terça-feira, 23 de agosto de 2011

A VARIÁVEL DO TEMPO E SUA INTER-RELAÇÃO COM A HUMANIDADE










O estudo do tempo é um tema instigante , pois afinal em que ele consiste , na Terra e no domínio espiritual ,  e de que maneira a experiência que temos dele na nossa vida se relaciona com nossa tarefa de transformação ?
Nós , seres humanos , parecemos estar continuamente tentando escapar ao momento presente , precipitando-nos no futuro ou recuando ao passado. Quaisquer sentimentos de impaciência , apatia , ressentimento , hostilidade , tédio e muitas outras emoções negativas podem ser identificadas diretamente no fato de não usarmos o tempo de maneira correta. Em última análise , nosso movimento constante de avançar ou recuar no tempo pode dar-se em função do nosso medo reprimido de qualquer natureza. Quando depararmos com isso em nós mesmos , e usamos com coragem cada momento como uma oportunidade para o exame de nós mesmos e para o nosso desenvolvimento , tornamo-nos mais cheios de vida , mais alegres , aptos a nos harmonizar inteiramente com o presente e a celebrá-lo.
Ao começar esta encarnação , viemos à vida num estado de esquecimento – com todas as lembranças de nosso passado intemporal apagadas. Com freqüência , só num período bem posterior da vida é que alguns de nós começamos a nos lembrar de quem de fato somos e de qual é o nosso verdadeiro objetivo durante nossa estada aqui na Terra. Essa amnésia anterior ao nascimento cumpre um grande objetivo , ao fazer com que aflorem partes de nós mesmos até então não purificadas , a fim de serem transformadas.
Então ,  qual a relação que a humanidade guarda com o tempo ?  O que diremos pode parecer inteiramente não passível de aplicação com respeito à vida de vocês a princípio , em função da natureza do assunto ; contudo , se tiverem a paciência e tentarem seguir o sentido o mais profundo de nossas palavras , em pouco tempo perceberão que elas têm uma aplicação bem prática.
Na Terra , a existência humana é limitada pelo tempo. Este é uma criação mental. Sem ela , o tempo não existe. Na sua dimensão , o tempo , o espaço e o movimento são três elementos separados que fazem parte da realidade. Quando a humanidade chega a um grau mais elevado de consciência e , por causa disso , há uma dimensão expandida , o tempo , o espaço e o movimento começam a se integrar cada vez mais , até que se tornam uma coisa só ; todavia , é um erro acreditar que a dimensão superior seguinte seja a intemporalidade. Existem muitos tempos dilatados , se é que podemos fazer uso desta expressão , nos domínios superiores do ser , muito antes de vocês chegarem ao estado intemporal do ser. Até hoje , foi impossível à humanidade apreender isso com segurança. O melhor que vocês podem fazer é sentir essa verdade de vez em quando.
O tempo é uma modalidade existencial limitadora. Ele é um fragmento , destacado da dimensão mais ampla e livre da experiência. O fragmento limitado , a que se chama tempo , está à disposição dos seres humanos para que eles possam se desenvolver , se satisfazer , viver experiências e alcançar a liberdade e a felicidade até o limite compatível com esta dimensão. No grau em que realizam esse potencial por meio do desenvolvimento interior , a vida de vocês é uma experiência dinâmica e plena na qual a limitação do tempo não se constitui numa dificuldade.
A esta altura , por ter uma relação direta com esse tópico , nós gostaríamos de acrescentar uma vez mais que é possível estar numa senda de autodesenvolvimento e , não obstante , perder muitas oportunidades para se desenvolver. Quantas vezes lhes ocorre pegarem-se a si mesmos num estado de espírito negativo , sem que aprendam a lição profunda que está por trás dele e sem que percebam o significado disso para o seu ser mais íntimo ?  Em vez disso , vocês simplesmente ficam esperando que esse estado de espírito passe por si mesmo. Nesses momentos , vocês não fazem bom uso do tempo , e ele se torna um fardo e uma fonte de conflito. Se vocês usarem cada uma dessas oportunidades de desenvolvimento para ir à raiz do estado de espírito negativo ou da situação difícil , terão a experiência do entendimento e da libertação profunda. Então , a animação e a confiança na vida e em vocês mesmos , as quais vocês agora sentem apenas de vez em quando , se tornarão um estado permanente. Nesse momento , vocês estarão em união com o elemento temporal da sua dimensão , e por isso desenvolver-se organicamente numa dimensão temporal dilatada.
A apatia , a depressão , a impaciência , o nervosismo , a angústia , a tensão , a frustração , o tédio e a hostilidade – todas essas emoções e muitas outras são , em última análise , uma conseqüência do mau uso do tempo. Quando vocês não se esforçam ao máximo para entender a si mesmos e pôr um fim ao conflito e à confusão , não podem evitar as emoções negativas que se desencadeiam quando não se aproveita bem o tempo.
Aos que se libertaram dessas emoções sob o influxo da força e da alegria interior , sentindo que estão em harmonia com a vida , nós lhe dizemos : vocês podem repetir essa experiência sempre que não se esquivarem ao trabalho de mergulhar fundo em vocês mesmos , até descobrirem a origem de todas as emoções negativas. Quando vocês recordam esses momentos de libertação , sabem que eles sempre estiveram ligados a esses esforços da parte de vocês. E àqueles dentre vocês que até agora não passaram por essa experiência , porque talvez apenas tenham começado a trilhar essa senda , nos lhe dizemos : vocês poderão avançar muito , se fizerem o que é preciso.
O conhecimento vago de que o tempo à disposição de vocês é limitado nesta dimensão terrena cria uma tensão particular. Vocês , portanto , se esforçam para se livrar dessa limitação do tempo , precipitando-se como um cão à frente da correia. O tempo os conserva em seu poder , e vocês se sentem prisioneiros de uma parcela da realidade. O inconsciente ainda tem a memória da grande experiência da intemporalidade , e tenta voltar à liberdade sem limites. Isso , porém , só pode acontecer pela aceitação e compreensão plena do fragmento a que vocês chamam de tempo. Então , a transição para a liberdade será um fluxo orgânico com um mínimo de conflito. Ou vocês podem , evidentemente , resistir opondo-se à transição e não usando o tempo de modo como descrevemos e do modo como todos os verdadeiros mentores espirituais relatam. Então , inevitavelmente , os conflitos e as tensões vêm à tona.
Analisemos o conflito particular que os seres humanos têm com relação ao tempo. Cada um de vocês pode descobrir a verdade do que dizemos , contanto que tomem as medidas necessárias no que concerne ao exame de si mesmos. Como indicamos , os seres humanos se esforçam para alcançar uma dimensão mais livre do tempo. Traduzindo isso para a vida prática , tal fato ocorre quando nos esforçamos com vistas ao futuro. Se vocês observarem atentamente desse ângulo , descobrirão que isso é verdadeiro em muitos casos . Vez ou outra , esse fato é óbvio porque os pensamentos de vocês estão na superfície ; outras vezes , essa impressão toma conta de vocês na forma de um estado de espírito vago e geral e , portanto , não reconhecível facilmente.
As pessoas lutam pelo futuro sobretudo por duas razões : por não gostarem do presente e por esperarem algo melhor do futuro ; ou então por terem medo de certo aspecto da vida e por quererem esquecer o passado. As esperanças vagas dessas pessoas com relação ao futuro e o estado de mal-estar e insatisfação do presente são as razões que elas têm para se afastar do presente rumo ao futuro. Assim , evitam viver no agora. Se, contudo , elas quisessem explorar em si mesmas os motivos de sua insatisfação e das dificuldades que as fazem se desviar dessas razões , seriam capazes de viver plenamente no agora , de modo significativo e dinâmico , auferindo todas as muitas alegrias de que se descuidam a cada momento. Se cada segundo fosse vivido ao máximo , essas pessoas já teriam chegado a uma dimensão dilatada do tempo , ao mesmo tempo que ainda continuariam nesta dimensão terrena. A verdade é que só se utilizando plenamente das dimensões em que vocês vivem é que é possível transcendê-la . Usufruir de tudo o que cada momento contém fará com que vocês parem de se desviar do caminho ; em função disso , vocês imediatamente se descobrirão fluindo na que será a próxima dimensão do tempo de vocês.
Como sempre , a percepção é o primeiro passo. Assim , estejam alertas ao impulso interior de se afastar do agora , e descobrirão que vocês se opõem ao agora porque realmente não descobriram nem resolveram os problemas que os fazem precipitar-se no futuro.
A imagem é inteiramente oposta no outro extremo do conflito. Os seres humanos têm medo do futuro enquanto se precipitam para ele , porque o futuro também significa morte e decadência. Enquanto se lançam no futuro , à procura da satisfação , a um só tempo se empenham em deter a onda do tempo , desejando sustar-lhe o movimento , ou até mesmo voltar à juventude. As pessoas querem duas coisas impossíveis : a satisfação do futuro no passado ou , pelo menos , no presente. Esse desejo gera dois movimentos anímicos contrários : um se lançando à frente , o outro para trás. É desnecessário dizer que a alma padece da tensão , um desperdício de energia inútil e destrutivo.
Há algum tempo , analisamos o medo da morte , uma parte integrante do conflito com o tempo. O medo da morte causa um movimento para trás , contrário ao movimento natural do tempo , um fluxo contínuo e harmonioso. Se puderem sentir-lhe o ritmo , estarão em harmonia. Vocês podem fazer isso estando o tempo de maneira significativa , usando  cada momento e cada acontecimento para se desenvolver. Sem se esforçar para fugir do futuro , vocês não terão de ter medo dele. Não precipitar-se para além do presente lhes permitirá fazer um bom uso dele , de modo que não lhes parecerá desejável fugir dele. Isso é ser , mesmo que não constitua ainda o estado superior do ser. É o estado do ser proporcional à dimensão do tempo em que vocês vivem.
Quando se acham nesse estado , vocês seguem o fluxo natural. A onda do tempo os levará natural e tranquilamente à dimensão dilatada seguinte , que vocês tanto temem por não poderem ainda demonstrar-lhe a realidade. A ânsia de penetrar nessa nova dimensão , de um lado , e o medo do desconhecido , por outro , são reações ao que parece incerto a uma parte da sua personalidade. Com essas reações , vocês limitam o movimento natural e criam a tensão , pondo as forças da alma para trabalhar em direções opostas. O resultado disso é a estagnação do desenvolvimento , bem como a falta de experiência plena de cada agora.
Depois que vocês determinam o movimento duplo interior , sutil e distinto , vocês descobrem um valor psicológico na compreensão da natureza das emoções e atitudes responsáveis pelos movimentos anímicos contraditórios.
É interessante fazer uma minuciosa recapitulação do seu dia  que é uma das melhores formas para viver plenamente cada dia e cada hora. Ousamos dizer que todos que trabalham diligentemente nessa senda passaram , pelo menos algumas vezes , pela sensação de paz repleta de  vivacidade , tão dinâmica quanto pacífica , depois de terem reconhecido em toda a sua profundidade um desvio ou uma atitude negativa neles mesmos. Se todos os benefícios presentes no reconhecimento derivaram disso , então essa sensação maravilhosa de vitalidade tem de se manifestar.
Que o próprio reconhecimento possa ser pouco promissor e sem ilusões sobre vocês mesmos , e por vezes até doloroso , não diminuirá a grande experiência desse reconhecimento completo. Pelo contrário , isso pode fornecer a melhor prova da verdade de nossas palavras. Uma vez mais , vocês talvez usem a experiência da paz como padrão de comparação. Sempre que o embate com vocês mesmos , ao fim e ao cabo , não tiver como conseqüência uma experiência edificante , vocês não terão descoberto tudo o que devem descobrir.
Por que é que , depois de um reconhecimento nada promissor ou doloroso – contanto que vocês mergulhem fundo e não parem na metade do caminho – vocês sentem esse estado dinâmico de harmonia e vitalidade ? Só o sentem porque , nesses momentos , vocês compreenderam inteiramente o que lhes foi dado , o fragmento do tempo à disposição de vocês. Quando vocês são apáticos e deprimidos , ou infelizes por qualquer motivo , a coisa está ali , bem diante de vocês ; vocês fazem parte dela , mas são cegos a isso. Não concentram a atenção nela. Tão-somente procuram sair desse agora sem a utilizar. Esse é o movimento para a frente , que também os faz ter medo de se desenvolverem rumo à morte – que é , na verdade , o limiar da vida. Portanto , vocês se retêm enquanto se precipitam para a frente.
O medo da morte existe em muitas formas e modos. Toda a crença  espiritual ou religiosa , quando é imposta de fora e não é vivida interiormente , é tanto uma parte do medo da morte quanto o protesto violento da descrença. Tanto uma coisa como a outra não passam dos lados diferentes da mesma moeda.
A única forma de ter a experiência do fluxo do tempo que não conhece nenhum tipo de interrupção , que os leva a dimensões muito amplas , é utilizar cada momento de vida do modo como vocês o aprendem nessa senda. Então, vocês não precisam mais lidar com os conceitos que adotem ou rejeitem , com que concordem ou de que discordem. Uma experiência interior do tempo só é uma faceta de mais uma matriz do tempo ; trata-se apenas de um fragmento de um todo maior. Isso , em si mesmo , traz o conhecimento de que a morte é apenas uma ilusão. Ela é simplesmente uma manifestação da transição para uma outra dimensão ; contudo , estas palavras só podem ter sentido quando vocês tornam possível a experiência da realidade delas.
Quando a pessoa deixa esta dimensão do tempo , ela entra num outro tempo que envolve a unificação do espaço , tempo e do movimento. Vamos explicar melhor esta afirmação. Na nossa dimensão , tempo e espaço são dois fatores separados. Damos um exemplo prático : vocês se encontram em determinado espaço , requerem tempo para chegar lá. Para transpor a distância , precisam do movimento. Dessa forma , o movimento é a ponte que combina tempo e espaço. Na dimensão seguinte , onde existe um fragmento maior do que vocês podem chamar de tempo – o que ainda está muito longe da intemporalidade – movimento , tempo e espaço são a mesma coisa. Em outras palavras : vocês se encontram num espaço único. Pensam no espaço em que querem estar. O movimento necessário para vencer a distância é o pensamento. Ele apresenta um período de tempo e um movimento menores. O pensamento leva-os a uma outra área do espaço , independentemente da distância , do modo como ela é medida na sua dimensão.
Transpor a distância com o pensamento não é possível com os recursos materiais da Terra. O espírito , a psique , é , evidentemente , capaz de ter essa experiência. De fato , ele passa por isso constantemente , mas o cérebro vigilante raramente tem consciência disso. O corpo físico é incapaz dessa experiência porque foi feito e preparado para a dimensão limitada em que a separação entre o tempo e espaço existe , e a ponte entre essas coisas é o movimento.
Quando os meios materiais e técnicos foram inventados para se deixar essa dimensão , uma vaga idéia desse fator torna-se acessível ao conhecimento do cérebro material ; porém , que essa descoberta seja ou não compreendida em seu sentido mais profundo depende , evidentemente , da pessoa – da capacidade e da boa vontade de compreender. Nós poderíamos acrescentar que o conhecimento técnico que trouxe essa verdade cósmica ao mundo material – a mesma verdade que abordamos aqui de um ângulo diferente – é conseqüência de um cuidado geral e total dessa esfera terrena de apreender a verdade superior. Se , apesar da possibilidade para o crescimento que levou essa verdade superior a ser apreendida , a humanidade ainda não compreende o sentido mais profundo disso , ela fica estagnada. Dá-se exatamente o mesmo processo com a pessoa. Alguém que tenha o potencial de se desenvolver mas não se vale desse potencial será uma alma mais perturbada do que aquela que pode verdadeiramente despender menos esforço na direção do desenvolvimento individual mas que esteja mais próximo do dado potencial. Isso explica por que é impossível julgar e comparar.
As descobertas técnicas são um modo de ajudar a humanidade a conseguir um conhecimento mais amplo das coisas ; todavia , se uma descoberta técnica não levar a uma compreensão mais ampla e profunda , essa descoberta não será apenas inútil ; será também destrutiva. O caráter construtivo e o benefício de cada descoberta depende de a humanidade como um todo entender ou não a lei espiritual e cósmica , num nível mais profundo do que o do seu entendimento antes que essa descoberta seja feita. Se isso acontecer , ajudará a humanidade a criar mais liberdade , a desenvolver-se mais rápido e , portanto , ajudará a criar o espaço exterior e a justiça com menos limitações.
Se a história for observada desse ponto de vista , descobrir-se-á que cada evolução por que a humanidade tem passado na Terra é conseqüência do conhecimento mais amplo usado sem a compreensão apropriada. Os vínculos entre o novo conhecimento em certas eras e as revoluções subseqüentes devidas à ignorância do sentido real do conhecimento poderiam ser estabelecidos se os historiadores , empreendendo esta busca , estivessem eles próprios num processo vital de pleno de desenvolvimento. O conhecimento novo não é necessária e exclusivamente de natureza técnica. Ele pode ser um influxo na arte , na filosofia ou em qualquer domínio da experiência. Os vínculos não são muito visíveis , mas estão lá. Isso poderia ser um estudo interessante para um historiador que tenha bagagem interior para ver aquilo que a princípio parece obscuro , mas que se mostra claramente quando a atenção das pessoas se volta para a direção certa.
Que as palavras acima possam dar-lhes o incentivo para ouvir a voz do fundo de vocês mesmos a fim de que se afastem um pouco de si mesmos. Só logrando mais objetividade é que vocês podem se sentir mais à vontade com vocês mesmos e com a vida neste fragmento do tempo , de maneira a poderem utilizá-lo com coragem , sem se precipitar para o futuro nem se opor a ele. Portanto , vocês estarão em harmonia com o fluxo do tempo. Assim aos poucos , por meio das descobertas sobre os hábitos e emoções mais íntimos e ocultos de vocês , vocês descobrirão fluindo com a onda do tempo , em harmonia com ela , vivendo plenamente o agora.

“CONTEMPLEM PARA COMEÇAR UM NOVO CAMINHO DA VIDA INTERIOR , ENCONTRANDO O SEU VERDADEIRO EU E TAMBÉM SUPEREM OS OBSTÁCULOS QUE OS FAZ TENDER À MANIFESTAÇÃO VISÍVEL , ENQUANTO SE MOSTRAM CEGOS ÀS CAUSAS DELA”.   
“MELHOR ESQUECER O PASSADO. AFINAL , TUDO É TEMPORÁRIO. SE CONFIA NA FONTE CÓSMICA , DEVE SABER QUE O MELHOR MOMENTO PARA NÓS É O HOJE , O AGORA”.
“A VISÃO QUE TEMOS DE NÓS MESMOS ESTÁ MUDANDO. CADA VEZ MAIS PERCEBEMOS QUE PODEMOS REORGANIZAR , REDIMENSIONAR , REDIRECIONAR , TRANSFORMAR , MODIFICAR , ALTERAR NOSSO DESTINO , NOSSA FORMA DE VIVER”. 
“NÃO DEIXE ESCOAR A OPORTUNIDADE DE PERMITIR A MANIFESTAÇÃO DIVINA NAS TAREFAS QUE LHE SÃO OFERECIDAS”.

Um comentário:

  1. Então, neste "agora" clico no ícone do Facebook e compartilho seu artigo.
    Abraços e sorrisos ao Maori.

    ResponderExcluir