domingo, 15 de agosto de 2010

PACIÊNCIA PERANTE OS CRÍTICOS E AUTOFLAGELO












A partir do momento que decidem ingressar na vida espiritualista, estarão sendo alvo dos observadores mais rigorosos. Entre esses críticos estarão os seus colegas de trabalho, amigos próximos e diversos parentes.



Você perceberá que existe uma preocupação exagerada sobre seu comportamento ou uma alienação total sobre você, como se isso o incomodasse ou não. Seus atos serão mais comentados, e ocorrerão reclamações, de que muito tempo é gasto com sua dedicação a tarefas que eles consideram inúteis. Muitas vezes você será mimoseado com várias alcunhas pejorativas como fanático, lunático e outras.



Entenda, e isso é importante, que não é você que lhes incomoda, mas a atividade em si. Eles começam a perceber que estão perdendo tempo em não promoverem a própria reforma interior de que necessitam , e ficam aborrecidos de ter perto deles alguém preocupado em evoluir. A sua presença lhes aviva para isso. Você não precisa dizer nada a respeito, basta estar ali para que eles sintam o peso da própria inoperância. Eles não o entendem por palavras, mas pelos gestos e comportamento.



Mas eu lhe digo para ter paciência e ser caridoso com eles. Veja como são importantes em sua vida. Em primeiro lugar, além de exercitarem sua paciência, estão também fortalecendo sua decisão de prosseguir tendo atos equilibrados, pois você é um alvo permanente. Depois, mantendo-se sereno e pacífico perante as possíveis agressões verbais, estará servindo de exemplo que, talvez, possa ser seguido no futuro.



Portanto, não encare de modo radical as críticas quanto à sua opção. Agradeça por você estar servindo de exemplo. Mesmo que não o sigam, você faz a sua parte no trabalho de caridade.



Existem muitos homens sobre a Terra que não toleram, ou não querem, descobrir que adotam comportamentos inadequados. O problema se torna ainda maior, quando comparam o que fazem com exemplos de amor e brandura que partem de outros. Sentem-se agredidos por esta constatação, e disparam sentimentos de rancor para aqueles que emanaram os bons exemplos.


O que precisam ver é que se estão incomodados com as boas ações praticadas por outros, é porque, na realidade, descobriram que não são capazes de agir da mesma forma. Seja por acomodação ou por não terem mesmo conhecimento para tal. E o ódio que irradiam é contra o próprio ego, apesar de pensarem que o estão direcionando para outros.



Isso ocorre com ações do cotidiano, em vários campos da vida, incluindo sentimentos afetivos, filosóficos, religiosos, científicos e até de conversas banais no dia-a-dia. O despertar surge no momento da constatação de que existe um hiato, entre o que fazem e o que os outros fazem melhor. Então, ao invés de avaliarem as diferenças através da autocrítica, para saber onde erraram, remediando o que for preciso, preferem continuar exalando ódio, que, na prática, é sinônimo de inveja e desrespeito.



Não é muito difícil prever o destino dos que agim assim. Porque estão realimentando os erros e as imperfeições são passos largos na direção de amarguras na vida e de doenças. Frutos da permanente inalação do veneno, que não conseguiram extirpar do próprio ser.



No dia-a-dia apenas irradiem suas energias emanadas dos seus Eus Superiores por onde quer que vocês passem, só falem alguma coisa, se alguém lhe pedir. Seja apenas uma chama ardente irradiadora do Cosmos por onde você vá...

Um comentário:

  1. Esta é a postura para o despertar de cada um que queira Ser Consciente. Fico muito contente por blogs assim. Namastê

    ResponderExcluir