terça-feira, 9 de agosto de 2011

AS INFLUÊNCIAS ENTRE OS PLANOS ESPIRITUAL E FÍSICO










Um espírito é uma consciência que não habita no corpo material.
Em todas as épocas e lugares , em todas as culturas , a não ser na civilização ocidental dos últimos trezentos anos , a existência dos espíritos foi reconhecida por todos. A Torá do Judaísmo , O Antigo e Novo Testamentos , o Corão do Islã – todos descrevem a ação dos anjos e demônios , à medida que vê à Terra e desempenham um papel junto aos homens e às mulheres. Os budistas fazem oferendas de alimentos e orações aos espíritos que têm fome ; os confucionistas dizem orações aos espíritos dos ancentrais ; os antigos gregos consultavam os oráculos com a esperança de que uma voz espiritual lhes respondesse às perguntas. Cada cultura nativa estudada pelos antropólogos comumente conta com a ação do domínio espiritual por meio de seus mitos e rituais.
Só nas culturas da Europa e da América , nos últimos séculos , é que anjos e demônios vieram a ser considerados superstições que não existem no mundo “real”. Portanto , a maioria das pessoas deixou de vê-los.
Recentemente , contudo , algumas pessoas começaram a percebê-los de novo. Isso irrita os racionalistas e constitui uma ameaça para eles, que só acreditam na realidade física e que , decerto , consideram isso um tipo de retorno a tempos primitivos ; todavia , está claro para algumas pessoas que não se trata de uma regressão à superstição , mas de um aguçamento da sensibilidade e do sinal de uma evolução dos seres humanos.
À proporção que muitos dentre nós estão desenvolvendo a capacidade de chegar a um estado de consciência cósmica , também estamos nos tornando mais aptos a perceber o que até então nos havia escapado , no que diz respeito aos nossos sentidos físicos.
Vamos falar-lhes sobre a influência entre os mundos espiritual e material. Muito se disse acerca da influência do mundo do espírito sobre o mundo da matéria , mas nem tanto sobre a influência do mundo da matéria sobre o mundo do espírito , pois ambos se afetam mutuamente.
Em primeiro lugar , analisaremos a influência do espírito sobre a nossa esfera terrena. Existem esferas espirituais em todo o Universo. Porquanto a distância no mundo do espírito não se meça pelas nossas medidas geográficas , é possível a muitas esferas existir no mesmo ponto geográfico ou material e imbricar-se. Por exemplo , um ser humano pode viver na Terra , estar no cômodo , e também estar ligado a uma esfera espiritual determinada ao passo que uma outra pessoa no mesmo lugar pode estar ligada a uma outra esfera num nível bem diferente. Compreendam , que isso talvez seja muito difícil de imaginar , porque a distância para vocês é uma questão de espaço ; no entanto , na realidade absoluta , as coisas não são desta forma. Uma pessoa está em contato com uma esfera que corresponde ao seu desenvolvimento geral e espiritual como um todo. De vez que ninguém na Terra apresenta um desenvolvimento harmonioso – se apresentasse , não estaria vivendo aqui – ao mesmo tempo estar em contato com uma esfera espiritual particular , e , quando o estado de espírito se altera , as correntes que se irradiam da nossa alma , do nosso subconsciente e da nossa mente consciente , nos ligam a uma esfera bastante diferente.
Todo ser na superfície da Terra possui um Eu Superior , um eu inferior e um eu com uma máscara. Onde quer que o eu tenha sido restituído ao seu estado original, deixando de lado as camadas à volta que constituem o eu inferior , ele se estende e , de imediato , liga-se às esferas superiores e de mais luz , posto que vocês ainda vivam na Terra. Sempre que o eu inferior ainda é mais forte e não deixa o Eu Superior se irradiar , a ligação se dá com a força das trevas , de acordo com a atitude e o desenvolvimento de cada pessoa. Por outras palavras , o eu inferior de uma pessoa pode ser inferior ao de outra. Já que cada esfera está povoada de espíritos que se enquadram àquela determinada esfera , vocês todos estão em contato constante com espíritos de desenvolvimento espiritual variável , bem como com forças e correntes que são geradas de nossa esfera particular.
Algumas pessoas dizem que os espíritos do mal são responsáveis quando seu eu inferior assume o comando , querendo dizer que não devem ser recriminadas ; mas isso não é verdade . Com certeza , os espíritos malignos podem influenciá-los – eles fazem isso – mas só quando vocês deixam que isso aconteça, em função da falta de empenho na busca do desenvolvimento espiritual e da inclinação de vocês quanto a adotar a atitude do menor esforço. Vocês crêem que só seus defeitos não são tão grandes quanto os de certas pessoas de desenvolvimento inferior – um criminoso , por exemplo – eles não importam muito. Mesmo que as falhas de vocês sejam menores , e não sejam verdadeiros crimes ou pecados , vocês são responsáveis. Quanto maior o desenvolvimento , maior é a responsabilidade e o dever que vocês têm de se aperfeiçoar. Quanto mais vocês estão livres de tendências perversas ou malignas , maior é o desenvolvimento de vocês. Portanto , vocês têm mais iluminação e força  e , por isso , espera-se mais de vocês. Um defeito , por assim dizer , menor , pode ter aos olhos de vocês o peso que um crime pode ter aos olhos de uma pessoa de pouca iluminação espiritual. Portanto , não compare as faltas e desvios de vocês quanto à lei espiritual com os erros de uma outra pessoa. Essa comparação pode estar inteiramente errada , porque vocês provavelmente não podem ter idéia da posição de vocês com relação aos outros. Digo isso porque as pessoas por vezes se desculpam dizendo ou pensando coisas como “Não sou o único que faz isso ; outras pessoas são piores” , ou pondo a culpa nos espíritos malignos cuja influência sobre elas , como gostam de acreditar , é simplesmente arbitrária. Pelas mesmas razões , se as entidades superiores do mundo superior podem orientá-los , ajudá-los e influenciá-los , isso só pode ser assim por causa da atitude interior de vocês , que as convocou.
Onde quer que um ser humano esteja , um grande número de seres espirituais , em estágios variados de desenvolvimento , também estão próximos. Em cada esfera , há especialistas de toda sorte. Nós afirmamos isto antes e repetimos aqui porque o sentido do que nós lhes dissemos não foi de todo compreendido. O mundo espiritual , em suas gradações , é muito mais especializado do que a esfera terrena. Isso se aplica à ordem divina e ao mundo das trevas , bem como a todas as variações entre eles. Cada um de vocês atrai especialistas , cujas qualidades particulares , boas ou ruins , vocês possuem. Pois o semelhante , inevitavelmente , magneticamente atrai o semelhante. Quando um ser humano cresce , ele se envolvido por espíritos guardiães , que pertencem à ordem e à organização dos mundos divinos e que só podem aproximar-se do seu protegido quando este busca a verdade divina e a vontade divina , esforçando-se para se elevar. De outra forma , esses espíritos têm de ficar ao largo e observar as pessoas à distância. Eles só haverão de interferir para proteger segundo os méritos da pessoa no passado , segundo leis espirituais exatas , pelas quais zelam , sem as transgredir nunca , de vez que elas são a perfeição , o amor , a sabedoria e a justiça. Essa mesma pessoa também está cercada de um grande número de outros espíritos não incorporados à ordem divina. Alguns podem pertencer ao mundo das trevas. Se a pessoa não for um criminoso nem , de fato , uma alma verdadeiramente pecadora , espíritos muito maus haverão de manter-se à distância , pois não poderão levar a efeito os males em que são especializados no que diz respeito a essa pessoa.
Contudo , mesmo os especialistas nos chamados defeitos humanos menores ou triviais pertencem ao mundo das trevas. Eles também atuam de acordo com as suas leis e realizam tanto para seus propósitos quanto , digamos , o espírito de um assassino que influencie um ser humano. Se o seu defeito é o egoísmo , há uma especialista desses ligado a vocês. Se o seu defeito é ser inclinado a rompantes de ódio , vocês têm um especialista à sua volta de um tipo à espera de que vocês o deixem assumir o comando , exercendo influência sobre vocês  e , dessa forma , vivendo por meio de vocês. Isso lhe dá muita satisfação , não apenas porque esse especialista realiza sua tarefa , mas também porque pode se comprazer com a sua fraqueza em particular. Por outro lado , vocês podem ser completamente destituídos de inveja , de modo que não têm um especialista em inveja ligado em vocês ; contudo , uma outra pessoa que não seja inferior a vocês no seu desenvolvimento como um todo pode ter à volta esse especialista em inveja , em função desse defeito.
Assim , vocês precisam , em primeiro lugar , ter em mente que são as suas próprias faltas que levam determinados especialistas para perto de vocês , e que eles constantemente aguardam uma oportunidade para viver por meio de vocês. Dessa maneira , vocês conspiram com eles , e só podem livrar-se deles por meio do esforço pessoal para corrigir os próprios erros ; entretanto , antes que possam fazer isso , vocês primeiramente têm de reconhecer todos os seus defeitos , que tantas vezes ignoram simplesmente porque não querem carregar o fardo desse conhecimento pouco lisonjeiro. Um reduzido número de pessoas realmente quer ter consciência dos próprios defeitos. A maior parte das pessoas admite que têm falhas ; contudo , admitir os erros num nível superficial e tornar-se inteiramente consciente deles são duas coisas diferentes.
Assim , para a sua própria proteção , cada um de vocês deve se encarar de um modo inteiramente honesto. Vocês podem ter certeza de que , independentemente de quais sejam os defeitos , vocês levam consigo e ao redor de si mesmos os especialistas correspondentes , à espera de uma oportunidade para tentá-los quanto a capitular em seus defeitos característicos. Já que , para ceder a essas faltas não é necessário muito – trata-se de algo fácil e cômodo – às vezes vocês caem nessas tentações. Quanto maior o defeito em vocês e quanto menos consciente vocês estão do seu verdadeiro significado , mais próximo esse especialista está de vocês ; assim , a um só tempo é acertado e errado dizer , para pessoas que têm conhecimento da existência do além e das criaturas espirituais , que um espírito maligno as influenciou. Quando se diz isso , com o sentido de que essas pessoas estão assumindo plena responsabilidade pelo seu próprio input , estamos agindo corretamente ; mas quando isso é afirmado porque se tem a intenção de se absolver da responsabilidade pessoal e da culpa , essa afirmação é imprópria.
Entre essas criaturas inferiores e as entidades superiores interdimensionais há muitos espíritos bem semelhantes à nós mesmos em suas atitudes. Talvez sejam pessoas mortas que querem o bem e que não são ruins , mas que ainda não fazem parte da ordem divina e ,  portanto , são cegas no que concerne a muitas coisas. Frequentemente  , elas procuram influenciar os seres humanos porque isso de alguma forma as ajuda , ou simplesmente porque não têm nada melhor para fazer.  Esses espíritos podem aprender com vocês quando vocês seguem a senda espiritual do desenvolvimento ; contudo , se vocês não são os mais fortes , eles acabam por influenciá-los , vez por outra de modo não nocivo ; no entanto , mesmo que eles possam querer bem aos outros , não os inspiram aos atos mais dignos no que concerne ao espírito justamente porque estão cegos . Às vezes , a orientação deles pode dizer respeito aos seus bens materiais , que podem ou não interferir no progresso espiritual ; às vezes , sua influência pode ser inofensiva ou parecer assim , mas é , em última análise , algo que se estabelece em prejuízo de vocês mesmos. O momento e o grau em que isso pode acontecer não é , também , nenhuma coincidência ; sua influência se faz sentir inevitavelmente em virtude da atitude interior de vocês mesmos.
Se vocês meditarem sobre isso , sobre si mesmos , sobre a vida e sobre os desejos de vocês , poderão descobrir quais espíritos estão à sua volta. Aquele dentre vocês que caminham na senda da perfeição , que é a única proteção real que vocês têm , não serão perturbados nem influenciados pelos espíritos que não cumprem a vontade Maior em todos os aspectos. Há outros meios de proteção , mas eles só têm um efeito passageiro . Se vocês estiverem em desarmonia – por exemplo , quando vocês sentem que uma alteração está prestes a se iniciar com os seus companheiros – e tiverem a presença de espírito de parar para orar , procurando o Eu Superior dentro de vocês , ou para pedir orientação espiritual , esses procedimentos decerto os ajudarão , e recomendamos isso com insistência ; mas só ajudarão nesse exemplo particular , de vez que vocês nem sempre têm presença de espírito. Com freqüência , vocês acabarão se  cansando e se esquecerão , tornando-se , assim , vítimas dessas influências que , como dissemos , só podem exercer seus efeitos sobre vocês em virtude do que já existe dentro de vocês. Portanto , a única cura definitiva e permanente e a única proteção para vocês implicam desarraigar os hábitos ruins. Isso acontece na senda da perfeição e do desenvolvimento pessoal – na senda da felicidade. Se estiverem dispostos a seguir por essa senda , serão orientados e ajudados ; porém , primeiramente , essa vontade e decisão devem ser claramente formuladas na mente de vocês para , entre outras coisas , orientá-los para o apoio humano adequado de que também necessitam para seguir essa senda. Vocês serão levados ao lugar e à pessoa mais apropriados ao temperamento e caráter de cada um.
Eis como as diversas esferas espirituais , com suas respectivas criaturas , influenciam os seres humanos. Estes não são vítimas indefesas dessas influências , mas as determinam. Ao rejeitar toda influência que não vem do mundo divino , a pessoa não só assume o comando de sua vida , mas também enfraquece as forças das trevas , que , dispondo de menos coisas para trabalhar no mundo material , acabam por perder sua força.
Os seres humanos têm outro tipo de influência no mundo do espírito. Tentaremos dar-lhes uma imagem dela , embora se trate de uma imagem bem limitada. Vocês sabem que , como dissemos muitas vezes , os pensamentos e sentimentos de vocês são criações espirituais. Eles criam formas de todos os tipos no mundo espiritual. Se a vida de vocês está em harmonia com o seu destino , e vocês fazem o máximo de que são capazes , segundo o desenvolvimento de cada um – caso muito raro – vocês criam formas que darão origem a esferas harmoniosas , a estruturas e paisagens no mundo espiritual. Isso pode parecer um tanto fantástico a alguns de vocês ; contudo , meus queridos , asseguramos-lhes que é verdade. Dia virá em que todos vocês perceberão essa verdade. Aliás , quando a perceberem , terão consciência do que sempre souberam em espírito. Esse conhecimento só foi apagado temporariamente da consciência de vocês durante a sua encarnação. As pessoas que se entregam ao seu eu inferior criam formas que correspondem à qualidade , à força e ao tipo de seu eu inferior. Isso não exclui a possibilidade de elas criarem simultaneamente formas harmoniosas e belas no grau em que o seu Eu Superior é capaz de funcionar.
Imaginemos que toda a humanidade , isto é , cada indivíduo , seguisse a política do menor esforço e capitulasse ao eu inferior , alimentando-o em vez de lhe dar combate. O que aconteceria do nosso ponto de vista ? As esferas imbricadas que descrevemos mudariam de aspecto. A humanidade fortaleceria e dilataria as esferas desarmoniosas , que haveriam de obscurecer por completo as esferas de harmonia e luz , de verdade , amor e felicidade , levando-as a um segundo plano , de modo que afetariam os homens cada vez menos. Em conseqüência disso , só a influência das forças em desarmonia exerceria seu efeito. Dessa maneira , a humanidade contribuiria constantemente com o mundo das trevas , e sua influência , por sua vez , seria muito maior sobre vocês. Por outro lado , imaginemos de novo que toda a humanidade – cada indivíduo – trilhasse a senda da perfeição. Esse caminho seria diferente para cada pessoa , porque o que pode ser necessário para alguém talvez fosse difícil demais para outro alguém ; no entanto , se todas as criaturas , independentemente do seu nível de desenvolvimento , tentassem dar o melhor de si , as esferas das trevas e da desarmonia , o mal e a inveja , o ódio e o preconceito , a guerra e a cobiça , seriam postos de lado e aos poucos se dissipariam. A criação divina , contudo , jamais poderia se dissipar ; ela só pode ser posta num segundo plano para não afetar o mundo material enquanto a atitude negativa estiver no comando das coisas. A desarmonia , com todas as suas facetas pode e deve , em última análise , ser destruída e dissipada. Assim , vocês podem perceber muito bem , não apenas como o mundo espiritual os afeta , mas também como vocês exercem influência sobre ele. Um ciclo contínuo , vicioso ou benigno , é posto em movimento entre as duas coisas. Isso nunca mudará , enquanto o mundo material existir. Assim deve ser.
Por exemplo , se um grupo de pessoas , talvez apenas um número reduzido , se juntar com a vontade sincera de servir a um grande projeto , vocês imaginam que forma veremos no mundo espiritual ?  Veremos um templo magnífico sendo construído no mundo do espírito. Esse grupo a quem falamos no momento está construindo esse templo , pedra por pedra. Ele não está acabado , ainda falta o teto e está sem móveis , mas a construção está avançando. Não pensem que falamos simbolicamente ; estamos falando a verdade. Esse templo já existe na esfera espiritual que corresponde à nossa.

Poderíamos perguntar :

Por que há no ser humano o impulso de buscar a vida espiritual ?
Porque o Eu Superior ou a centelha divina está em todos nós , e ela nos impele exatamente nesse sentido. Quanto menor o desenvolvimento , mais numerosas são as camadas do eu inferior que recobrem o Eu Superior e esse mesmo impulso ; mas quando se alcança certo desenvolvimento , a vontade do Eu Superior nos impele. Uma vez mais , algumas vozes do nosso eu inferior tentam nos manter apartados do Eu Superior. Essa é a batalha que temos de travar com nós mesmos , cada um de nós. Quanto mais alto for o desenvolvimento , mais infelizes vocês devem ficar , se não seguirem a voz do Eu Superior , ou , no que tange a isso , as vozes dos espíritos divinos que nos inspiram.
Esses espíritos superiores só podem estar ao redor de vocês porque o Eu Superior de vocês se libertou bastante , pelo menos em certo grau. Se vocês não derem ouvidos a essas vozes , se deixarem que considerações de outra ordem , independentemente de qual , se postem no caminho de vocês , vocês ficarão infelizes. Se preferirem seguir essa voz , se tiverem decidido seguir esse caminho e continuar nele a qualquer preço , a felicidade será de vocês ; mas é sempre a centelha divina , o Eu Superior , que os impele a seguir adiante , e vocês não terão paz enquanto não encontrarem aquilo que se propuseram encontrar. Quem bate entrará ; quem busca achará.

2 comentários: