplo destes , também ele apresenta sua própria personificação , hierarquia e domínio. Trata-se do princípio da confusão , da deturpação , da meia-verdade , e de todas as variações que podem haver com relação a ele. Ele inclui o uso da verdade quando ela não está incluída ou não é aplicável , de modo que essa verdade sutilmente se transforma em mentira sem ser identificada como tal porque é apresentada sob o disfarce da verdade divina e parece incontestável. A confusão conseqüente não é apenas uma arma extremamente eficaz do mal ; é um princípio do mal em si mesmo.
Vocês acharão todos os princípios representados no mundo de vocês , à sua volta  e dentro do seu próprio eu inferior. Verão que , em sua intenção negativa , o eu inferior dentro de vocês apresenta os três princípios do mal. Só quando vocês se tornam bem conscientes disso é que podem reconhecer o momento em que forças e espíritos assediadores querem destruí-los e causar-lhes dor , incitando-os a causar sofrimentos aos outros. Eles também querem convencê-los da ilusão de que vocês estão separados e isolados , de que nem Deus nem formas de vida nenhuma existem além da vida do seu corpo atual. Por fim , querem enlouquecê-los em virtude da confusão , das cisões dualistas , das falsas alternativas , das meias-verdades e das deturpações sutis que vocês não são capazes de discernir. Reconhecer tudo isso é de valor extremo para vocês. Vocês não podem lidar com um inimigo cuja existência ignoram e cujas armas vocês não são capazes de reconhecer.
Chegou o tempo em que vocês podem ver claramente de que modo o tipo correspondente de deturpação , nas áreas impuras da alma , se torna um campo de atração inevitavelmente instigante para as forças do mal. Vocês podem neutralizar essas forças e torná-las inócuas quando se determinam a continuar fiéis à Fonte. Vocês só poderão valer-se da luz crística como ajuda pata trabalhar dentro de vocês mesmos e purificar-se de modo que esse campo de atração em vocês possa ser transformado em forças magnéticas diferentes.
Além disso, é preciso entender que esses princípios sempre coexistem , mas que um deles pode ser mais visível em certos períodos da história ou durante determinadas fases da vida de uma pessoa . São as características individuais e as inclinações pessoais de cada entidade que determinam quais desses três princípios são mais compatíveis com a pessoa em questão . Falando de modo geral , em diversos períodos no ciclo da evolução , um ou outro desses princípios prevalecerá. Isso não quer dizer que os outros dois princípios estarão ausentes. Eles contribuem para o objetivo máximo das forças da escuridão : afastar a criação do Criador.
Eis aqui um exemplo de como essa dinâmica dos três princípios funciona. A confusão e a deturpação da realidade – criar uma verdade a partir de uma mentira , e uma mentira a partir de uma verdade – ensejam certo entorpecimento com vistas à vista cósmica e eterna , que pode ser sentida no fundo do coração de qualquer pessoa quando aí existe verdade e lucidez . Esse entorpecimento , criado pela confusão e pelo caos , acarreta inevitavelmente a dor e o sofrimento assim como a mentira ocasiona essas coisas. Ao começar com qualquer um dos três princípios predominantes numa pessoa ou numa manifestação coletiva , vocês perceberão que eles coexistirão e reforçarão uns aos outros. 
Atualmente , a mentalidade dos seres humanos é capaz de aceitar o princípio do bem e do mal de modo muito mais fácil do que o fato de que eles também são personificados ; todavia , até o princípio do bem e do mal ainda é debatido , como se bem e mal não fossem mais que percepções subjetivas. Aqui , uma vez mais , estamos às voltas com uma meia-verdade. Com efeito , tanto o bem como o mal amiúde são sentidos num nível muito superficial , de acordo com as percepções limitadas , pessoais e altamente subjetivas. Quando os problemas são vistos num nível mais profundo de consciência , o que a princípio se acreditou fosse bom não raro pode ser considerado questionável  e , provavelmente , a máscara de algo ruim. Pelas mesmas razões , o que parece ruim na superfície pode vir a ser uma experiência ou manifestação benéfica. Assim , é verdade que o bem e o mal devem ser vistos com cautela e discernimento , além de serem examinados tão profundamente quanto possível.
É um grave engano , contudo , supor que , por causa disso , bem e mal não existem de uma forma real. A negação do bem e do mal como absolutos , apesar da relativa percepção que os seres humanos têm de si mesmos , leva ao niilismo , à desesperança e ao vazio – como se essas coisas fossem a realidade fundamental. Por algum tempo esteve na moda e era tido como inteligente postular esse niilismo. Ele obviamente expressa a mesma separação das realidades mais profundas e cósmicas própria do segundo princípio do materialismo. A confusão e a meia-verdade inerente à negação do bem e do mal absolutos é uma expressão do terceiro princípio , que gera o segundo princípio , até que , em última análise , causa o primeiro princípio.
Nessa era , a humanidade deu um passo na direção certa porque começa a reconhecer que o bem e o mal verdadeiramente existem acima e além da relatividade que se deve à percepção humana limitada. A humanidade se inclina a aceitar Deus como um princípio criador e também considera a existência de um outro princípio que cancela o princípio criador divino ; mas as pessoas atualmente ainda hesitam muito em aceitar que todos os princípios podem e se manifestam como entidades. É como se vocês ainda hesitassem em se deixar chamar de infantis e primitivos por pessoas que se julgam mais sábias e mais cultas quando ridicularizam outras manifestações da realidade.
Se a personificação de princípios e de forças criativas não existiu , como poderiam vocês existir como seres humanos ? Um ser humano é apenas uma forma de personificação. Vocês personificam os princípios do bem e do mal, como sabem muito bem. Por que deveria ser tão difícil aceitar , ou por que deveria parecer tão primitivo e estúpido acreditar que , ao longo da escalada do desenvolvimento , há seres que manifestam mais ou menos cada princípio ? Por fim , por que não deveria haver entidades que manifestam a bondade total e a maldade total ? No último exemplo , vocês podem dizer que todos os seres criados são , em última análise , divinos , de modo que não podem ser maus. Isso é verdadeiro num sentido muito mais amplo , mas é possível que em seu atual estado de manifestação o âmago divino de vocês seja tão sufocado pelo mal que nada nele se manifeste. Estamos aqui para lidar com o fato de que a personificação não existe em todas as gradações e para negar que isso seria algo longe de culto e inteligente. Saibam que os amparadores os influenciam e estão à volta de vocês , bem como à Fonte Cósmica no nível máximo de manifestação, assim como existem seres assediadores.
Como toda doença , os seres assediadores próximos de vocês são a causa , o efeito e a medicina. A proximidade deles e o efeito que exercem sobre vocês são causados pela nossa consciência impura , limitada e sem desenvolvimento. A consciência impura de vocês tem o efeito de atrair  seres assediadores cujas mentiras os confundem para que vocês não distingam mais o verdadeiro do falso. A confusão provocada por ele pode , no entanto , ser usada por vocês como um remédio , se assim quiserem. Vocês a podem usar como uma indicação de que precisam desenvolver e purificar essas partes da lama deixadas de lado . Em vez de ter medo dos seres assediadores ou de negar-lhes a existência para se livrarem desse sentimento , vocês precisam reconhecer-lhes a voz e aprender a distinguir de onde vem essa voz . Isso é por si mesmo uma passo necessário no desenvolvimento de vocês. Se ignorarem ou negarem a existência deles , de que modo poderão tornar-se conscientes deles e dar-lhes combate ? Se vocês não sabem que , às vezes , eles estão à volta de vocês e os inspiram , vocês se tornam instrumentos deles sem que saibam disso. Se vocês não acham que eles não são capazes de sussurrar-lhes mentiras nos mecanismos do pensamento , vocês não usam a capacidade de questionar os pensamentos que se filtram através de vocês , a capacidade de duvidar deles.
É necessário ter consciência da ligação entre o eu inferior – que , devido à sua ignorância , medo e falta de fé , cria defesas destrutivas e intenções negativas – e a voz das entidades assediadoras . Juntas , essas duas fontes de negatividade causam dano na vida de vocês que precisam saber , de modo claro , corajoso e inteligente , quais são os fatos da vida no que concerne a isso ; porque , quanto mais fortes vocês se tornam em seu ser superior e em sua intenção positiva , enquanto ao mesmo tempo deixam de lado certos aspectos do eu inferior , mais vocês são vítimas das influências maléficas , bem mais interessadas em vocês do que aqueles que não estão particularmente conscientes das forças subliminares e cuja vida não é dedicada à Fonte.
É comum que os seres humanos não entendam que os seres assediadores não se relacionam com a Fonte de toda a vida , o princípio criador de todos os Universos , na forma do oponente contra quem se voltam todos os esforços de Deus. A figura do demônio, que representa tão-só a personificação máxima de todo o mal , apresentando os três princípios personificados como entidades , reconhece Deus como criador e se inclina à sua vontade e às suas leis. Ele não pode deixar de fazer isso. Foi a vontade de Deus que permitiu que o mal tivesse sua esfera de atividade e de influência , pois só assim o mal pode ser verdadeiramente dominado na alma dos espíritos decaídos , entidades que escolheram os pensamentos e atitudes que as precipitaram no mundo das sombras. Para assegurar essa conquista máxima do mal é que existem leis e regras rigorosas , que impedem o demônio de violar essas leis. Limites definidos estão sendo impostos , sempre de acordo com a vontade e com a opção das pessoas envolvidas.
Se Deus , o princípio criador de todos os Universos , não é o inimigo do mal personificado , então quem é ? É Deus na personificação manifesta na consciência crística. A luz de verdade e de vida eterna de Deus é intolerável a todos os espíritos assediadores. Essa mesma luz os há de inspirar com verdade e vida , há de ligá-los com a Fonte de toda a vida , iluminando-lhes o caminho ; mas vocês precisam tomar a decisão sobre se querem que essa luz crística brilhe sobre a estrada de vocês e fazer com que o caminho de vocês seja seguir essa luz , ou se querem , contra a vontade , mergulhar em pensamentos de falsidade e confusão , porque isso por ora parece mais fácil , e talvez até mais agradável e estimulante.
A consciência crística é o maior oponente das forças assediadoras. Sananda – encarnado como Jesus Cristo – veio abrir caminho para todas as criaturas cativas e enfraquecidas por influências demoníacas. Isso tem que ver precisamente com o fato da personificação . Quando o Cristo se manifestou , sendo assim a um só tempo divino e humano , levou a cabo o maior feito que se possa imaginar. Sananda demonstrou que era possível continuar fiel à Fonte , fiel à verdade , e não sucumbir à mais forte das influências e tentações que a personificação do mal pudesse desencadear. Por meio desse grande ato de firmeza , o homem que foi Deus manifesto e o Deus que assumiu natureza humana abriu as portas na alma dos seres criados. Ele tomou a dianteira , possibilitando àqueles que estavam mergulhados nas trevas encontrar aos poucos seu caminho de volta à  luz. Depois que ele veio à Terra , a grande luz está sempre disponível para a construção de um túnel que leva ao mundo da luz.
Quando as entidades demoníacas deparam com essa luz de Cristo , elas padecem de dor física. Todos os atributos divinos estão contidos nessa luz e a luz da verdade punge espíritos maléficos. A luz do amor lhes é intoleravelmente opressiva e a luz da agressão positiva é assustadora e terrível. Só o Deus manifesto pode tornar-se visível e perceptível a outras personificações. O outro aspecto de Deus , o princípio divino não manifesto , só pode ser sentido diretamente por meio de unidades da energia e da consciência individuais.
A grande luz do Cristo Cósmico alcança uma alma nas trevas , a princípio , por meio do sofrimento. Em certo grau , todos os que estão nessa senda passaram por essa experiência algumas vezes , evidentemente , num grau muito menor do que o dos espíritos das trevas. Vocês entraram em contato com uma reação que a princípio parece inexplicável , na qual vocês relutam contra a felicidade , a realização , o prazer e o amor. Vocês fecham seus centros de receptividade à fartura de Deus. No início , isso os deixa perplexos , mas depois vocês aprendem a observar qualquer outra reação irracional e destrutiva. Por vezes , isso parece fazer tão pouco sentido que vocês perdem o ânimo quando vêem essa reação em si mesmos repetidas vezes. Vocês meditam ; visualizam-se estando receptivos à felicidade , ao amor e à realização ; no entanto , essa reação automática continua.
Já não lhes parece claro que a parte oculta do eu inferior de vocês , que resiste à exposição e à transformação , é incapaz de deixar que a personalidade suporte a luz ? Assim , a oração não é o bastante , tampouco a boa vontade e a meditação , a visualização e a lógica. Nenhuma dessas coisas os tornará de fato acessíveis à luz enquanto houver coisas ocultas na alma de vocês. Nessa área , vocês devem reagir de modo semelhante a entidades demoníacas que fogem à luz crística , uma luz que traz em si toda a felicidade , a realização eterna e a própria vida. Essa área oculta os faz reagir com sofrimento diante dessa luz. Nessa área , vocês se ligam às forças das trevas e são um alvo para elas.
Quando vocês observam em vocês reações semelhantes de tensão , agitação , e angústia quando um grande prazer e uma grande realização lhes são proporcionados , vocês podem ligar-se ao princípio que estamos tentando transmitir-lhes aqui. E entenderão muito bem o que queremos dizer quando analisamos a fuga dos espíritos assediadores diante da luz crística. Vocês também haverão de compreender o que a história tantas vezes tem tentado transmitir : que a Fonte Cósmica é a grande adversária das entidades assediadoras.
O que existe no microcosmo , com a alma humana , também existe no macrocosmo. Todo drama interior é o reflexo de um drama exterior e vice-versa. Cada batalha da alma humana entre as forças da luz e das trevas , entre o Eu Superior e o eu inferior , também é travada num nível universal , protagonizada por muitas entidades em diferentes estágios de desenvolvimento. Toda personalidade passa por essa batalha em si mesma ; toda personalidade passa por isso às vezes no seu próprio ambiente ; e , por fim , com igual importância , toda personalidade se envolve em problemas maiores que também representam essa batalha universal entre o bem e o mal.
O papel da pessoa nessa batalha – ou em qualquer nível em que ela se dê – depende em grande parte da opção consciente e deliberada dessa pessoa quanto ao lugar em que ela quer estar. Quando os problemas se revestem de emoções , desejos ou interesses pessoais que pertencem ao domínio das trevas , e essas emoções pessoais não são reconhecidas como que a turvar a visão , a pessoa torna-se um alvo para os três princípios do mal. A crueldade se esconderá sob a máscara da expressão dos sentimentos pessoais , ao passo que as energias negativas e a distorção tornar-se-ão instrumentos da crueldade e da intenção de ferir. A falta de vínculo com a realidade mais profunda os deixará cegos ao verdadeiro sentido dos acontecimentos. A confusão será enorme , de modo que a verdade será usada para mentir e às mentiras se dará o nome de verdade. As forças do mal puderam penetrar no eu inferior de vocês , com o qual vocês não souberam lidar de modo satisfatório.
Por isso tudo , não se deixem enredar nessa batalha : não se tornem inadvertidamente instrumentos que servem aos objetivos das forças negativas. Valham-se de boa vontade para ver a verdade . Atentem para a verdade dos motivos ocultos do eu inferior e para a verdade da força de vontade do Eu Superior. Desistam da política do menor esforço e do prazer negativo , o que os faz persistir em seu caminho destrutivo causando sofrimento e as trevas a vocês e a quantos os cercam. A chave é realmente muito simples. É muito tentador seguir os pensamentos negativos e passar a acreditar neles ; mas isso aumenta uma fixação por parte do eu inferior quanto a aceitar o prazer negativo dos pensamentos negativos das dúvidas , recriminações e acusações que podem ou não ser verdadeiros.
O esclarecimento virá no momento em que a verdade for de fato desejada , ainda que uma parte da verdade , nesse momento , seja a de que vocês não queiram a verdade , de que queiram atacar , recriminar e ver as pessoas ou os fatos do pior ângulo. A razão por que vocês secretamente desejam isso só pode ser examinada quando vocês não negam mais que se sentem dessa forma. A verdade se irradiará lenta mas inexoravelmente quando vocês admitirem suas intenções negativas , que atraem espíritos versados na mentira e na confusão. A visão clara das coisas dissipará o sofrimento da culpa , por vezes impedido de aflorar. Vocês o retêm , fortalecendo o processo destrutivo que envolve projetar nos outros aquilo de que vocês têm medo em vocês mesmos. A visão clara também ajudará a acabar com o sofrimento que vocês infligem aos outros com essa projeção do mal.
Não se enganem jamais com a crença de que a intenção e os pensamentos negativos não se refletem inevitavelmente nas ações de vocês e não afetam os outros de modo insidioso. Os pensamentos jamais podem continuar como coisas separadas. De uma forma ou de outra , eles criam conseqüências e fatos. A iluminação virá da busca honesta e das respostas francas às questões acima depois que vocês tiverem mergulhado nos processos de pensamento mais ocultos , que raro são de todo inconscientes. Essa iluminação acabará com o sofrimento e restabelecerá o vínculo que vocês têm com a vida eterna.
Todos vocês estão à procura do estágio de desenvolvimento no qual a responsabilidade pela própria criação deve se combinar com um profundo conhecimento dos mundos invisíveis e das leis de acordo com as quais vocês atraem ou rechaçam entidades de natureza e desenvolvimento diferentes , que os influenciam e consolidam o campo de força dentro da alma de vocês. Cada uma das muitas áreas da alma de vocês talvez esteja influenciada pelas forças superiores ou pelas inferiores. A opção é de vocês. Por exemplo , se vocês chegaram a um nível comparativamente alto de desenvolvimento , as áreas que continuam a ser transformadas e não são reconhecidas uma atração maior ao mal do que a carga negativa de uma pessoa que está num plano inteiramente inferior de desenvolvimento. Seria bom se vocês ponderassem sobre essa lei e pudessem ter um pressentimento dela.
“Encontrem à sua Luz , encontrem o seu caminho para a verdade nos problemas mais fáceis e mais difíceis , nos problemas pessoais e impessoais. Esse caminho leva ao amor do Criador que te deu a vida eterna. A vida eterna só pode ser encontrada na verdade. O caminho para a verdade os faz passar pelos labirintos das trevas na própria alma de vocês ; pelo embate com a tentação de continuar nelas e provar sua recompensa passageira ; pela vitória deliberada sobre a tentação. A grande Luz Crística é o amor supremo do Criador , da Criação e de tudo o que existe no Cosmos”.     

terça-feira, 9 de agosto de 2011

AS INFLUÊNCIAS ENTRE OS PLANOS ESPIRITUAL E FÍSICO










Um espírito é uma consciência que não habita no corpo material.
Em todas as épocas e lugares , em todas as culturas , a não ser na civilização ocidental dos últimos trezentos anos , a existência dos espíritos foi reconhecida por todos. A Torá do Judaísmo , O Antigo e Novo Testamentos , o Corão do Islã – todos descrevem a ação dos anjos e demônios , à medida que vê à Terra e desempenham um papel junto aos homens e às mulheres. Os budistas fazem oferendas de alimentos e orações aos espíritos que têm fome ; os confucionistas dizem orações aos espíritos dos ancentrais ; os antigos gregos consultavam os oráculos com a esperança de que uma voz espiritual lhes respondesse às perguntas. Cada cultura nativa estudada pelos antropólogos comumente conta com a ação do domínio espiritual por meio de seus mitos e rituais.
Só nas culturas da Europa e da América , nos últimos séculos , é que anjos e demônios vieram a ser considerados superstições que não existem no mundo “real”. Portanto , a maioria das pessoas deixou de vê-los.
Recentemente , contudo , algumas pessoas começaram a percebê-los de novo. Isso irrita os racionalistas e constitui uma ameaça para eles, que só acreditam na realidade física e que , decerto , consideram isso um tipo de retorno a tempos primitivos ; todavia , está claro para algumas pessoas que não se trata de uma regressão à superstição , mas de um aguçamento da sensibilidade e do sinal de uma evolução dos seres humanos.
À proporção que muitos dentre nós estão desenvolvendo a capacidade de chegar a um estado de consciência cósmica , também estamos nos tornando mais aptos a perceber o que até então nos havia escapado , no que diz respeito aos nossos sentidos físicos.
Vamos falar-lhes sobre a influência entre os mundos espiritual e material. Muito se disse acerca da influência do mundo do espírito sobre o mundo da matéria , mas nem tanto sobre a influência do mundo da matéria sobre o mundo do espírito , pois ambos se afetam mutuamente.
Em primeiro lugar , analisaremos a influência do espírito sobre a nossa esfera terrena. Existem esferas espirituais em todo o Universo. Porquanto a distância no mundo do espírito não se meça pelas nossas medidas geográficas , é possível a muitas esferas existir no mesmo ponto geográfico ou material e imbricar-se. Por exemplo , um ser humano pode viver na Terra , estar no cômodo , e também estar ligado a uma esfera espiritual determinada ao passo que uma outra pessoa no mesmo lugar pode estar ligada a uma outra esfera num nível bem diferente. Compreendam , que isso talvez seja muito difícil de imaginar , porque a distância para vocês é uma questão de espaço ; no entanto , na realidade absoluta , as coisas não são desta forma. Uma pessoa está em contato com uma esfera que corresponde ao seu desenvolvimento geral e espiritual como um todo. De vez que ninguém na Terra apresenta um desenvolvimento harmonioso – se apresentasse , não estaria vivendo aqui – ao mesmo tempo estar em contato com uma esfera espiritual particular , e , quando o estado de espírito se altera , as correntes que se irradiam da nossa alma , do nosso subconsciente e da nossa mente consciente , nos ligam a uma esfera bastante diferente.
Todo ser na superfície da Terra possui um Eu Superior , um eu inferior e um eu com uma máscara. Onde quer que o eu tenha sido restituído ao seu estado original, deixando de lado as camadas à volta que constituem o eu inferior , ele se estende e , de imediato , liga-se às esferas superiores e de mais luz , posto que vocês ainda vivam na Terra. Sempre que o eu inferior ainda é mais forte e não deixa o Eu Superior se irradiar , a ligação se dá com a força das trevas , de acordo com a atitude e o desenvolvimento de cada pessoa. Por outras palavras , o eu inferior de uma pessoa pode ser inferior ao de outra. Já que cada esfera está povoada de espíritos que se enquadram àquela determinada esfera , vocês todos estão em contato constante com espíritos de desenvolvimento espiritual variável , bem como com forças e correntes que são geradas de nossa esfera particular.
Algumas pessoas dizem que os espíritos do mal são responsáveis quando seu eu inferior assume o comando , querendo dizer que não devem ser recriminadas ; mas isso não é verdade . Com certeza , os espíritos malignos podem influenciá-los – eles fazem isso – mas só quando vocês deixam que isso aconteça, em função da falta de empenho na busca do desenvolvimento espiritual e da inclinação de vocês quanto a adotar a atitude do menor esforço. Vocês crêem que só seus defeitos não são tão grandes quanto os de certas pessoas de desenvolvimento inferior – um criminoso , por exemplo – eles não importam muito. Mesmo que as falhas de vocês sejam menores , e não sejam verdadeiros crimes ou pecados , vocês são responsáveis. Quanto maior o desenvolvimento , maior é a responsabilidade e o dever que vocês têm de se aperfeiçoar. Quanto mais vocês estão livres de tendências perversas ou malignas , maior é o desenvolvimento de vocês. Portanto , vocês têm mais iluminação e força  e , por isso , espera-se mais de vocês. Um defeito , por assim dizer , menor , pode ter aos olhos de vocês o peso que um crime pode ter aos olhos de uma pessoa de pouca iluminação espiritual. Portanto , não compare as faltas e desvios de vocês quanto à lei espiritual com os erros de uma outra pessoa. Essa comparação pode estar inteiramente errada , porque vocês provavelmente não podem ter idéia da posição de vocês com relação aos outros. Digo isso porque as pessoas por vezes se desculpam dizendo ou pensando coisas como “Não sou o único que faz isso ; outras pessoas são piores” , ou pondo a culpa nos espíritos malignos cuja influência sobre elas , como gostam de acreditar , é simplesmente arbitrária. Pelas mesmas razões , se as entidades superiores do mundo superior podem orientá-los , ajudá-los e influenciá-los , isso só pode ser assim por causa da atitude interior de vocês , que as convocou.
Onde quer que um ser humano esteja , um grande número de seres espirituais , em estágios variados de desenvolvimento , também estão próximos. Em cada esfera , há especialistas de toda sorte. Nós afirmamos isto antes e repetimos aqui porque o sentido do que nós lhes dissemos não foi de todo compreendido. O mundo espiritual , em suas gradações , é muito mais especializado do que a esfera terrena. Isso se aplica à ordem divina e ao mundo das trevas , bem como a todas as variações entre eles. Cada um de vocês atrai especialistas , cujas qualidades particulares , boas ou ruins , vocês possuem. Pois o semelhante , inevitavelmente , magneticamente atrai o semelhante. Quando um ser humano cresce , ele se envolvido por espíritos guardiães , que pertencem à ordem e à organização dos mundos divinos e que só podem aproximar-se do seu protegido quando este busca a verdade divina e a vontade divina , esforçando-se para se elevar. De outra forma , esses espíritos têm de ficar ao largo e observar as pessoas à distância. Eles só haverão de interferir para proteger segundo os méritos da pessoa no passado , segundo leis espirituais exatas , pelas quais zelam , sem as transgredir nunca , de vez que elas são a perfeição , o amor , a sabedoria e a justiça. Essa mesma pessoa também está cercada de um grande número de outros espíritos não incorporados à ordem divina. Alguns podem pertencer ao mundo das trevas. Se a pessoa não for um criminoso nem , de fato , uma alma verdadeiramente pecadora , espíritos muito maus haverão de manter-se à distância , pois não poderão levar a efeito os males em que são especializados no que diz respeito a essa pessoa.
Contudo , mesmo os especialistas nos chamados defeitos humanos menores ou triviais pertencem ao mundo das trevas. Eles também atuam de acordo com as suas leis e realizam tanto para seus propósitos quanto , digamos , o espírito de um assassino que influencie um ser humano. Se o seu defeito é o egoísmo , há uma especialista desses ligado a vocês. Se o seu defeito é ser inclinado a rompantes de ódio , vocês têm um especialista à sua volta de um tipo à espera de que vocês o deixem assumir o comando , exercendo influência sobre vocês  e , dessa forma , vivendo por meio de vocês. Isso lhe dá muita satisfação , não apenas porque esse especialista realiza sua tarefa , mas também porque pode se comprazer com a sua fraqueza em particular. Por outro lado , vocês podem ser completamente destituídos de inveja , de modo que não têm um especialista em inveja ligado em vocês ; contudo , uma outra pessoa que não seja inferior a vocês no seu desenvolvimento como um todo pode ter à volta esse especialista em inveja , em função desse defeito.
Assim , vocês precisam , em primeiro lugar , ter em mente que são as suas próprias faltas que levam determinados especialistas para perto de vocês , e que eles constantemente aguardam uma oportunidade para viver por meio de vocês. Dessa maneira , vocês conspiram com eles , e só podem livrar-se deles por meio do esforço pessoal para corrigir os próprios erros ; entretanto , antes que possam fazer isso , vocês primeiramente têm de reconhecer todos os seus defeitos , que tantas vezes ignoram simplesmente porque não querem carregar o fardo desse conhecimento pouco lisonjeiro. Um reduzido número de pessoas realmente quer ter consciência dos próprios defeitos. A maior parte das pessoas admite que têm falhas ; contudo , admitir os erros num nível superficial e tornar-se inteiramente consciente deles são duas coisas diferentes.
Assim , para a sua própria proteção , cada um de vocês deve se encarar de um modo inteiramente honesto. Vocês podem ter certeza de que , independentemente de quais sejam os defeitos , vocês levam consigo e ao redor de si mesmos os especialistas correspondentes , à espera de uma oportunidade para tentá-los quanto a capitular em seus defeitos característicos. Já que , para ceder a essas faltas não é necessário muito – trata-se de algo fácil e cômodo – às vezes vocês caem nessas tentações. Quanto maior o defeito em vocês e quanto menos consciente vocês estão do seu verdadeiro significado , mais próximo esse especialista está de vocês ; assim , a um só tempo é acertado e errado dizer , para pessoas que têm conhecimento da existência do além e das criaturas espirituais , que um espírito maligno as influenciou. Quando se diz isso , com o sentido de que essas pessoas estão assumindo plena responsabilidade pelo seu próprio input , estamos agindo corretamente ; mas quando isso é afirmado porque se tem a intenção de se absolver da responsabilidade pessoal e da culpa , essa afirmação é imprópria.
Entre essas criaturas inferiores e as entidades superiores interdimensionais há muitos espíritos bem semelhantes à nós mesmos em suas atitudes. Talvez sejam pessoas mortas que querem o bem e que não são ruins , mas que ainda não fazem parte da ordem divina e ,  portanto , são cegas no que concerne a muitas coisas. Frequentemente  , elas procuram influenciar os seres humanos porque isso de alguma forma as ajuda , ou simplesmente porque não têm nada melhor para fazer.  Esses espíritos podem aprender com vocês quando vocês seguem a senda espiritual do desenvolvimento ; contudo , se vocês não são os mais fortes , eles acabam por influenciá-los , vez por outra de modo não nocivo ; no entanto , mesmo que eles possam querer bem aos outros , não os inspiram aos atos mais dignos no que concerne ao espírito justamente porque estão cegos . Às vezes , a orientação deles pode dizer respeito aos seus bens materiais , que podem ou não interferir no progresso espiritual ; às vezes , sua influência pode ser inofensiva ou parecer assim , mas é , em última análise , algo que se estabelece em prejuízo de vocês mesmos. O momento e o grau em que isso pode acontecer não é , também , nenhuma coincidência ; sua influência se faz sentir inevitavelmente em virtude da atitude interior de vocês mesmos.
Se vocês meditarem sobre isso , sobre si mesmos , sobre a vida e sobre os desejos de vocês , poderão descobrir quais espíritos estão à sua volta. Aquele dentre vocês que caminham na senda da perfeição , que é a única proteção real que vocês têm , não serão perturbados nem influenciados pelos espíritos que não cumprem a vontade Maior em todos os aspectos. Há outros meios de proteção , mas eles só têm um efeito passageiro . Se vocês estiverem em desarmonia – por exemplo , quando vocês sentem que uma alteração está prestes a se iniciar com os seus companheiros – e tiverem a presença de espírito de parar para orar , procurando o Eu Superior dentro de vocês , ou para pedir orientação espiritual , esses procedimentos decerto os ajudarão , e recomendamos isso com insistência ; mas só ajudarão nesse exemplo particular , de vez que vocês nem sempre têm presença de espírito. Com freqüência , vocês acabarão se  cansando e se esquecerão , tornando-se , assim , vítimas dessas influências que , como dissemos , só podem exercer seus efeitos sobre vocês em virtude do que já existe dentro de vocês. Portanto , a única cura definitiva e permanente e a única proteção para vocês implicam desarraigar os hábitos ruins. Isso acontece na senda da perfeição e do desenvolvimento pessoal – na senda da felicidade. Se estiverem dispostos a seguir por essa senda , serão orientados e ajudados ; porém , primeiramente , essa vontade e decisão devem ser claramente formuladas na mente de vocês para , entre outras coisas , orientá-los para o apoio humano adequado de que também necessitam para seguir essa senda. Vocês serão levados ao lugar e à pessoa mais apropriados ao temperamento e caráter de cada um.
Eis como as diversas esferas espirituais , com suas respectivas criaturas , influenciam os seres humanos. Estes não são vítimas indefesas dessas influências , mas as determinam. Ao rejeitar toda influência que não vem do mundo divino , a pessoa não só assume o comando de sua vida , mas também enfraquece as forças das trevas , que , dispondo de menos coisas para trabalhar no mundo material , acabam por perder sua força.
Os seres humanos têm outro tipo de influência no mundo do espírito. Tentaremos dar-lhes uma imagem dela , embora se trate de uma imagem bem limitada. Vocês sabem que , como dissemos muitas vezes , os pensamentos e sentimentos de vocês são criações espirituais. Eles criam formas de todos os tipos no mundo espiritual. Se a vida de vocês está em harmonia com o seu destino , e vocês fazem o máximo de que são capazes , segundo o desenvolvimento de cada um – caso muito raro – vocês criam formas que darão origem a esferas harmoniosas , a estruturas e paisagens no mundo espiritual. Isso pode parecer um tanto fantástico a alguns de vocês ; contudo , meus queridos , asseguramos-lhes que é verdade. Dia virá em que todos vocês perceberão essa verdade. Aliás , quando a perceberem , terão consciência do que sempre souberam em espírito. Esse conhecimento só foi apagado temporariamente da consciência de vocês durante a sua encarnação. As pessoas que se entregam ao seu eu inferior criam formas que correspondem à qualidade , à força e ao tipo de seu eu inferior. Isso não exclui a possibilidade de elas criarem simultaneamente formas harmoniosas e belas no grau em que o seu Eu Superior é capaz de funcionar.
Imaginemos que toda a humanidade , isto é , cada indivíduo , seguisse a política do menor esforço e capitulasse ao eu inferior , alimentando-o em vez de lhe dar combate. O que aconteceria do nosso ponto de vista ? As esferas imbricadas que descrevemos mudariam de aspecto. A humanidade fortaleceria e dilataria as esferas desarmoniosas , que haveriam de obscurecer por completo as esferas de harmonia e luz , de verdade , amor e felicidade , levando-as a um segundo plano , de modo que afetariam os homens cada vez menos. Em conseqüência disso , só a influência das forças em desarmonia exerceria seu efeito. Dessa maneira , a humanidade contribuiria constantemente com o mundo das trevas , e sua influência , por sua vez , seria muito maior sobre vocês. Por outro lado , imaginemos de novo que toda a humanidade – cada indivíduo – trilhasse a senda da perfeição. Esse caminho seria diferente para cada pessoa , porque o que pode ser necessário para alguém talvez fosse difícil demais para outro alguém ; no entanto , se todas as criaturas , independentemente do seu nível de desenvolvimento , tentassem dar o melhor de si , as esferas das trevas e da desarmonia , o mal e a inveja , o ódio e o preconceito , a guerra e a cobiça , seriam postos de lado e aos poucos se dissipariam. A criação divina , contudo , jamais poderia se dissipar ; ela só pode ser posta num segundo plano para não afetar o mundo material enquanto a atitude negativa estiver no comando das coisas. A desarmonia , com todas as suas facetas pode e deve , em última análise , ser destruída e dissipada. Assim , vocês podem perceber muito bem , não apenas como o mundo espiritual os afeta , mas também como vocês exercem influência sobre ele. Um ciclo contínuo , vicioso ou benigno , é posto em movimento entre as duas coisas. Isso nunca mudará , enquanto o mundo material existir. Assim deve ser.
Por exemplo , se um grupo de pessoas , talvez apenas um número reduzido , se juntar com a vontade sincera de servir a um grande projeto , vocês imaginam que forma veremos no mundo espiritual ?  Veremos um templo magnífico sendo construído no mundo do espírito. Esse grupo a quem falamos no momento está construindo esse templo , pedra por pedra. Ele não está acabado , ainda falta o teto e está sem móveis , mas a construção está avançando. Não pensem que falamos simbolicamente ; estamos falando a verdade. Esse templo já existe na esfera espiritual que corresponde à nossa.

Poderíamos perguntar :

Por que há no ser humano o impulso de buscar a vida espiritual ?
Porque o Eu Superior ou a centelha divina está em todos nós , e ela nos impele exatamente nesse sentido. Quanto menor o desenvolvimento , mais numerosas são as camadas do eu inferior que recobrem o Eu Superior e esse mesmo impulso ; mas quando se alcança certo desenvolvimento , a vontade do Eu Superior nos impele. Uma vez mais , algumas vozes do nosso eu inferior tentam nos manter apartados do Eu Superior. Essa é a batalha que temos de travar com nós mesmos , cada um de nós. Quanto mais alto for o desenvolvimento , mais infelizes vocês devem ficar , se não seguirem a voz do Eu Superior , ou , no que tange a isso , as vozes dos espíritos divinos que nos inspiram.
Esses espíritos superiores só podem estar ao redor de vocês porque o Eu Superior de vocês se libertou bastante , pelo menos em certo grau. Se vocês não derem ouvidos a essas vozes , se deixarem que considerações de outra ordem , independentemente de qual , se postem no caminho de vocês , vocês ficarão infelizes. Se preferirem seguir essa voz , se tiverem decidido seguir esse caminho e continuar nele a qualquer preço , a felicidade será de vocês ; mas é sempre a centelha divina , o Eu Superior , que os impele a seguir adiante , e vocês não terão paz enquanto não encontrarem aquilo que se propuseram encontrar. Quem bate entrará ; quem busca achará.